Os pais têm muito com o que se preocupar nos tempos atuais, especialmente quando o assunto é educação. Como é possível ter certeza de que os jovens estão aprendendo valores morais e éticos condizentes com o que ouvem em casa? Essa questão faz com que muitos procurem um colégio católico para os filhos.
As escolas católicas oferecem uma solução para quem procura educar bons filhos na fé ou até mesmo só deseja que suas crianças cresçam com valores cristãos.
Quer entender como funciona um colégio católico em Curitiba? Conheça quais são os valores cristãos que escolas desse tipo trabalham.
Como funciona um colégio católico?
A colégio católico tem como principal característica um ensino fundamentado em valores cristãos, mas não são somente as famílias que seguem essa religião que podem aderir ao plano de ensino. Os valores adotados estão à disposição de todos e são benéficos para qualquer pessoa no restante da vida após a escola.
Ao fim de sua jornada de aprendizado, alunos que foram formados nessas instituições devem ser cidadãos íntegros, empáticos e responsáveis.
A formação vai além do conhecimento técnico, aquilo que o jovem usará para “passar no vestibular”, e procura formar cidadãos responsáveis e disciplinados por meio das vivências escolares. Outro diferencial desse tipo de educação é a valorização do envolvimento familiar na escola, sempre buscando aproximar esses dois mundos dos jovens.
Valores trabalhados em um colégio católico
Esse tipo de escola permite a educação dos filhos de acordo com os ensinamentos bíblicos e na dedicação a alguns valores morais básicos. Isso é o que ajuda a formar o caráter de seus alunos, além de incentivar a prática da fé também nos ambientes escolares. É um complemento daquilo que a criança começa a aprender muito cedo em casa.
1. Respeito
Toda a relação dentro do ambiente escolar é baseada no respeito. Isso é válido para atividades entre educadores e alunos ou entre estudantes. Quando isso acontece, o ambiente escolar fica mais leve e amistoso para todos.
O respeito pela Igreja e pela autonomia do indivíduo também são marcantes no ambiente de um colégio católico. Ao contrário do que alguns não religiosos pensam, o ambiente favorece o pluralismo de ideias e desenvolve indivíduos autônomos e mais felizes.
2. Caridade
Essa é uma virtude bíblica representada pelo amor fraterno e a capacidade de amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo. Reconhecida como a mais importante das virtudes, a caridade certamente deve fazer parte da vida escolar católica.
Seu ensinamento é transmitido diariamente pelas atitudes e exemplos, mais do que pelas palavras. O educador das instituições voltadas ao catolicismo deve ser o principal guia da criança na aprendizagem para a vida acadêmica e pessoal.
3. Família
A família é um pilar histórico de qualquer sociedade e faz sentido que uma escola tente integrá-la à educação. Os processos de tutoria e integração familiar fazem com que pais sejam parte do aprendizado, levando os conhecimentos da escola para casa e vice-versa.
É por isso que os pais conseguem ficar tranquilos ao pensar em como educar os filhos na fé católica; não haverá divergências entre os ensinamentos e atitudes em cada ambiente.
4. Princípios humanistas cristãos
De forma resumida, a educação cristã é humanizada. Ela oferece um alicerce para a criança ou jovem, que cresce mais confiante e desenvolve suas habilidades únicas. A formação como cidadão também recebe foco, ensinando cada indivíduo a viver em sociedade e contribuir para um ambiente mais harmônico.
Colégio católico é para todos
Um colégio católico não é somente opção para famílias religiosas. Pais de diversas crenças e filosofias de vida sentem a necessidade de educar filhos em um sistema humanizado, que preza a formação acadêmica e como cidadão.
O colégio católico é, acima de tudo, baseado em respeito criar relações de comunhão e inspirar Cristo na vida de seus alunos, com um olhar de irrepetibilidade, ou seja, somos únicos.. A educação deve ser uma forma de incluir com gentileza e afeto todas as crianças ao mesmo tempo que aceita aquilo que as tornam únicas.
O currículo do Colégio Everest Internacional inclui muito mais que espiritualidade. A formação é completa e contempla capacidades sociais, intelectuais e emocionais. Também existe um programa de voluntariado para estimular a prática das virtudes ensinadas diariamente.
Primeiro dia na escola: dicas para preparar seu filho para o início da vida social
Como ser independente na adolescência: dicas para desenvolver a autonomia do seu filho
Como montar um cronograma e rotina de oração em família?
Novas metodologias de ensino: cultura maker e STEAM classes na educação dos seus filhos