Considerando que todas as pessoas são diferentes, precisamos reforçar que não existe uma fórmula básica que funcione para todo mundo quando o assunto é educação. Por essa razão, pensar em metodologias de ensino inovadoras é compreender que as individualidades precisam ser valorizadas e estimuladas dentro do processo da educação.
O Colégio Everest, referência em educação internacional e ensino bilíngue em todo o mundo, trabalha pela formação integral dos alunos, com objetivo deoferecer desenvolvimento pessoal, profissional, cultural, social e espiritual.
Formação integral
O fato de um colégio ser católico não significa que o ensino é retrógrado. Pelo contrário, o Colégio Everest se preocupa tanto com a formação profissional, quanto com a formação humana, emocional e espiritual das crianças.
Por isso, as crianças são acompanhadas de perto pelos profissionais. Ao perceberem uma situação de dificuldade de algum aluno, independente se de aprendizado ou de comportamento, professoras e pedagogas estão preparadas para oferecer apoio e propor maneiras de lidar com a situação ou de desenvolver habilidades necessárias.
Muito mais do que preparar o aluno apenas para o mercado de trabalho, o Colégio Everest tem o objetivo de formar pessoas íntegras e cidadãs.
Ensino moderno e metodologias inovadoras
Na rede Everest, a inovação é o pilar para oferecer um ensino dinâmico, atual e com a participação ativa do aluno.
Um exemplo disso é a aplicação do ensino híbrido. Diferente do ensino EAD — que basicamente é a mesma aula do presencial, mas em formato digital —, o ensino híbrido traz ferramentas digitais e tecnológicas para complementar o ensino de sala de aula, como forma de dinamizar o ensino e trabalhar outras perspectivas de aprendizado.
Outro aspecto do ensino moderno oferecido pelo Colégio Everest é o formato de sala de aula invertida: ao contrário da aula expositiva padrão, em que o aluno entra em sala de aula para iniciar o aprendizado em algum assunto, no modelo de sala de aula invertida, o aluno é estimulado fazer leituras prévias e antecipar o conteúdo, para que os momentos em sala de aula sejam usados em discussões, debates e outras formas de aprofundar o assunto.
Protagonismo do aluno
Fugindo do processo de aprendizado padrão em que o aluno apenas escuta uma aula expositiva, o ensino moderno do Colégio Everest permite que o aluno tome decisões referentes ao próprio estudo e aos caminhos que pretende seguir.
Dentro da carga horária que precisam cumprir, no Ensino Médio, os alunos podem optar por diferentes disciplinas eletivas, de modo que pode ir direcionando o aprendizado para a área de preferência. Outro forma de assumirem o protagonismo das próprias trajetórias está na escolha dos projetos interdisciplinares que querem participar, a partir do que é proposto pelos professores. Além disso, os alunos do ensino médio podem também optar pela dupla diplomação.
Acompanhamento psicopedagógico
Valorizar a individualidade é, também, respeitar a bagagem que cada estudante carrega consigo. Por essa razão, o objetivo do acompanhamento psicopedagógico é também focar de forma personalizada em cada aluno, para fortalecer seus pontos fortes e contribuir para que eles aprendam a lidar com as fragilidades. Sempre em sintonia com as famílias, o foco é oferecer as melhores jornadas de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança.
Durante a pandemia, inclusive, o colégio está oferecendo apoio a pais e alunos com foco em saúde mental, seja para lidar com o isolamento, ansiedade, depressão ou luto.
Internacionalidade na educação
O Colégio Everest Internacional faz parte do movimento católico Regnum Christi, e compõem uma rede de escolas presentes em 19 países em todo o mundo. São mais de 130 escolas e 14 universidades, todas voltadas a um ensino integral, integrado e humano, sempre voltado à melhor experiência pedagógica.
Por essa razão, todas estas metodologias pensadas para o desenvolvimento pleno dos alunos estão atreladas ao ensino internacional e bilíngue.
Clique e conheça mais sobre as metodologias inovadoras do Colégio Internacional Everest.
Primeiro dia na escola: dicas para preparar seu filho para o início da vida social
Como ser independente na adolescência: dicas para desenvolver a autonomia do seu filho
Como montar um cronograma e rotina de oração em família?
Novas metodologias de ensino: cultura maker e STEAM classes na educação dos seus filhos