Espaços de aprendizagem da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria vão além da sala de aula
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  • Por Colégio Marista
  • 07/11/2023 20:29

No Colégio Marista Santa Maria os diferentes espaços de aprendizagem promovem a formação integral das crianças. Na Vila Marista, como é conhecida a Educação Infantil, os alunos encontram um ambiente acolhedor que estimula a investigação, curiosidade e o conhecimento por meio de inovadores recursos pedagógicos.

Além dos objetivos pertinentes a cada faixa etária, no Marista Santa Maria há uma preocupação genuína com as relações, sociabilidade, emocional e integração das crianças para formar cidadãos que terão um papel atuante na sociedade enquanto profissionais e agentes de transformação do futuro.

Qual é o papel da Educação Infantil na formação?

“Partimos do princípio de que a formação tem que ser integral. A aprendizagem acadêmica é muito importante, além do trabalho com os sentimentos, as emoções, as relações sociais, que são habilidades importantes a serem desenvolvidas para a vida das pessoas. Essa formação completa, muito além de resultados, faz parte da formação e da proposta da escola”, destaca Ana Paula Detzel, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria.

A educadora reforça que essa preocupação com a formação integral dos alunos tem início já na Educação Infantil e, portanto, há um trabalho muito forte com as questões emocionais das crianças e os vínculos, bem como o desenvolvimento destas habilidades.

Projeto pedagógico da Educação Infantil do Marista Santa Maria

Com o objetivo de educar crianças curiosas, felizes e criativas, que sabem perguntar e procurar respostas em um ambiente acolhedor, humano e seguro, a Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria tem como proposta a formação de sujeitos para a vida.

“Uma de nossas práticas que é desenvolvida a partir do Infantil 1, com crianças bem pequenas, é a participação nas assembleias, que são momentos em que as crianças se reúnem para discutir sobre determinado assunto, seja ele relacionado ao aprendizado de conteúdos ou habilidades sociais e culturais”, exemplifica a coordenadora.

Durante os momentos de assembleia os professores fazem a mediação de importantes discussões e, assim, as crianças vão desenvolvendo as habilidades do diálogo com argumentação, contra argumentação, troca de opiniões e o respeito sobre como o outro pensa.

Projetos de investigação

Para isso, há momentos e espaços que propiciam o aprendizado integral, como são os projetos de investigação. “Trabalhamos com projetos de investigação com temáticas não são pré-determinadas pela escola, mas que surgem do interesse das crianças, da convivência delas, de curiosidades que elas trazem”, destaca Ana Paula Detzel.

De acordo com a coordenadora, os assuntos levados pelas crianças para os projetos de investigação passam pela escuta ativa dos professores, pois os temas podem virar projetos de investigação, sem tempo determinado para acontecer.

A proposta pedagógica do Colégio Marista Santa Maria garante a autonomia e liberdade dos pequenos para que eles descubram o mundo, bem como aprendam a aprender. Para tanto, são explorados diferentes espaços que vão além das salas de aula.

“As crianças bem pequenas do infantil V e primeiro ano do Ensino Fundamental começam a perceber que os projetos podem ser facilitadores e podem contribuir para alguma melhoria de sociedade, seja dentro da turma, da comunidade educativa, envolvendo os pais e até mesmo projetos que envolvem o entorno, o bairro e a cidade”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil.

A partir disso, elas começam a intervir socialmente, bem como pesquisar e aprender sobre determinados assuntos. “Aquele projeto pode ser de intervenção social e pode contribuir para a melhoria da sociedade. Esse é um dos nossos pilares mais fortes”, destaca Ana Paula.

“Eu gosto de ressaltar que as temáticas dos projetos de investigação não são escolhidas com antecedência pela escola porque desenvolvemos a escuta ativa por parte dos educadores e a participação efetiva das crianças em todos o processo do projeto como um diferencial. Se já determinamos o assunto, não damos oportunidade para a criança opinar, planejar, discutir e manter e o interesse naquele tema”, completa. Dessa forma a criança é a protagonista do aprendizado, desde o início.

Outra característica importante que também contribui para o protagonismo e desenvolvimento da capacidade investigativa dos alunos é que durante toda evolução de um projeto, cada passo é debatido com as crianças e elas participam ativamente de todas as etapas.

Vila Marista: um espaço para educação de qualidade

A Vila Marista é um ambiente estimulador e aconchegante que acolhe as crianças da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria.

O espaço foi planejado para proporcionar vivências ativas que estimulam o conhecimento e o protagonismo dos pequenos. Inclusive, a denominação Vila Marista surgiu da observação de alguns aspectos importantes do desenvolvimento infantil.

“A criança precisa de um espaço lúdico, de aprendizado, que propicie relações, que seja cuidadoso, acolhedor, próximo. A Vila remete a um espaço de cuidado onde as pessoas convivem de uma maneira harmoniosa”, explica a coordenadora Ana Paula Detzel.

Espaços de aprendizado da Vila Marista

A Vila Marista é formada por diversos espaços, todos com nomes representativos do universo cultural e das artes, proporcionando, assim, o enriquecimento cultural das crianças, já que os professores trabalham questões da vida dessas personalidades.

O espaço Leonardo Da Vinci é o maior de todos e abraça outros espaços. Nele há um ambiente de reciclagem, com vários materiais organizados de reuso e reutilização, onde as crianças podem criar de acordo com o planejamento de cada turma.

Já no espaço Thomas Edison, os alunos da Educação Infantil trabalham com luz, cor e sombra, enquanto no espaço Cora Coralina eles realizam pesquisas, ouvem contos e histórias, praticam leitura e emprestam livros.

O parque é um ambiente lúdico, agradável, arborizado e diversificado onde os professores trabalham a educação por meio de brincadeiras. “Acreditamos que a aprendizagem acontece de forma lúdica. É o brincar com objetivos pedagógicos, um jeito de aprender bem prazeroso”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil do Marista Santa Maria.

Contato com a natureza como ferramenta educacional

O colégio conta com uma ampla área verde que integra os espaços de aprendizagem explorados por nossos alunos. “Temos um bosque com 40 árvores frutíferas plantadas pelas turmas. Temos uma horta, onde trabalhamos muito a questão da sustentabilidade”, afirma Ana Paula.

Na horta, os pequenos plantam e acompanham o desenvolvimento das mudas. Além disso, eles também participam da fabricação do adubo natural e ajudam a cuidar de coelhos, tartarugas, peixes, galos e galinhas. Inclusive, alguns dos frutos da horta servem de alimentação para nossos animaizinhos.

“Vivemos em uma sociedade em que o contato com a natureza, com o que é natural, com o que é reciclável e reutilizado nem sempre é disponível para nossas crianças. Então, acreditamos que na escola isso tem muita importância para explorar com eles”, afirma a coordenadora.

Por isso, os educadores do Colégio Marista Santa Maria afirmam que a sala de aula é apenas um ponto de encontro, porque o dia a dia da criança acontece por todos esses ambientes livres.

O contato com a música como ferramenta educacional

Na Educação Infantil, a música tem um lugar de destaque no processo de aprendizado cultural das crianças, além de proporcionar relações entre elas de uma maneira diferente. Tanto que um dos espaços da Vila é chamado de Chiquinha Gonzaga, onde os alunos podem desenvolver a musicalidade.

Importância da integração das crianças com o meio 

“Acreditamos também na comunidade educativa, então a educação não acontece sem uma relação importante. A criança é o sujeito principal, mas também fazem parte disso todos os educadores e os pais e responsáveis”, explica a coordenadora da Educação Infantil.

De acordo com ela, a educação só acontece da melhor maneira possível quando todos sujeitos são participantes, com trocas e contribuições. Por isso, a Vila Marista é um espaço aberto à convivência de todo mundo, inclusive dos pais.

Enquanto isso, as salas de aula também têm áreas montadas de acordo com os interesses dos alunos, além dos espaços de viés pedagógico (matemática, leitura, escrita e coordenação motora).

“Buscamos dar sentido a tudo aquilo que trazemos de possibilidade para as crianças. Conforme os projetos acontecem, as professoras remodelam as salas. Por isso, nenhuma é igual a outra”, finaliza Ana Paula Detzel.

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