O projeto de revitalização do Parque da Educação Infantil do Marista Paranaense contemplou novas áreas de recreação e espaços interativos
O projeto de revitalização do Parque da Educação Infantil do Marista Paranaense contemplou novas áreas de recreação e espaços interativos| Foto: Divulgação
  • Por Colégio Marista
  • 06/12/2023 13:31

O Colégio Marista Paranaense inaugurou o novo Parque da Educação Infantil, um amplo e atrativo espaço onde as crianças têm a oportunidade de desenvolver competências motoras, sociais e emocionais.

O projeto de revitalização contemplou espaços interativos, novas áreas de recreação e um ambiente acolhedor e divertido, para que os alunos da educação infantil possam aprender sobre a importância de dividir brinquedos, respeitar a vez do colega e esperar o seu tempo para brincar.

Educação infantil do Marista Paranaense: educação de qualidade

A Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense é o início da conexão das crianças com o mundo. É nesta fase de ensino que elas constroem a identidade, aprendem a investigar, expressar-se criativamente, manifestar afetos e a solidariedade.

Para que isso seja possível, a proposta pedagógica do colégio respeita, sobretudo, os direitos das crianças, delas serem como são, de brincar, de terem o tempo e espaço respeitados, de conviverem com outras crianças e com a natureza.

“É brincando que elas são respeitadas em seu tempo de vida”, afirma Sibele Maria Dal’Col Guimarães, coordenadora da Educação Infantil, que também destaca as atividades repletas de intencionalidades pedagógicas, responsáveis por promover o desenvolvimento de competências e habilidades dos pequenos por meio de brincadeiras e interações próprias da infância.

Projetos 

Segundo a coordenadora da Educação Infantil do Marista Paranaense, alguns projetos importantes são executados para ajudar os pequenos a desenvolverem habilidades essenciais aos novos tempos: “a cultura do ateliê é um ponto importante para o desenvolvimento da criatividade, da inventividade e da resolução de problemas. Os ateliês em nossa escola são espaços ricos em estímulos para que as crianças possam criar, construir, explorar e experimentar por meio de diferentes linguagens”.

Por meio da cultura do ateliê são geradas aprendizagens que favorecem a criatividade e despertam a imaginação em uma perspectiva de experimentação. “Nossos ateliês receberam os nomes de Sabiá, Camaleão e Sagui, e nas salas estão presentes a representação das joaninhas, pássaros, esquilos, flores e árvores”, acrescenta Sibele.

A educadora também destaca a brincadeira como atividade expressiva, capaz de desenvolver a criatividade, expressão, comunicação e imaginação dos alunos da Educação Infantil, além de promover a socialização. No Marista Paranaense, brincar é o eixo do trabalho educativo.

Por isso mesmo, os ambientes precisam favorecer o desenvolvimento das crianças e estarem equipados com materiais adequados, além de disporem de um generoso espaço livre que permita brincadeiras. Daí surgiu a necessidade do projeto de revitalização do Parque da Educação Infantil.

Por que é importante brincar durante a educação infantil?

As crianças desenvolvem a capacidade de resolver problemas por meio das brincadeiras.
As crianças desenvolvem a capacidade de resolver problemas por meio das brincadeiras.| Divulgação

“Ao brincar, a criança não desenvolve apenas as suas capacidades físicas, mas principalmente as suas competências emocionais e sociais. Através das brincadeiras ela aprende a conhecer a si própria, quem as cercam e as relações entre as pessoas”, explica a coordenadora Sibele Maria Dal’Col.

De acordo com a educadora, é por meio da brincadeira que os pequenos desenvolvem a capacidade de resolver situações e problemas: “as crianças pequenas constroem sua identidade pessoal e coletiva nas interações, relações e práticas cotidianas”, acrescenta.

A cultura da infância no processo da educação

A cultura da infância durante o processo de educação contribui para que as crianças desenvolvam diferentes habilidades e tenham a oportunidade de vivenciar espaços amplos, ricos em materiais, com autonomia para encaminhar suas brincadeiras.

Essa cultura é revelada nas vivências, experiências, brincadeiras e descobertas que exploram sentidos, significados, desejo de tocar, mexer e desmanchar, de fazer e refazer muitas vezes uma mesma coisa, de significar e ressignificar o mundo à sua volta, de correr, pular, contar e recontar o mesmo conto, ler e escrever.

“De pintar a realidade, desenhar o mundo, brincar de faz-de-conta, transformando uma caixa de papelão numa nave espacial, uma ideia em uma casinha da árvore, um pneu num carro, um cabo de vassoura num cavalo, de conversar sozinha sem se importar com o mundo à volta dela, de viver no faz de conta a vida dos adultos”, adiciona Sibele.

Conheça o novo Parque Infantil do Ensino Fundamental

O novo Parque da Educação Infantil do Marista Paranaense ressalta a importância de introduzir o brincar na formação escolar e desenvolvimento infantil. Por isso, após a revitalização, o espaço está ainda mais amplo e atrativo.

“Brincar capacita a criança a interagir, expressar-se, resolver problemas, explorar e tomar decisões em situações que são relevantes e significativas para elas”, afirma a coordenadora da Educação Infantil, que também destaca como o projeto de revitalização foi concebido: escutando as crianças e acolhendo suas ideias.

Projeto de revitalização

O novo Parque da Educação Infantil contempla brinquedos que favorecem o desenvolvimento motor
O novo Parque da Educação Infantil contempla brinquedos que favorecem o desenvolvimento motor| Divulgação

De acordo com Sibele Guimarães, o maior objetivo do projeto de revitalização foi oferecer às crianças da Educação Infantil do Marista Paranaense um ambiente capaz de refletir suas competências, autonomia e protagonismo.

“Para que, assim como muitos dos nossos pais e mães, que foram alunos dessa instituição e mantêm suas memórias afetivas, outras gerações de crianças possam criar esse vínculo especial com a nossa escola”, acrescenta a coordenadora.

A inspiração do novo Parque vem de traços marcantes para a comunidade Marista, da acolhida e do contato com a natureza. “Propusemos um espaço em que crianças, educadores e famílias possam estabelecer vínculos de proximidade, afeto e confiança”, afirma.

Para isso, os espaços do Parque proporcionam oportunidades de uma aprendizagem experiencial além da sala de aula, inserindo os estudantes em um mundo real onde eles se sentem à vontade para pesquisar, investigar como e por que as coisas acontecem e tomar suas próprias decisões sobre questões cotidianas.

Equipamentos do Parque da Educação Infantil

O espaço do parque privilegiou brinquedos que favorecem o desenvolvimento motor com diferentes graus de dificuldade, áreas para a prática de atividades físicas, especialmente quadras cobertas. Tudo pensado e projetado para garantir a segurança dos pequenos.

Outros ambientes muito explorados pelas crianças é a Praça da Água, um ambiente que promove a acolhida e os valores maristas; os ateliês; um bosque e uma casinha na árvore que foi sonhada, planejada e projetada por um grupo de crianças da Educação Infantil.

“Crianças que brincam no parque com regularidade e intensidade adquirem competências motoras mais rapidamente, desenvolvem o equilíbrio corporal, a velocidade, o impulso e o controle da força, respeito às regras, aos turnos de fala, praticam a empatia”, destaca Sibele Maria Dal’Col Guimarães.

Casinha na Árvore

Após a leitura da obra “Pedro e Tina: uma amizade muito especial”, de Stephen Michael King, as crianças da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense imaginaram como seria bom ter uma casa na árvore e, partir daí, se entregaram a uma jornada de exploração, criatividade, pesquisa e investigação.

Durante o processo, os pequenos entrevistaram pessoas e desenharam cada detalhe do que imaginavam ser possível na construção da casinha da árvore. Além disso, por meio de um trabalho multidisciplinar de Artes, as crianças construíram maquetes, fizeram modelagens com argila e estudaram plantas.

O resultado foi a construção de uma encantadora casinha no parque da escola, com uma estrutura cuidadosamente pensada e projetada conforme o desenho dos alunos para servir de espaço de diversão e aprendizado a todas as crianças da Educação Infantil do Marista Paranaense.

Com paredes coloridas, espaços convidativos e acolhedores, a casinha se tornou um espaço para brincar, soltar a imaginação e explorar um mundo de possibilidades, tudo com um design seguro e especialmente pensado por crianças e para crianças, favorecendo o desenvolvimento físico, social e emocional.

Qual a importância do contato com a natureza?

O contato direto com a natureza sempre representou um diferencial do Colégio Marista Paranaense e esse foi um aspecto valorizado na concepção do novo Parque da Educação Infantil.

“A natureza é uma aliada para o desenvolvimento das crianças pequenas. O bosque por ser um local acolhedor e investigativo, tranquiliza o ser, provoca desenvolvimento saudável, amadurecimento, autonomia nas esferas intelectuais, sociais e corporais”, explica a coordenadora da Educação Infantil.

Sibele também destaca que durante as vivências no bosque, as crianças livremente observam, testam modos, caminhos, aprimoram percepções de equilíbrio, coordenação e mudanças naturais dos elementos da natureza como o barro, flores, folhas, frutos, gravetos, árvores, sons, dentre outros.

“São oportunidades para as crianças se perceberem como parte dessa natureza, assim iniciam suas próprias investigações e levantamento de novas curiosidades”, finaliza a educadora. Conheça a proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense.