A presença marista no Brasil está distribuída por 20 estados e o Distrito Federal, e agora uma nova marca unificou a gestão da instituição: o Marista Brasil. A nova marca, formada por 98 escolas e colégios particulares e sociais da Educação Básica, visa promover a formação integral de crianças, jovens e adolescentes, por meio de uma educação de excelência, inovadora e com valores solidários.
Conheça o Marista Brasil
O Marista Brasil representa uma nova fase para a missão da educação básica da instituição no país. Unidas em uma única estrutura organizacional e de governança, as unidades de Educação Básica Marista ganham ainda mais força como uma das maiores redes educacionais confessionais do Brasil. “Os mais de 97 mil estudantes podem contar com uma robusta e especializada equipe que tem como propósito inspirar vidas para transformar o mundo por meio de uma educação de qualidade”, explica o CEO do Marista Brasil, June Alisson Cruz.
Gestão fortalecida
“A gestão de forma integrada permite fortalecer ainda mais a nossa efetividade de atuação local com um pensamento global, fortalecendo o impacto social e evangelizador em todos os territórios, em busca do desenvolvimento de uma educação qualificada e emancipadora”, acrescenta o gestor.
Na opinião do CEO do Marista Brasil, para a comunidade em geral já havia o entendimento de que a marca Marista é nacional, porém a estrutura de governança sempre foi separada de acordo com uma organização interna.
Por que integrar?
Segundo June Cruz, a integração que originou o Marista Brasil é consequência da crença da instituição de que toda criança e jovem tem direito a uma educação de qualidade, arte, cultura, poesia, ciência, internacionalização, dança e a uma escola feliz e segura. “Cremos que unidos somos mais fortes para desenvolver isso. Nesse sentido, a gestão de forma integrada permite fortalecer a nossa efetividade de atuação local, com um pensamento global, fortalecendo o impacto social e evangelizador em todos os territórios em busca do desenvolvimento de uma educação qualificada e emancipadora”, acrescenta o CEO.
Proposta de educação diferenciada
O Marista Brasil tem uma proposta de educação diferenciada, integral, emancipatória e conectada ao mundo que possibilita uma formação integral de excelência, onde o aluno está no centro da sua transformação de vida.
"A diversidade cultural, a inovação, a presença significativa, a formação integral e a evangelização atravessam e constituem o Marista Brasil", afirma o Presidente do Marista Brasil, Ir. Natalino de Souza.
O que mudou com a unificação?
A relação com as famílias torna-se mais intensa e integrada, com uma só missão e organização. Nas questões internas, a unificação fortaleceu o assessoramento estratégico nas temáticas de cuidado com pessoas, tecnologias, governança, inovação, gestão, processos e ESG.
“O intercâmbio de nossos processos pedagógicos e pastorais, as possibilidades de aprendizagens, vivências internacionais e inovação geram uma riqueza exponencial nas experiências que proporcionamos para nossos educandos e familiares”, explica o CEO do Marista Brasil.
Quais são os diferenciais do Marista Brasil?
“Somos uma instituição centenária, que nasceu com a missão de educar e evangelizar, portanto, estamos em um processo constante de evolução e reconhecemos isso em nossas práticas. Nossa premissa é de não fomentarmos sistemas e práticas obsoletas”, afirma June Cruz.
De acordo com o CEO do Marista Brasil, nas unidades educacionais da instituição, crianças e jovens são estimulados a reconhecer o direito de sonhar e, sobretudo, de realizar sonhos, sejam eles quais forem.
“Nossos ambientes estimulam a investigação, favorecem a busca de novas descobertas e a criatividade. Os estudantes são estimulados na solidariedade e na empatia, podendo expandir o repertório e suas visões de mundo, vivenciando novas experiências e construindo um projeto de vida”, afirma June Cruz.
Quais são as vantagens da gestão integrada?
Entre as principais vantagens da integração está a possibilidade de conectar estudantes de todas as origens, de diferentes culturas brasileiras e internacionais.
“O mundo é muito grande e cheio de oportunidades. Estimular e desenvolver a capacidade de ter grandes sonhos é um passo importante para que um dia, eles se concretizem e acreditamos que a união da nossa missão é um fator importante nesse processo”, complementa Cruz.
O jeito Marista Brasil de educar
Em todos os níveis de ensino, os estudantes das unidades Maristas aprendem com atividades práticas e são incentivados a explorar novas possibilidades e liderar atividades impactantes e, assim, se tornarem indivíduos conscientes, protagonistas e íntegros.
Proposta pedagógica
Seja na Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, a proposta pedagógica incentiva a autonomia dos estudantes por meio de atividades, atitudes e vivências que focam no preparo dos novos talentos do amanhã.
Para que isso seja possível, as crianças, jovens e adolescentes participam de diferentes conexões em todas as fases de ensino. Na Educação Infantil, os pequenos têm contato com atividades culturais e artísticas, além de participarem de:
- Atividade de investigação e criação;
- Rodas de conversas e assembleias por meio de interações lúdicas;
- Acompanhamentos personalizados;
- Desenvolvimento de valores;
- Ambientes acolhedores;
- Envolvimento e parceria com as famílias;
- Aprendizado por meio de convivência e brincadeiras, onde as crianças são incentivadas a expressarem-se, conhecerem-se e participarem.
No Ensino Fundamental, os estudantes aprendem dentro e fora da sala de aula e, assim, têm a oportunidade diária de desenvolverem competências e habilidades a partir da experimentação em projetos, interações e atividades criativas.
Nessa fase, os adolescentes são preparados para enfrentar com protagonismo diferentes desafios da vida cotidiana, sempre com o apoio da família, dos amigos e do Marista. Estas são algumas das conexões vivenciadas no ensino fundamental:
- Acompanhamento personalizado;
- Espaços adequados à idade;
- Trabalhos especiais, principalmente de Matemática e Linguagens, para ajudar no desenvolvimento de competências acadêmicas;
- Trabalho com lideranças infantis e com o desenvolvimento socioemocional;
- Incentivo a convivência e socialização guiados pelos valores Maristas;
- Ambientes digitais e físicos de aprendizagem.
Quando chegam ao Ensino Médio, os jovens trilham uma jornada até a universidade e para que ela seja vitoriosa, eles são incentivados a identificarem os próprios talentos para conseguirem fazer escolhas conscientes.
Nessa etapa da formação, o foco nos bons resultados e a excelência do ensino fazem parte da construção de um projeto maior que leva os estudantes até uma vaga na universidade e prepara novos talentos. Estas são algumas das conexões vivenciadas:
- Acompanhamento individualizado;
- Diálogo com o mercado;
- Material didático exclusivo, com recursos digitais;
- Desenvolvimento de habilidades emocionais;
- Multiplataformas e parcerias de outras instituições;
- Flexibilidade curricular em módulos optativos;
- Preparo para os desafios do futuro;
- Avaliações nacionais e plantão de dúvidas.
Internacionalização da educação
Uma das premissas dos Colégios Marista é formar cidadãos protagonistas que conseguem falar o idioma de um mundo mais colaborativo. Por isso, em todos os níveis de ensino os alunos convivem com o ensino da língua inglesa de forma integrada.
Para isso, são desenvolvidos experiências e projetos, além da preparação para obtenção de certificações internacionais e acesso à dupla certificação no Ensino Médio, quando os jovens também recebem orientações para ingresso em universidades fora do país. Acesse o site do Marista Brasil e descubra outros diferenciais de uma das maiores redes de ensino confessional do país.