As propostas para as crianças de até seis anos nos colégios da rede Positivo permitem diferentes experiências aos pequenos e consideram a importância do ambiente como um fator importante para o desenvolvimento e aprendizagem. Assim, a infraestrutura da escola prevê espaços criados e dedicados exclusivamente para eles nas unidades Colégio Positivo Júnior, Jardim Ambiental, Internacional, em Curitiba, no Colégio Positivo Joinville, Colégio Positivo – Santa Maria (Londrina), e no Girassol, em Ponta Grossa, além das mais recentes aquisições do grupo, o Positivo Água Verde e Boa Vista.
Adeptos do interacionismo -- uma proposta pedagógica que coloca as crianças no centro de seu próprio aprendizado e que desenvolve isso usando todos os espaços da escola como locais de estudo, e não só a sala de aula, o Colégio Positivo respeita o tempo de cada criança, ensinando através da curiosidade em aprender. Tudo isso dentro de um ambiente seguro e afetivo.
“Nenhum espaço da escola é neutro”, comenta a coordenadora da Educação Infantil do Centro de Inovação Pedagógica do Colégio Positivo, professora Hannyni Mesquita. Os espaços citados são nada menos do que 18 áreas criadas para uso exclusivo dos pequenos, que vão desde espaço culinário, brinquedoteca e horta pedagógica, até uma sala de luz para estimular diferentes experiências sensoriais.
Investir em planejamento desses espaços com uma intenção pedagógica, com o objetivo de aprendizado e desenvolvimento infantil, sem colocar as crianças em uma bolha.
“Isso é considerar o ambiente como um terceiro educador”, complementa a pedagoga. “Todo espaço tem uma declaração de intenção, por isso cuidamos na maneira como os materiais/brinquedos e mobiliários são dispostos, o quanto esse espaço permite as diferentes interações, a criatividade, a autonomia e a composição das produções das crianças, respeitam as necessidades físicas, socioemocionais e cognitiva de cada criança”, explica Mesquita. “Eles são cuidadosamente pensado para essa faixa etária e esse é um diferencial do Grupo Positivo, investir em planejamento desses espaços com uma intenção pedagógica, com o objetivo de aprendizado e desenvolvimento infantil, sem colocar as crianças em uma bolha. Pelo contrário, o que queremos é ofertar ambientes multissensoriais, ricos em diversidade de experiência”, relata.
Além da infraestrutura, outro diferencial da rede é a formação de professores e a metodologia que tem como pilares educativos do Infantil 1 ao Infantil 5 . São eles: a arte, que desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade, a abordagem multicultural; a pesquisa, que proporciona a descoberta do mundo, a curiosidade, o levantamento de hipóteses; as histórias, que estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar. E os jogos que promovem o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização, a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade e brincadeira, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.