Graças a filosofia de ensino que preza pelo pensamento global, crítico e independente, que o Colégio Positivo Internacional de Curitiba foi reconhecido pela instituição International Baccalaureate (IB) e desde 2017 faz parte do muito seleto grupo de escolas brasileiras que podem ostentar o certificado de ensino global e de alta performance, concedido pela organização não governamental com sede na Suíça, voltada ao desenvolvimento de projetos educacionais em todo o mundo.
O currículo IB, criado na década de 60, é apoiado por professores e coordenadores em mais de 150 países do mundo, em mais de cinco mil escolas. Ao todo, 40 instituições de ensino no Brasil podem ostentar esta chancela, que é reconhecida como um selo de excelência e usada até mesmo como um timbre de aceite em diversas graduações internacionais.
“Uma escola internacional que tenha sido certificada pelo IB é pautada pelos padrões e práticas pedagógicas dessa organização. Existem consultorias e auditorias regulares, treinamento oficial de professores e uma padronização de qualidade transversal a todas as escolas certificadas pelo IB no mundo todo”, comenta o diretor do Colégio Positivo Internacional, Pedro Daniel Oliveira. Além de cumprir com os requisitos das respectivas secretarias de educação dos seus países, as escolas internacionais certificadas pelo International Baccalaureate (IB), também desenvolvem projetos político pedagógicos em cinco eixos comuns: políticas de admissão, linguagem, avaliação, honestidade acadêmica e inclusão.
“O coração do IB é o perfil do aluno, o que faz com que tenhamos alunos questionadores, que sabem se comunicar, têm mente aberta às diferenças, que sabem se arriscar com equilíbrio, que buscam ser éticos e solidários, que pelo pensamento crítico e reflexivo, constroem seu papel ativo como cidadãos do mundo”, conta a coordenadora do programa IB do Colégio Positivo Internacional, Michelline Baptista de Macedo Ramos.
Para receber o selo de excelência, o Colégio Positivo envolveu toda a comunidade escolar neste processo. A avaliação contou com a presença de dois auditores do IB, responsável por analisar a estrutura, o material didático, o sistema de ensino e o corpo docente do colégio. Os cerca de 915 alunos dos ensinos fundamental e médio e 140 colaboradores (dos quais 90 professores) participaram de todo o processo de avaliação, mostrando como as atividades multilíngues são aplicadas na rotina escolar.
Desde então, a rede de ensino já conquistou duas das quatro certificações distribuídas pelo IB - o Primary Years Programme (educação infantil e anos iniciais) e Diploma Programme (ensino médio) — e está em processo para o Middle Years Programme, que certificará os anos finais do ensino fundamental.
“Ao implementarmos o programa IB em nossa escola, há seis anos, encaramos o desafio de aflorar diariamente valores que diferentes famílias plantaram em nossos alunos e que, por sua vez, são compartilhados com nossos colaboradores. Por meio da tríade VOZ, ESCOLHA e PROPRIEDADE, desenvolvemos o pensamento crítico, criativo e de significado local e global, fazendo com que aprendamos a tomar ações e decisões fundamentadas e éticas, respeitando a dignidade e os direitos das pessoas em todos os lugares”, resume a coordenadora.