Conheça o marketplace que levou soluções e praticidade ao foodservice brasileiro
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  • Por Compra Food Service Patrocinador Master do Hack pela Gastronomia
  • 07/10/2020 11:40

Lidar com vários fornecedores enquanto precisam dar conta, sozinhos, de uma série de demandas administrativas, financeiras e de gestão é uma das principais dores do setor de alimentação fora do lar. Um dono de restaurante que tem dezenas, e, dependendo do porte do negócio, até centenas de fornecedores, destina muito do seu tempo e energia para esse trabalho. Pensando nesse desgaste, a Unilever Food Solution (UFS), unidade de negócios da gigante Unilever que apresenta soluções de serviços e produtos para micro, pequenos, médios e grandes empresários do foodservice, lançou em 2018 o Compra Food Service (CFS), loja on-line voltada ao segmento.

O conceito é o de shopping center: a ideia é que o dono de um restaurante, padaria ou café encontre na plataforma tudo o que precisa para o negócio - desde os produtos recorrentes até outras necessidades, como um novo uniforme para a equipe ou utensílio de cozinha.  Hoje, a plataforma oferece cerca de 20 mil itens; a disponibilidade varia conforme a região, em torno de 5 a 8 mil produtos. O Compra Food Service está presente nos três estados do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e em alguns estados da região Nordeste.

O Compra Food Service oferece serviços extras e promoções como descontos em determinados horários.
O Compra Food Service oferece serviços extras e promoções como descontos em determinados horários.| Reprodução

"Quando começamos o projeto, para ajudar a integrar a indústria, clientes e restaurantes, o principal ponto que nos fez acreditar nessa ideia foi o que os próprios empreendedores nos falavam, da dificuldade de encontrar um lugar que tivesse de tudo, ou pelo menos muita coisa, para facilitar o processo de compra" diz o Head Sales e E-Comm da Unilever Food Solutions, Luiz Henrique Dente.

Desde o início do marketplace, em 2018, há uma audiência acumulada de 320 mil pessoas; isso sem estar em grandes mercados como São Paulo e Minas Gerais. "Essa audiência é um benefício ao distribuidor também. Estima-se que exista 1 milhão de operadores no mercado de foodservice. Logo, esse número é bastante expressivo" salienta Dente. Ou seja: o CFS surgiu para atender a uma necessidade dos operadores, mas também com o objetivo de ser um novo canal de venda para a indústria aos clientes. A intenção da empresa é triplicar seu tamanho e atuação em dois anos.

Outras soluções

Mesmo com a necessidade de digitalização no ramo, impulsionada pela pandemia, as compras do ramo de alimentação fora do lar ainda acontecem muito offline. Por isso, o Compra Food Service oferece vantagens e outras soluções além de ser um simples site de compras: para incentivar essa mudança de hábitos, o site tem, por exemplo, promoções como a Corujão. Das 18h às 8h, às segundas, terças e quartas-feiras, estabelecimentos com CNPJ válido cadastrados no site têm 20% de desconto. A plataforma disponibiliza, ainda, serviços com parceiros como o Get Ninjas (startup que reúne serviços de diversos profissionais), com o app de mão-de-obra My Staff e promove cursos e treinamentos com preços especiais aos clientes. Em breve,  a plataforma terá um programa de crédito exclusivo para os operadores do setor, com o objetivo de fortalecer o mercado e empoderar os empreendedores.

Fidelidade

Os bares, restaurantes e lanchonetes cadastrados no site contam ainda com o programa de fidelidade Juntou & Ganhou, onde os pontos acumulados são convertidos em prêmios. Toda a conversão é 1 para 1: se um produto vale quatro pontos, o comprador acumula R$ 4. No portfólio, há serviços, cursos da ComSchool (de marketing digital) e mais de 2,5 mil itens para resgate (geladeiras, fogões, cooktops, smartphones, jogo de panelas, computadores e produtos de mercearia). "Temos muitos relatos de operadores que tinham pontos acumulados e precisavam trocar algum aparelho da cozinha, mas não queriam gastar nesse momento de pandemia. E aí, com os pontos, conseguiram fazer essa substituição" conta a líder de Loyalty e televendas, Cristina Serafim.

Outro produto recente no resgate do Juntou & Ganhou são cartões pré-pagos, de R$ 300, R$ 500 e R$ 1 mil, que podem ser utilizados em estabelecimentos que trabalham com a bandeira MasterCard, ou fazer o saque em espécie em casas lotéricas, o que permite ao operador pagar contas ou usar o montante para investimentos no próprio negócio.