: Fintech utilizará mesmo mecanismo de cashback também em consultas médicas.| Foto: Divulgação
  • Por Connecty Pay Patrocinador Master do Hack pela Gastronomia
  • 15/09/2020 17:35
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Com o avanço da pandemia no Brasil, a telemedicina tornou-se uma ferramenta eficaz no atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, e uma das alternativas para combater a propagação exponencial do vírus. Mesmo sendo utilizada desde 2002, foi somente neste ano que os serviços de medicina prestados por meio de telecomunicações ganharam ainda mais notoriedade e se popularizaram no país.

Diante desse cenário, muitas clínicas e médicos passaram a buscar soluções que se adequassem às necessidades do momento e que entregassem uma ferramenta de comunicação com pacientes. E foi olhando para essa oportunidade no mercado que a fintech paranaense Connecty Pay, que oferece um sistema de gestão de pagamentos online rápidas e práticas,  desenvolveu uma plataforma de telemedicina integrada aos seus meios de pagamento, que permite o gerenciamento da agenda do profissional, a gestão dos pagamentos recebidos pelas consultas realizadas, bem como a organização dos documentos e informações clínicas dos pacientes.

Além de reduzir a propagação da Covid-19, o serviço de telemedicina conta com outros benefícios para médicos e pacientes. De acordo com o CEO da Connecty Pay, Rafael Belon, a estratégia da empresa é unificar vários serviços dentro de um aplicativo, trazendo mais comodidade para os usuários e segurança na gestão para os parceiros. “Com a plataforma de telemedicina, nossos parceiros da área da saúde, como médicos, clínicas e farmácias, poderão utilizar os serviços de pagamento integrado, oferecendo mais agilidade nos atendimentos. Além disso, os usuários poderão agendar exames pelo aplicativo e pedir os medicamentos por delivery ou para retirada no estabelecimento”, afirma Belon.

A grande inovação da fintech não está apenas nos serviços de saúde, mas no formato de fidelização entregue para os usuários e parceiros deste segmento. Isso acontece por meio do cashback, que devolve ao usuário parte do dinheiro gasto em serviços médicos e de saúde, podendo ser utilizado em novas compras na rede. Desde  o início de suas atividades, em junho de 2019, a empresa, que tem 300 mil usuários no Paraná, já devolveu aos consumidores mais de R$ 13 milhões em cashback. Hoje, a Connecty está presente em três estados, com crescimento diário na faixa de 20% em novos clientes.

Benefícios para médicos e pacientes

Para utilizar a plataforma de telemedicina, os médicos deverão realizar seu cadastro e enviar sua inscrição no CRM para obtenção do certificado digital junto à certificadora. Depois disso, poderão abrir suas agendas para os usuários, escolhendo entre trabalhar com horários agendados, em consultas eletivas ou também no atendimento de plantão. Já os usuários, poderão receber atendimento 24h por dia, 7 dias da semana.

Para realizar uma consulta por telemedicina, o usuário busca o médico de sua preferência ou a especialidade desejada no aplicativo, verifica a disponibilidade de datas e realiza o agendamento. No dia agendado, o paciente acessa o app novamente para realizar a consulta com o médico por meio de uma chamada de vídeo.

Já no caso de consultas de atendimento imediato, o paciente que venha a ter uma indisposição durante a madrugada, por exemplo, poderá acessar o app e descrever a sua necessidade. O médico disponível no momento recebe a solicitação de consulta e, imediatamente, abre a chamada com o paciente para realizar o atendimento.

“A grande diferença da telemedicina é que os pacientes não precisam aguardar pelo atendimento, como acontece em consultórios ou emergências. Principalmente nesse período de pandemia. O usuário pode ter toda a conveniência de agendar, consultar e pagar, pelo app, sem precisar sair de casa”, completa o CEO. O aplicativo possui cobertura nacional e busca facilitada de especialistas. O atendimento por planos de saúde está em processo de implantação. Além disso, o usuário não paga para utilizar a plataforma, o gasto que ele terá é apenas o custo da consulta.

Prontuário e receituário médico

O aplicativo armazenará as informações clínicas dos pacientes, servindo como um prontuário eletrônico, com informações completas sobre histórico médico e familiar, cirurgias realizadas e medicamentos de uso contínuo. O usuário poderá ver a rede de prestadores credenciados, à guias e exames solicitados, receituários e extratos de pagamento.

Da mesma forma, os pacientes também terão acesso online às receitas prescritas pelos médicos durante o atendimento por meio do aplicativo ou sistema Web, podendo transformá-las em pedido para uma das farmácias credenciadas. “A receita ficará disponível no novo sistema, podendo ser acessada pelo paciente, médico e farmácias credenciadas. Caso o usuário não disponha do aplicativo no momento da compra de seus medicamentos, basta informar o seu CPF para o atendente da farmácia, que irá acessar a receita disponibilizada pelo médico”, ressalta Belon.

Personalização para parceiros

Recentemente, a Connecty Pay fechou parceria com grandes clínicas e planos de saúde para utilização da plataforma personalizada. Chamado de ‘White Label’, esse formato de parceria permite que o produto já desenvolvido seja apresentado com a marca do cliente. Ou seja, a expertise da plataforma e as operações de meio de pagamento são realizadas pela Connecty Pay, mas a interface e controle fica a cargo do cliente.

Outra grande vantagem da parceria neste formato é que os médicos e clínicas podem utilizar a POS (Point of Sale – máquina de cartão) da Connecty Pay e a modalidade de QR Code para efetivar os pagamentos.

Para utilizar os serviços de telemedicina da Connecty Pay, basta fazer o download gratuito do aplicativo, disponível nos sistemas operacionais iOS e Android. Os médicos e clinicas interessados em parceria, podem entrar em contato com a Connecty Pay através do site ou via WhatsApp, pela central de atendimento disponível 24h.