Quem não é visto não é lembrado: mais do que nunca esse jargão permanece relevante nos dias atuais. O marketing digital corresponde ao conjunto de estratégias a fim de posicionar uma marca, ampliar seus lucros ou ainda aumentar a relevância de um negócio no ambiente digital. É uma das áreas profissionais mais promissoras e em alta demanda no mercado de trabalho. Com a aceleração da transformação digital, empresas e marcas sentem cada vez mais a necessidade de ter um planejamento estratégico inteligente para alcançar seus clientes e usuários digitais.
Essa tendência de mercado pode ser constatada nos dados de contratações e ofertas de vagas em redes como o LinkedIn, que aponta o analista de marketing como uma das profissões mais buscadas por empregadores nos últimos anos. Para o Fórum Econômico Mundial, o cargo de Especialista em Estratégia e Marketing Digital é uma das profissões do futuro.
A procura maior também influencia a faixa salarial para profissionais desta área. Por exemplo, o salário médio para um Analista de Marketing Digital em uma grande empresa é de R$ 9 mil, de acordo com levantamento da Robert Half. Já o salário de um gerente nessa área pode chegar a R$ 20 mil, segundo a mesma pesquisa.
Stenio Moura, Head de Conteúdo da pós-graduação de Marketing Digital da Escola Conquer ressalta que “hoje no mercado é muito necessário ter profissionais que entendam de fato como trafegar neste ecossistema que muda o tempo todo – a chegada do Metaverso, das NFTs e a Inteligência Artificial são exemplos disso. Por isso precisamos preparar os profissionais para interagir com outros players e inovações da área, mas principalmente ter um olhar estratégico, direcionado aos negócios”, conta.
As funções de um profissional de marketing digital dependem do tamanho e tipo da empresa. Há possibilidades de atender marcas (e também startups), agências de publicidade, de marketing e até programas de afiliados (com ganho de comissão para divulgar produtos e serviços).
Segundo Moura, que tem 16 anos de experiência na área de Marketing, o perfil que mais faz falta no mercado de trabalho é o de profissionais completos, que conseguem olhar para dados e estratégias que envolvem a organização como um todo.
Oportunidades no marketing digital
Para trabalhar com Marketing Digitral, o profissional deve pesquisar por habilidades de diversas áreas, como branding, produção de conteúdo, conceitos de SEO (Search Engine Optimization), mídia paga e outras. Entre os cargos ocupados por profissionais de marketing digital estão especialistas em redes sociais, copywriter e consultor de marketing. Veja abaixo as oportunidades da área e as atribuições dos cargos:
- Analista de marketing: planeja e executa as ações digitais de uma empresa. Entre as tarefas estão o desenvolvimento de campanhas e acompanhamento de resultados.
- Produtor de conteúdo e Copywriter: redige textos para blogs, e-mails, redes sociais, e-books etc.
- Especialista em Social Media: gerencia as redes sociais. Inclui atividades como planejamento e produção de conteúdo, definição de calendário de postagens e análise de dados.
- Especialista em SEO/SEM: analisa as oportunidades de melhorar o posicionamento da marca nos mecanismos de busca como Google
- Especialista em Mídia: responsável por fazer a estratégia de anúncios para redes sociais e Google, entre outras mídias, e acompanhar métricas.
- Consultor: com amplo conhecimento de mercado, orienta as marcas sobre os melhores caminhos e oportunidades.
Como se pode notar, há muitas possibilidades de atuação em marketing digital, e a versatilidade da área permite que o profissional se reinvente e se desenvolva continuamente. A própria dinâmica do mercado – com variações econômicas, novas tecnologias, mudança de algoritmos e de comportamentos sociais – exige que o profissional se mantenha atualizado para encontrar as melhores soluções e estratégias para o negócio. Nesse sentido, há também uma alta procura por cursos de formação e capacitação na área, indo de encontro com a demanda de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. A Conquer, Escola de Negócios da Nova Economia, por exemplo, foi buscar no mercado as tendências e necessidades do setor para elaborar a sua pós-graduação em Marketing Digital.
Com uma proposta diferente do ensino superior tradicional, a escola aposta em grades flexíveis (em que o aluno pode montar sua grade curricular conforme seu momento de carreira), conta com professores que são profissionais reconhecidos do mercado e possui uma carga horária que pode ser concluída de 6 a 12 meses. A proposta da Conquer é uma forma dinâmica e moderna de se desenvolver ou atualizar seus conhecimentos nesta área que não para de crescer e evoluir.
Stenio Moura, explica também que o curso é voltado para ampliar a visão dos alunos e prepará-los para conquistar seu espaço nesse mercado em altíssimo crescimento. “Esse curso é destinado para quem deseja usar estratégias de Marketing Digital para alavancar os negócios, para divulgar suas marcas, vender mais e atrair mais usuários e se relacionar com os clientes e fazer negócios”, e completa ainda “a pós-graduação em Marketing Digital é pensada para que o aluno tenha uma visão macro, olhando para dados, ações e estratégias”, finaliza.
Inscreva-se no curso de pós-graduação Conquer clicando aqui.
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