Com as transformações do mercado de trabalho, é natural que algumas profissões despontem. É o que acontece com o cargo de gestor ou coordenador de projetos. Devido à alta demanda, o salário para esse profissional foi o segundo que mais cresceu no Brasil: 75%, entre 2020 e 2021, como aponta uma pesquisa da plataforma de eduployment Plooral.
Para se ter ideia, segundo dados de fevereiro deste ano da rede social de empregos LinkedIn, existem mais de 6,3 mil vagas em aberto para gestores de projetos nos mais distintos setores.
E essa tendência se firmará nos próximos cinco anos. De acordo com informações do instituto global Project Management Institute, a demanda por este profissional deve crescer 33% até 2027. No mundo, empresas vão precisar de 87,7 milhões de especialistas em projetos durante esse período.
A falta de profissionais pode ainda gerar uma perda potencial de US$ 207,9 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) dos 11 países analisados pela pesquisa. Ainda segundo o mapeamento, no ranking mundial, o Brasil é o quinto país que mais deve abrir vagas relacionadas a estas rotinas, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Japão.
Definir metas e coordenar equipes diversas estão entre os desafios dos gerentes de projetos
O gerente de projetos é responsável por desenvolver planos estratégicos para uma empresa ou no seu próprio negócio, trabalhando desde a concepção, finalização e entrega dos resultados de qualquer tipo de iniciativa, seja o lançamento de um novo site ou a melhoria de um serviço. Uma característica dos projetos como um todo é que eles têm datas de início, meio e fim, assim como metas de sucesso bem definidas.
Este profissional tem um papel essencial no projeto, ao assegurar que as tarefas serão cumpridas e os problemas serão resolvidos. Em termos práticos, o gestor define papéis, atribui tarefas, documenta a evolução e monitora possíveis riscos do projeto.
A área de gestão de projetos está em constante evolução. Portanto, o gestor que quer alavancar a carreira deve ficar atento ao novo ecossistema de trabalho e as mudanças que o acompanha, de acordo com a Pulse of the Profession 2021, pesquisa realizada anualmente pelo Project Management Institute.
Além disso, entre as novas competências importantes para um gerente de projetos, segundo a pesquisa, estão habilidades para tornar empresas mais dinâmicas e focadas em resultados, equilibrando estrutura e governança. Neste cenário, o novo profissional deve ir além da gestão de projetos e talentos e começar a atualizar habilidades relacionadas a estratégias, processos, mentalidade de inovação e cultura organizacional.
Para desenvolver essas novas habilidades e capacitar profissionais, a Escola Conquer acaba de lançar quatro cursos de pós-graduação, entre eles, o de Gestão de Projetos.
Para Rondinele Silva, gerente de produtos da Abastece-aí, head de conteúdo e professor da Escola Conquer, o profissional de projetos precisa transformar o que está na estratégia da companhia em ações táticas, garantindo que a equipe compreenda, esteja alinhada e incorpore isso no dia a dia. E é justamente isso que é ensinado no curso de pós-graduação Conquer.
“O gestor de projetos é um grande facilitador – precisa destravar os problemas e gerar oportunidades para que a equipe consiga caminhar. É um profissional que precisa garantir que aquilo que está sendo executado é significativo para a empresa”, descreve Rondinele.
O professor acredita ainda que "o profissional de projetos conhece de muitos assuntos, e consegue se relacionar com equipes desde áreas técnicas, até áreas de negócios. Essa pessoa precisa saber se comunicar de forma clara com todos os níveis hierárquicos de uma empresa, adequando sua linguagem e forma de comunicação”, descreve.
Por que buscar uma pós-graduação?
Voltada para quem está no mundo corporativo ou é dono de uma empresa, a pós-graduação Conquer conta com disciplinas como metodologias ágeis, fundamentos da gestão e nova economia, planejamento e gestão de projetos, execução e monitoramento, assim como liderança, soft skills e análise de dados.
A pós-graduação é ministrada por professores de mercado, que vivenciam o dia a dia e contam experiências de organizações como Dell, Bosh e Carrefour. Segundo o professor Rondinele, a “pós-graduação em Gestão de Projetos da Conquer ensina, de forma simples e prática, metodologias, processos e ações que podem ser usadas imediatamente nas empresas”, complementa.
As aulas acontecem em dois formatos: um deles é ao vivo junto da turma e o outro é gravado, para o aluno acessar de onde e quando precisar.
Outro diferencial da pós é o certificado do curso, reconhecido pelo Ministério da Educação, com nota máxima, por meio de uma parceria com a ESIC Business & Marketing School, válido na China e na União Europeia. Para se inscrever no curso de pós-graduação Conquer, acesse o site da escola.
Salário de gestores de projetos é o segundo que mais cresce no Brasil, registrando aumento de 75% entre 2020 e 2021
1 em cada 5 empresas quebra nos primeiros cinco anos: gestores estratégicos podem transformar essa realidade
Empresas têm alta demanda por profissionais de Marketing Digital, com salários de até R$ 20 mil
Carreiras mais procuradas do mercado de trabalho em 2022