Somos ricos em natureza, cores, sabores, tradições. Somos tropicais, naturais, artísticos. E, dentro deste cenário tão rico em referência, a construtora Laguna inova mais uma vez ao lançar o KAÁ, empreendimento que é uma ode à brasilidade.
Cercado de natureza e com uma volumetria inédita e inconfundível, o KAÁ é inspirado na atmosfera, formas e tons da natureza brasileira.
Localizado em um terreno de 1 hectare na melhor região do Bigorrilho, entre as ruas Frederico Cantarelli, Coronel Joaquim Ignácio Taborda Ribas e Marechal José Bernardino Bormann, e rodeado por parques naturais e com partido arquitetônico fundamentado em uma volumetria escalonada, o projeto terá verdadeiras casas suspensas que dialogam com o entorno.
“O KAÁ é único em vários sentidos. Do lado de fora, a estética é resultado do bem-estar externo que desejamos gerar. Do lado de dentro, desenhamos verdadeiras casas suspensas, com muitos espaços-terraços, a melhor insolação possível e ventilação cruzada, além da vista para a natureza”, conta Thiago Bernardes, da Bernardes Arquitetura, premiado escritório que assina seu primeiro projeto em Curitiba.
Para ele, a escolha de materiais que transmitem a sensação de paz, conforto e boas energias, além de decisões somadas a todos os requisitos técnicos, fazem do KAÁ um exemplo de empreendimento sustentável e planejado para viver bem.
Jardins Exuberantes
O KAÁ terá seis pavimentos e 48 unidades, variando de 2 a 5 suítes:
- 6 residências jardim duplex | 339m² a 708m²;
- 28 residências suspensas | 181m² a 314m²;
- 1 residência suspensa duplex | 352m²;
- 7 residências terraço | 425m² a 667m²;
- 6 coberturas duplex | 388m² a 1.043m².
No coração do empreendimento, conectando todos os espaços, estará um grande parque arborizado e amplo, com aproximadamente 3.500m² de área descoberta. A proposta é que o projeto de arquitetura e a amplitude das áreas externas permitam deixar a paisagem como uma característica inseparável dos ambientes construídos.
A exuberância dos jardins é constituída pela diversidade de espécies nativas e adaptadas à região de Curitiba. No KAÁ, a vegetação está presente em todos os pavimentos da torre, envolvendo as atividades externas e emoldurando as vistas dos apartamentos para o entorno do bairro.
O projeto de interiores, também assinado pela Bernardes Arquitetura, tem a natureza como protagonista. “Trabalhamos para preservar a vista, sobretudo a grande praça ajardinada e abraçada pelo formato em “C” que identifica o edifício. Além disso, as áreas comuns recebem generosos caixilhos de alumínio e vidros que enquadram a paisagem exterior. Essa solução permite que os moradores vislumbrem a passagem do dia e estejam visualmente conectados ao jardim, como uma tela viva em constante transformação”, conta Camila Tariki, sócia do escritório e responsável pelo design de interiores.
O refinamento do projeto está em todos os níveis em uma série de diferenciais:
- Esquadrias minimalistas com amplas aberturas nas áreas sociais;
- Pé direito livre 2,65m, 2,70m e 2,85m na área social e íntima;
- Piso aquecido nas suítes e banheiros das suítes;
- Todos os pontos dos apartamentos e área comum são de água filtrada;
- Piso de madeira engenheirada nas áreas sociais e nos quartos;
- Acesso aos halls sociais com reconhecimento facial;
- Residências terraço e coberturas de 861m² e 1043m² com piscina privativa;
- Fechadura eletrônica nos acessos de serviço e hall social;
- Persiana blackout motorizada nos dormitórios;
Áreas Comuns
Nas áreas comuns do KAÁ, os espaços estarão prontos para oferecer aos moradores uma vida plena e em total sintonia com a natureza. São ambientes funcionais, aconchegantes e pensados para acolher diversos momentos.
Cercada por uma vegetação deslumbrante e a presença sempre bem-vinda do sol, a piscina descoberta e aquecida será um convite ao relaxamento para os adultos e diversão para as crianças.
A praça formada por lounges é um convite para relaxar ou acolher encontros especiais, como uma pausa para a leitura ou meditação em meio ao balanço das árvores e da melodia dos pássaros que voam ao redor. Com crescente número de adeptos, os esportes de areia ganharam uma quadra dedicada.
O salão de festas é sofisticado e confortável, com estrutura pensada para receber 38 pessoas sentadas e mais seis na área de estar. A cozinha com copa de apoio tem acesso de serviço independente. O ambiente ainda possui uma agradável área descoberta com vista para o Bosque da Copel.
O salão gourmet do KAÁ recebe até 28 pessoas sentadas, contando com as poltronas do lounge. Além da churrasqueira e forno de pizza, o espaço também possui integração com uma varanda, um agradável espaço com paisagismo e mobiliário externo.
Saúde e bem-estar
Os moradores do KAÁ contarão com as principais facilidades do MYWELLNESS, um aplicativo que permite diversas funções associadas às atividades físicas e de bem-estar.
Todos os equipamentos do KAÁ serão da Technogym, fornecedora do app e líder mundial em equipamentos de alto rendimento. A Laguna é a primeira empresa do sul do Brasil a utilizar essa tecnologia.
Com o MYWELLNESS, é possível reservar horário na academia, acessar rotinas de treino, obter um programa de treinamento de acordo com os objetivos, interagir com as demais pessoas que utilizam o app e promover atividades em grupo. Além disso, os equipamentos reconhecem os moradores por meio de uma pulseira, e o treino fica disponível e atualizado.
Outra solução capaz de contribuir de forma holística para a qualidade de vida dos moradores será o espaço dedicado para terapias de bem-estar, como massagem e sauna.
Certificações
Na Laguna, a maneira de planejar e construir é cada vez mais projetada para o futuro, priorizando o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. O KAÁ conta com importantes certificações.
Certificação WELL Platinum
É considerado o primeiro certificado focado exclusivamente na saúde. Desenvolvido por um corpo técnico de especialistas consagrados, nos últimos anos o WELL se consolidou como referência internacional e é reconhecido como o mais alto padrão de qualidade no que diz respeito à saúde e bem-estar no ambiente construído. Exemplos práticos:
- Amplo uso da luz natural
- Incentivo a prática de exercícios (estrutura para ciclista e academia)
- Promoção de saúde nutricional (horta)
- Acesso à natureza (área vegetada e espaços abertos)
- Incentivo ao consumo da água (bebedouros com água filtrada nas áreas comuns)
- Integração da fachada com exterior
- Gerenciamento dos resíduos
- Monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns
- Precaução com os materiais (redução de componentes voláteis)
Certificação LEED Silver
O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países.
Possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obras e operações das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações:
- Uso eficiente da água (metais e louças de baixa vazão)
- Desempenho energético, térmico e lumínico
- Gerenciamento e separação de resíduos
- Sistema de renovação de ar (áreas comuns)
- Monitoramento de CO2 na garagem
- Medição individualizada (energia elétrica, gás e água)
- Gerenciamento da água da chuva e reuso de águas cinzas
- Paisagismo com espécies nativas e sistema de irrigação
- Energia elétrica das áreas comuns gerada por painéis fotovoltaicos
Ficha Técnica
A maquete do KAÁ e o apartamento decorado estão na Galeria Laguna. Considerado pela USGBC (US Green Building Council - organização não governamental voltada para fomentar a indústria de construção sustentável) o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria Laguna sintetiza o que o Grupo Laguna vem buscando e aperfeiçoando ao longo dos últimos 26 anos.
Em um único espaço é possível conhecer valores e atributos que estão – e estarão – presentes em todos os projetos, como sustentabilidade, inovação, conforto e arquitetura autoral.
• Arquitetura: Bernardes Arquitetura
• Interiores: Bernardes Arquitetura
• Paisagismo: Tagu
• Luminotécnico: Studio Regina Bruni
• Consultoria de conforto, energia e bem-estar: Petinelli