Você sabia que a luz do Sol e a escuridão controlam a produção hormonal do nosso corpo? Esse fenômeno é chamado de ciclo circadiano. Por meio de estudos, descobriu-se que a luz natural auxilia na produção de dopamina, responsável pelo prazer, por alertar e coordenar os músculos; de serotonina, que controla o impulso e o desejo por carboidratos; e do cortisol, que responde ao estresse.
Influência do Sol na arquitetura
Por isso, é fundamental que os projetos arquitetônicos levem em conta a incidência de luz natural nos interiores. Nos empreendimentos da Construtora e Incorporadora Laguna, por exemplo, o uso de estruturas como brises, aberturas ou persianas possibilita melhor controle da incidência de luz e das trocas de temperatura.
Isso contribui para que cada ambiente receba a quantidade ideal de luz natural e aprimore as condições térmicas do projeto, favorecendo o bem-estar dos moradores.
Tudo é levado em consideração na fase da concepção do projeto, inclusive o fato de, no Brasil, a incidência dos raios solares ser maior nas faces norte e oeste e menor nos lados leste e sul. Essas coordenadas embasam decisões como a quantidade de aberturas do projeto, sua volumetria e a fachada do edifício.
A orientação solar influencia em funções lumínicas, na conservação de móveis e objetos dos interiores e no conforto térmico, fatores essenciais para elevar a experiência dos usuários e a própria valorização do imóvel.
O uso funcional do Sol na arquitetura também considera que diferentes espaços têm demandas distintas. Uma distribuição lumínica inteligente preza, por exemplo, pelo maior aproveitamento da luz natural em espaços como o home office, quartos e salas, de modo que sejam agradáveis durante o dia.
Diferenciais da Laguna
É por isso que, cada vez mais, a Construtora e Incorporadora Laguna tem utilizado estratégias passivas de conforto ambiental, que elevam significativamente a eficiência energética da construção, reduzindo gastos e os impactos à natureza.
Outro diferencial é o uso de esquadrias piso-teto de alto desempenho térmico e acústico, além de amplas aberturas, painéis fixos e móveis do tipo brise na fachada, vista para o exterior e vidros laminados ou insulados.
Guiado pelo Sol
O AMPIO, imóvel-arte da Laguna, localizado no Bigorrilho, tem como premissa oferecer uma arquitetura guiada pelo Sol. Em um lugar plano, iluminado no alto, ele está onde o horizonte se apresenta. O projeto arquitetônico foi pensado com formas, filtros e brises para que os moradores possam regular a quantidade de luz desejada.
O AMPIO conta também com o conceito WELL Light, que atesta o bom uso da iluminação em prol da saúde visual, biológica, circadiana e mental dos moradores. Esse critério orienta a incidência dos raios solares no interior dos apartamentos, com o objetivo de favorecer o humor, a produtividade e a qualidade de vida.
Para conhecer melhor o AMPIO e os processos aplicados pela Laguna para que o aproveitamento da luz natural seja acima da média, basta ir à Galeria Laguna. Recém inaugurado, o espaço é o edifício mais sustentável do mundo, de acordo com a USGBC (US Green Building Council - organização não governamental voltada para fomentar a indústria de construção sustentável).
Conheça todos os detalhes sobre o AMPIO Bigorrilho aqui.