Glass building with transparent facade of the building and blue sky. Structural glass wall reflecting blue sky. Abstract modern architecture fragment. Contemporary architectural background.| Foto:
  • Por Construtora Pessoa
  • 27/01/2023 13:04
Ouça este conteúdo
Entre as características da arquitetura contemporânea está a entrega de propostas exclusivas a clientes e investidores. Foto: Bigstock

Quem nunca passou em frente à uma obra inovadora e pensou: “uau, que fantástico!”. Essa é uma das principais características da arquitetura contemporânea: impressionar. Apostando na utilização de materiais modernos e sustentáveis para garantir uma estética de ponta, as construções têm investido, cada vez mais, na entrega de propostas exclusivas aos clientes e investidores.

Desde o seu surgimento, na década de 1980, até os dias atuais, a arquitetura contemporânea tem reinventado os modelos de construções, a fim de atender às diferentes expectativas do mercado. Além do design inovador, os arquitetos têm se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade, bem como a aplicação de elementos e funcionalidades que otimizem a rotina dos usuários.

Por dentro da Arquitetura Contemporânea

Também chamada de arquitetura pós-moderna, a arquitetura contemporânea reúne características e estilos diversos. Um dos pontos fortes da contemporaneidade é criar uma sensação de fluidez entre os ambientes,

que valoriza a vida moderna e, ao mesmo tempo, estimula a sensação de liberdade.

Esse estilo utiliza materiais que sustentam o conceito de inovação, como o concreto e a madeira. No entanto, valorizar a funcionalidade é a palavra de ordem. A naturalidade e a fluidez orgânica dos projetos, cada vez mais, ocupam posição de destaque.

Existem características diferentes que marcam a arquitetura contemporânea. Entre elas, estão:

Tecnologia

A tecnologia é fundamental para a criação de projetos inovadores. Mas é importante observar que ela não substitui a habilidade e o conhecimento de um arquiteto diante de um projeto complexo. Dessa forma, as ferramentas tecnológicas são desenvolvidas para auxiliar nas fases de criação e construção, aumentando a flexibilidade e produtividade no desenvolvimento de projetos e obras.

Minimalismo

Cada dia mais, projetos e obras são desenvolvidos com a noção de que "menos é mais", proporcionando credibilidade e sofisticação aos ambientes.

Esse conceito reforça a ideia de aproveitamento da iluminação natural, estimula a simplicidade dos espaços e utiliza geometrias simples. É importante ressaltar que, embora utilize poucos elementos, o estilo minimalista prioriza a beleza estética e a conectividade espacial.

Sustentabilidade

Um dos elementos da arquitetura contemporânea mais valorizado, por promover a harmonia entre o ambiente construído e o ambiente natural, é a sustentabilidade.

A partir da valorização da luz natural e o uso de materiais sustentáveis e orgânicos, esse estilo inclui componentes como o vidro, que cria a impressão de uma mistura entre limites internos e externos. O uso do paisagismo nesse cenário também é inteligente, por promover conforto e valorizar a beleza do ambiente natural.

Desconstrutivismo

Com fortes conexões futuristas, a arquitetura contemporânea também exibe formas fragmentadas e distorcidas. Ao mesmo tempo em que esse estilo impactante carece de linearidade, também cativa quem está diante dele.

Com estilos tão diversos, a arquitetura contemporânea segue unindo inovação e elegância para agradar públicos distintos e exigentes. A expectativa do mercado arquitetônico é que, cada vez mais, este tipo de construção surpreenda com obras sustentáveis e, principalmente, funcionais, a fim de atrair ainda mais investidores. Seu caráter plural e fora do óbvio, sem dúvidas, continuará sendo um diferencial de peso para os projetos atuais.