A cidade de Curitiba (PR) é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Entre os pontos que chamam a atenção de visitantes e moradores está a diversidade arquitetônica. As obras mais importantes da capital paranaense são reflexo de influências trazidas por imigrantes de diversos países, sobretudo da Europa. Das construções mais antigas até as mais atuais, é possível viajar por um universo que contempla história e inovação. E mesmo em imóveis comerciais e residenciais, essas influências se fazem presentes.
É comum que grandes centros urbanos se destaquem por obras de última geração. Ainda assim, as construções que carregam conceitos históricos nunca saem de moda. A mistura de elementos modernos, clássicos e contemporâneos encanta e, ao mesmo tempo, inspira os arquitetos mais jovens a reinventar seus trabalhos.
Tudo sobre a arquitetura
Conceitualmente, a arquitetura é um processo artístico e técnico que envolve a criação de espaços organizados e imaginativos para uma variedade de atividades. Dentro desse conceito, estão os segmentos clássico, moderno e contemporâneo, que, com suas diferentes características, compõem o cenário histórico de Curitiba.
Arquitetura clássica
Sua origem remonta, principalmente, à Grécia e a Roma para homenagear as divindades da época. Suas características mais marcantes são as colunas, os ornamentos, aberturas e frontões. Em Curitiba, podemos encontrar esse estilo nas seguintes construções:
Arquitetura moderna
Este é um estilo de composição que usa elementos simples para produzir composições surpreendentes. Foi uma tendência estilística do final do século 20 que apresentou obras mais críticas em um momento em que o mundo passava por mudanças tecnológicas. Exemplo deste segmento em Curitiba:
Arquitetura contemporânea
Este segmento começou no final da década de 1980 e reflete uma variedade de influências, reunindo uma série de características e tendências. As características primordiais dos projetos mostram uma mistura de várias tendências, como o moderno e o pós-moderno, conforme exemplos:
Museu Oscar Niemeyer (MON):
Cada uma com suas características, as obras arquitetônicas de Curitiba dão exemplo de conservação e se consolidam, cada dia mais, como patrimônios da história da capital do estado e, porque não, de um pedaço importante do país. Eles estão presentes não apenas em prédios públicos, mas também em edificações particulares e em imóveis comerciais e residenciais na capital.
Conhecer a arquitetura de uma cidade é conhecer também sua memória e as pessoas que a construíram. Circular pelas ruas, alamedas, praças e avenidas observando atentamente edificações permite mergulhar na história local e entender como passado e presente se fundem na construção de uma cidade que se abre para o futuro.