Saiba tudo sobre condominio| Foto: Freepik
  • Por Construtora Pessoa
  • 17/12/2023 10:30
  • Atualizado em 14/12/2023 às 07:36
Ouça este conteúdo

Casa em rua pública ou casa e apartamento em condomínios? Se você tem dúvidas de qual imóvel escolher para morar, confira as vantagens de habitar em um condomínio, um espaço com áreas comuns e regras para manter a boa convivência entre os moradores.

O que é condomínio?

Condomínios são a organização de propriedades compartilhadas por diversas pessoas no mesmo espaço ou edifício, seja para fins comerciais ou residenciais. Através dos condomínios é possível manter a organização e dividir responsabilidades para o bem-estar de todos os habitantes do local.

Em condomínios residenciais, o condomínio é um espaço onde residem diversas casas ou apartamentos em um mesmo endereço. Nestes arranjos, é possível encontrar áreas comuns como piscina, jardim, academia, entre outros. Estes costumam ser também atrativos para quem tem em vista comprar uma casa no local. Mesmo que sua residência seja individual e privada, nestes contextos compartilham-se áreas comuns.

Em condomínios, costuma-se ter uma taxa mensal para contribuir com a manutenção e gestão do espaço comum. Além disso, existem regras e regulamentos estabelecidos na convenção e no regimento interno, que visam garantir a convivência harmoniosa entre os moradores.

Quais são os tipos de condomínio? 

Existem diferentes tipos de condomínios e cada um com características específicas. Confira na tela a seguir:

<strong>Modelo</strong><strong>Características </strong>
ResidencialConjuntos habitacionais com unidades destinadas à moradia.
ComercialVoltado para uso empresarial — escritórios, lojas, empreendimentos comerciais.
MistosSão encontradas unidades residenciais e comerciais ao mesmo tempo.
LoteamentoResidências construídas em lotes individuais com áreas comuns.

Se você planeja morar em um condomínio, uma opção interessante é procurar empreendimentos em locais de confiança como os oferecidos pela Construtora Pessoa. Com diversos empreendimentos em condomínios como studios e penthouses, a construtora entrega condomínios seguros com áreas de lazer e compartilhadas para manter um bom convívio social. Confira os lançamentos clicando aqui!

Quais são os fatores obrigatórias para a constituição de um condomínio? 

Para a constituição legal de um condomínio, é necessário seguir alguns passos e providenciar determinados documentos. Confira:

  • Registrar a incorporação imobiliária perante o órgão competente: por exemplo, em cartório de registro de imóveis.
  • Registrar a convenção de condomínio: a convenção é um documento que estabelece as regras gerais de convivência e gestão do condomínio. 
  • Regimento interno: o regimento interno deve contém as regras mais específicas e detalhadas sobre a rotina e conduta dos condôminos. 
  • Assembleia Geral de constituição: essa reunião é extremamente importante para que os proprietários das unidades definem as normas e elegem os síndicos e demais cargos da administração condominial. 

Os condomínios são extremamente necessários para manter a boa convivência e manutenção dos espaços comuns.

Novas formas de condomínios

Hoje, é possível encontrar diversas formas de organização em condomínios. Essas mudanças estão surgindo com o intuito de atender às demandas e necessidades dos moradores. Confira a seguir algumas opções e suas características:

<strong>Modelo</strong><strong>Característica</strong><strong>Vantagens</strong>
HorizontalCasas construídas em terrenos amplos Oferecem maior privacidade e contato com a natureza
VerticalEdifícios com múltiplos andares e apartamentosProporciona um maior aproveitamento do espaço e infraestrutura compartilhada, como áreas de lazer e segurança 24 horas.
Condomínios — ClubeOferecem uma ampla gama de serviços e facilidades aos condôminosNormalmente possuem piscinas, quadras esportivas, salões de festas, academias, entre outros.
Condomínios SustentáveisPriorizam práticas ecologicamente corretasNormalmente possuem energia renovável, reciclagem, áreas verdes e sistemas de captação de água da chuva. 

Condomínio em multipropriedade imobiliária ou time-sharing

A multipropriedade imobiliária, conhecida também como time-sharing. Sua principal característica é ser uma  modalidade de condomínio em que diferentes pessoas adquirem o direito de uso de determinado imóvel por um período específico ao longo do ano, especialmente em locais turísticos.

Os multiproprietários são pessoas com direitos de uso de uma mesma unidade através do contato de time-sharing. Se contrapondo aos condomínios tradicionais onde cada unidade é de propriedade exclusiva de um proprietário por prazo indefinido.

Embora a multipropriedade tenha a vantagem de compartilhar os custos de manutenção do condomínio com flexibilidade para residir em diversos locais, é importante estar atento às regras e regulamentos estabelecidos pelo empreendimento e conhecer os direitos e obrigações de cada participante.