Quem disse que apartamento não é lugar de gato e cachorro? Se você gosta de ter seu melhor amigo de quatro patas por perto, seja em qualquer espaço ou ocasião, com conforto e espaço para brincar, saiba por que escolher um condomínio pet-friendly pode ser a melhor decisão a ser tomada.
Basicamente, um apartamento ou condomínio com cultura pet-friendly tem como objetivo proporcionar a melhor experiência pet possível, tanto para você quanto para o seu animal de estimação. Entre tantos outros fatores, os estabelecimentos que aceitam animais frequentemente dispõem de objetos atrativos e acessíveis distribuídos em áreas estratégicas.
Não é por acaso que o mercado imobiliário está em expansão, levando a um aumento contínuo das oportunidades de emprego nessas residências, à medida que se ajustam às novas necessidades e realidades dos donos de animais de estimação.
Isso faz com que investir em um condomínio pet-friendly com área de lazer completa e espaços pensados para proporcionar bem-estar aos animais, por meio de áreas como pet care, pet place, pet play etc., seja uma escolha assertiva.
Dicas para encontrar o imóvel pet-friendly ideal
O primeiro passo para planejar um apartamento pet-friendly é entender que o espaço de convivência também pertence ao animal de estimação. Dessa forma, ele deve estar pronto para seus momentos de intimidade compartilhados e deve garantir a tranquilidade e a segurança do seu pet, principalmente quando você não estiver em casa.
Para te ajudar na organização de um apartamento pet-friendly, separamos alguns elementos importantes que o ambiente precisa ter.
- Área de descanso – O espaço em que o pet vai dormir deve ser composto por camas ou colchonetes. Como resultado, ele não se acostumará a dormir em tapetes, sofás ou na cama dos donos. O conceito é o mesmo para cães e gatos. Muitos passam a maior parte de suas horas de vigília dormindo, portanto, preparar esse ambiente com carinho é crucial.
- Ampla circulação – Um ponto importante a ser levado em conta é que o apartamento precisa ter espaço para o animal se movimentar. Ou seja, os móveis não podem impedi-lo ou obrigá-lo a sair de casa sempre que precisar de conforto. As portas especificamente concebidas para a circulação são excelentes alternativas, pois permitem que o seu animal de estimação se movimente pela casa sem obstáculos.
- Hidratação - Cabe ao tutor decidir a melhor hora para alimentar o gato ou cachorro. Porém, com a água o rigor deve ser maior. É preciso deixar uma reserva disponível e trocá-la com frequência. A mesma regra vale para os condomínios. As áreas comuns, onde a circulação dos animais é permitida, precisa ter este recurso disponível e com fácil acesso.
- Móveis personalizados - Será muito mais fácil morar em um apartamento pet-friendly se parte da mobília for adequada também para os bichos de estimação. Atualmente, é fácil localizar móveis pet-friendly como, por exemplo, camas, colchões, sofás, armários e prateleiras. A ideia é que seu cachorro ou gato esteja sempre em sua companhia em qualquer cômodo da casa, mantendo-o sempre em uma área aconchegante.
- Escolha o piso ideal - O primeiro passo para escolher um piso é considerar os espaços aos quais o animal terá acesso, considerando as áreas externas e internas. O piso vinílico é um dos melhores tipos para casas com gatos e cachorros. Ele é recomendado especialmente para espaços internos e é delicado com a pelagem dos animais, reduzindo as chances de machucar as patas. Ele também é mais fácil de higienizar.
Independentemente de como será organizado o apartamento, é fundamental ter em mente que o principal intuito é proporcionar a melhor estrutura para moradores e pets, criando um ambiente de harmonia e conforto. O que vai permitir curtir a companhia do melhor amigo de quatro patas em todas as suas possibilidades.