Espaços práticos e otimizados estão cada vez mais presentes na lista de prioridades de quem procura por um imóvel. Seja para estudantes universitários, jovens, adultos ou até casais que buscam uma rotina prática, os studios são uma ótima opção para atender às expectativas. E quando eles vêm acompanhado de uma varanda ou área externa, as probabilidades de fechar negócio aumentam.
Os studios são residências menores com metragem quadrada variando de 20m² a 50m². Neles, o quarto, a sala e a cozinha normalmente estão todos conectados sem paredes divisórias. O único espaço separado da área comum é o banheiro. Entre as características dos studios está o compartilhamento de espaços comuns entre os usuários, como lavanderia, coworking, spa e cozinha.
Esses imóveis são muito procurados por pessoas solteiras e famílias pequenas, pois são acessíveis e práticos. Jovens estudantes e profissionais em início de carreira nas grandes cidades também fazem parte do público que mais procura os studios. Isso porque, na maioria das vezes, são pessoas que passam mais tempo fora de casa e, por isso, têm como prioridade a praticidade de espaços menores e bem localizados.
Refeições em restaurantes e pedidos de entrega de comida feitos por meio de aplicativos são indicadores adicionais do estilo de vida acelerado. Como resultado, não há mais a necessidade de uma cozinha grande, feita para quem passa bastante tempo dentro dela preparando refeições. Outro fator de peso para a escolha dos studios está na constatação de que brasileiros têm demorando mais para casar e ter filhos.
Varandas em studios: um diferencial de peso para os imóveis atuais
Ter uma varanda é sempre uma das prioridades de quem está procurando um imóvel, sobretudo pela possibilidade de ter um local para se retirar, relaxar contemplando a paisagem ou até reunir um grupo seleto de amigos e familiares. Muitos projetos já conectam ambientes internos e externos, então é normal que alguém que opte por um apartamento queira aproveitar ao máximo o espaço disponível.
A varanda de um studio pode ser projetada de diversas formas, dependendo do uso que se deseja dar a esse espaço. Pode ser um ambiente mobiliado apenas com uma poltrona para leitura, uma varanda gourmet equipada com mesa, cadeiras, banqueta gourmet e até uma churrasqueira, ou você pode ainda criar um espaço de trabalho nesse ambiente.
Três dicas para decorar varandas pequenas
Diferentemente do que muitos pensam, um espaço pequeno pode oferecer mais opções de decoração do que imaginamos. Quer saber como?
- Pense na finalidade do local - Determinar o objetivo principal de uma pequena varanda é o primeiro passo para decorá-la. Depois disso, você pode estabelecer algumas diretrizes do que não pode faltar nesse espaço. Por exemplo, se o seu plano é construir uma varanda gourmet, pense em colocar uma mesa, alguns bancos e quem sabe um pequeno armário de apoio.
- Dê preferência a móveis planejados - Cada cantinho faz a diferença numa varandinha. Por isso, um conselho é escolher móveis funcionais, com itens que tenham mais de uma finalidade. Para guardar ferramentas, equipamentos de jardinagem vertical e outros itens, pode-se utilizar, por exemplo, um banco de madeira com prateleira. O mesmo pode ocorrer com uma área de preparação de alimentos aberta na parte interior da sala, que pode abrigar banquetas que servirão de lugares para sentar-se durante as refeições.
- Aposte na decoração – A principal dica é não desconsiderar as paredes externas da varanda. Junto com a possibilidade de um jardim vertical, elas também podem abrigar pequenos móveis ou outros objetos, dando mais personalidade ao ambiente. Use enfeites de parede, como bandeiras e pôsteres, que também agregam beleza e personalidade à sua varanda. Há, ainda, quem troque uma parte do piso da varanda por pedras ou faça um deck de madeira.
Investir em pequenos detalhes torna a varanda mais atraente e acolhedora, mesmo que ela tenha um espaço reduzido.
Conheça os lançamentos da Construtora Pessoa e encontre o studio ideal para você!