A holding familiar ajuda na organização de processos sucessórios| Foto: Shutterstock
  • Por ContBraz
  • 29/04/2024 12:01
Ouça este conteúdo

Criar um patrimônio é importante, mas protegê-lo e aumentá-lo para que ele chegue às suas próximas gerações reforçado é fundamental. Para isso, você pode considerar a opção de fazer uma holding familiar, que é um tipo societário que centraliza bens e direitos e facilita a vida dos envolvidos.

Neste formato de organização, cada sócio - membro da família - tem uma cota de participação. Assim, todo lucro recebido pela holding é dividido proporcionalmente, em conformidade com o contrato social da empreitada. Esta é, em outras palavras, uma opção vantajosa para gerir bens de forma segura e equânime entre os envolvidos.

Fique até o final para entender tudo sobre esta modalidade, que pode valer muito a pena para a organização financeira e os processos sucessórios da sua família.

O que é holding familiar?

É uma estrutura empresarial que reúne o patrimônio dos membros de uma família, voltada para pessoas físicas que visam garantir e perpetuar o que foi adquirido ao longo dos anos. É, também, uma forma de profissionalizar a administração dos ativos que diminui riscos e aumenta o sucesso do planejamento sucessório, evitando o pagamento de tributos e o possível desgaste emocional da confecção de um inventário.

Com a holding familiar, os bens e direitos podem ser transferidos para a próxima geração de forma quase instantânea, com a possibilidade de que o proprietário decida ainda em vida como os distribuirá. Nela, os critérios objetivos de participação de cada beneficiário e seus papéis na manutenção do patrimônio ficam claros e acordados entre todos.

A holding familiar permite, em outras palavras, a centralização e melhora na gestão dos bens e negócios de um clã em uma única entidade.

Vantagens da holding familiar

As principais vantagens da holding familiar são:

  • Profissionalização da gestão do patrimônio familiar;
  • Melhora nas condições de tributação de atividades econômicas da família, como compra, venda e locação de imóveis da holding;
  • Economia em custos e tributos sobre a sucessão;
  • Simplificação da transmissão de patrimônio para as próximas gerações;
  • Diminuição dos desgastes emocionais entre herdeiros durante o processo de inventário;

Formatos de holding familiar

Há holdings familiares puras e mistas.A holding pura tem o intuito apenas de participação no capital social de outras sociedades.

A holding mista, além da participação em outras sociedades,  permite organizar o patrimônio sob um mesmo guarda-chuva, mas também explorar atividades econômicas com fins lucrativos a partir dele. Neste modelo, é possível colocar imóveis para alugar em nome da holding, por exemplo.

Como criar uma holding familiar?

A princípio, é necessário definir quais membros da família participarão da holding.

O próximo passo é registrar o contrato social na Junta Comercial e demais órgãos regulamentadores. Cada localidade conta com suas taxas, exigências e prazos próprios.

Se estiver considerando fazer uma holding familiar, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada neste tipo de questão. Assim, você receberá orientações adequadas e poderá cumprir todos os requisitos de documentação, regras e estrutura da empresa com excelência e em conformidade com as legislações vigentes.

Procure a ContBraz para abrir sua holding familiar

Se você quer abrir uma holding familiar para proteger os seus bens e direitos, dividi-los da forma ideal e até pagar menos tributos sobre a sucessão, entre em contato com a ContBraz Contabilidade.

Desde 1996, a empresa presta serviços completos para auxiliar empresas, inclusive familiares. Referência em soluções contábeis, financeiras e empresariais, a ContBraz pode ajudar você e sua família a manter e, inclusive, aumentar seu patrimônio.

ContBraz Contabilidade
(44) 3244-4085
www.contbraz.com.br
contbraz@contbraz.com.br
Av. Curitiba - 75 - Centro - 87140-000 - Paiçandu – PR