O projeto, que começou no meio digital, agora tem um espaço físico, que completa 1 ano.
O projeto, que começou no meio digital, agora tem um espaço físico, que completa 1 ano.| Foto: @francunhafoto
  • Por Cozinha Compartilhada
  • 29/05/2023 18:56

Um espaço gastronômico colaborativo cujo propósito é a valorização da comida, respeitando todas as pessoas que dela se sustentam, seja financeira, seja espiritualmente, essa é a Cozinha Compartilhada.

De início, o projeto serviu para conectar os mais diferentes profissionais da área “porque uma boa chef de cozinha depende de bons produtos/insumos, precisa de uma boa louça, de roupas apropriadas, enfim, da excelência de vários outros profissionais para ter qualidade no seu produto” conta Patrícia Lisboa, anfitriã da Cozinha Compartilhada.

Cada nova área que se integrava ao projeto, uma nova necessidade aparecia. Daí, surgiram, espaços na plataforma específicos para projetos sociais vinculados à área da Gastronomia, escolas para formação e aperfeiçoamento de profissionais, soluções de sustentabilidade, pesquisas, livros e até vídeos sobre ‘lições de cozinha’, aba que muito orgulha Patrícia: “um presente que recebi de profissionais-amigos, com um significado ímpar até para quem não é da área”.

Nesta altura, www.cozinhacompartilhada.com.br já era uma realidade.

<em> </em>Site do Cozinha Compartilhada. Foto: Reprodução
Site do Cozinha Compartilhada. Foto: Reprodução

“A partir do momento que as pessoas passaram a acompanhar o trabalho da Cozinha Compartilhada, aquele propósito ousado de unir pessoas começou a acontecer de fato. O site passou a ser um local de consulta e pesquisa. E novos negócios surgiram a partir dele”, conta Patrícia que confessa: “ousamos novamente quando nos propusemos a criar um espaço físico aqui.”

Então, em 2022 a Cozinha Compartilhada abre suas portas para servir de vitrine para pessoas e empresas compartilharem ideias, projetos, sonhos, soluções e criar parcerias. Essa é a essência do projeto Cozinha Compartilhada.

Além disso, um outro público passa a acompanhar as ações: “As pessoas que não são da área, mas que gostam de uma boa comida, de bons ingredientes e curtem produtos da Gastronomia, encontram aqui profissionais que ainda procuram oportunidades para mostrar seu talento e do que são capazes de produzir”, diz Patrícia.

“Ter a casa da Cozinha Compartilhada nos propiciou criar oportunidades concretas de atuação como, por exemplo, promover eventos, encontros presenciais, experimentos, ações sociais e servir de trampolim para micro e pequenos negócios, porque é da essência do projeto ter mindset aberto. Todo mundo precisa ter seu lugar ao sol e todas as áreas são importantes. Nos unirmos fortalece a área e todos crescemos juntos”, explica.

O espaço, no Juvevê – Rua D. Goulin, 1101 –, foi inaugurado em 2022. Atualmente, conta com duas cozinhas, uma sala de reuniões, biblioteca e exposições de produtos de compartilhantes.

Como funciona a Casa da Cozinha Compartilhada

A Cozinha Compartilhada funciona como um grande ambiente acelerador de projetos gastronômicos. “Dentro do que definimos como economia compartilhada, em que cada pessoa contribui com sua expertise, nascem produtos, produções, novos negócios e oportunidades para as pessoas em geral conhecerem profissionais promissores quando promovemos nossas Mostras”, explica Patrícia.

Para tanto, a casa da Cozinha Compartilhada conta com duas cozinhas equipadas que estão à disposição dos compartilhantes nas mais diferentes modalidades de utilização. Patrícia informa que esse é um ambiente experimental para pequenos empreendedores. “É um lugar de teste, para que você veja se sua capacidade produtiva melhora caso esteja fora de casa. A maioria das pessoas começam na cozinha de casa. Há um momento em que o empreendedor se pergunta se já é hora de expandir. Então, essas pessoas vêm e fazem esse teste aqui para ver se realmente precisam dessa infraestrutura”, detalha.

 Espaço conta com cozinhas industriais, de tamanhos diferentes, disponíveis para locação. Foto: Patrícia Lisboa
Espaço conta com cozinhas industriais, de tamanhos diferentes, disponíveis para locação. Foto: Patrícia Lisboa

Mensalmente, acontece a ‘Confraria da Cozinha’, um momento para networking e troca de conhecimento. No encontro, 12 profissionais de áreas correlatas à gastronomia se unem, trazem seus produtos e os principais desafios que enfrentam em seus negócios para uma roda de conversa. No bate-papo, todos podem apontar soluções e compartilhar experiências. “Nas conversas, sempre focamos no que agrega valor ao cliente, é da nossa filosofia: valorizar o que agrega e eliminar o que não agrega. A partir disso, todos os participantes acabam colaborando uns com os outros, afinal, não estamos no mercado sozinhos. Juntos, ganhamos força.  É uma rara oportunidade de conhecer novos fornecedores e profissionais diretamente”, afirma. Para se inscrever, basta entrar em contato por direct no Instagram @cozinha.compartilhada ou pelo Whatsapp (41) 98420-4443 e informar que gostaria de participar do próximo encontro.

Há ainda o jardim, onde os clientes escolhem entre mesas espalhadas ou usufruir do gramado. “Muitos dos nossos clientes chegam de bicicleta, tiram os calçados, estendem suas toalhas de pic-nic e aproveitam a tranquilidade do lugar e os produtos da ocasião”, afirma Patrícia. Nestes dias em que a casa está aberta ao público, novos empreendedores expõem seus produtos, suas produções, seus pratos e têm um contato direto com os clientes. Já a sala de reuniões, que comporta 6 pessoas, normalmente é utilizada para processos seletivos quando uma empresa procura um local neutro para aplicar os testes.

 O jardim é utilizado para eventos e também para a produção de conteúdo de produtos para as redes sociais. Foto: Fran Cunha
O jardim é utilizado para eventos e também para a produção de conteúdo de produtos para as redes sociais. Foto: Fran Cunha| @francunhafoto

Uma comemoração compartilhada

Ao completar três anos, o projeto que nasceu para conectar pessoas não poderia comemorar de outra forma: uma grande mostra de talentos.

A celebração, que acontece nos dias 17 e 18 de junho e conta com o apoio da @de.confeitar e da @unicesumaroficial, vai oferecer oportunidades de negócio, exposições, mostras de práticas culinárias representativas da nossa cultura, além de estimular rodas de conversa, troca de experiências e aumentar a rede de apoio aos empreendimentos.

“É uma alegria imensa para gente proporcionar às pessoas a oportunidade de conhecer novos negócios, pessoas talentosíssimas, comida e bebida de qualidade, produtos nossos”, declara Patrícia.

A programação vai contar com a venda de comida e bebida elaboradas por microempreendedores individuais e microempresas, aulas-show, workshops de culinária, música ao vivo e exposição e venda de produtos e serviços da área da alimentação.

As entradas começam a ser vendidas na próxima semana; os ingressos sociais têm valor de R$10 + 1 kg de alimento. Todo o alimento arrecadado será doado a uma instituição de caridade.

Confira os workshops:

Sábado (17)

12h - Café bem feito não costuma faiá, por Ana Argenta
13h20 - Responsabilidade social e sustentabilidade levadas à sério na formação em Gastronomia, por Santiago Orrego Henao, coordenador do Gastronomia Sustentável

14h30 - Técnicas para um petit four perfeito, por Karyne Iancoski
15h40 - Chocolates, por Polyana Rodrigues

Domingo (18)

12h - Chá além do óbvio - descobrindo os segredos do chá, infusão e blend, por Luciana Maira
13h20 - Pizza perfeita em casa, por Raphael Coelho

14h30 - As melhores formas de apreciar o cold brew em casa, por Aiko Kono
15h40 - Fotos e vídeos - foodporn para redes sociais, por Nakayana Matias

A lista de compartilhantes será informada em breve. Acompanhe o site e as redes sociais do Cozinha Compartilhada para mais informações.