CWB Barbecue Smokehouse é especializado em churrasco texano| Foto: Divulgação/CWB Barbecue Smokehouse
  • Por CWB Barbecue
  • 09/06/2020 10:03
Ouça este conteúdo

Viajar sem sair de casa é uma das experiências mais intensas que a gastronomia pode proporcionar. Por meio da comida, é possível provar pratos e ingredientes típicos de outras culturas, mesmo há quilômetros de distância. E tudo isso, muitas vezes, com apenas um clique no aplicativo.

Diretamente do aconchego do lar, é possível explorar sabores, estilos e receitas de outros países, que, mesmo antes da pandemia, nem sempre estavam ao alcance de todos. É nesta experiência que ultrapassa fronteiras que aposta o CWB Barbecue Smokehouse. Há dois anos, o restaurante investe em um cardápio que tem como carro-chefe o “churrasco texano”. Com foco mais intenso de entrega no delivery pelo iFood, o CWB chega a receber dois mil pedidos ao mês e mantém a avaliação muito próxima da nota máxima da plataforma.

A inspiração no menu desenhado pelo empresário Renato Soares, com a ajuda de sua esposa, Gitania Souza, veio das diversas viagens que ele fez aos Estados Unidos para visitar a irmã, Gika Muratore, que viveu no Texas por 12 anos. Foi lá, na terra dos cowboys e cowgirls, que ele descobriu as receitas que produz em seu estabelecimento, que já tem três unidades: em Santa Felicidade, com um pequeno espaço de salão, no Ahú, com atendimento exclusivo de delivery e, a mais recente, em Campo Largo.

A costelinha de porco com molho barbecue é uma das atrações do menu| Foto: Foto: Divulgação/ CWB Barbecue Smokehouse

“No Texas eles têm um jeito diferente de fazer churrasco, que deixa as carnes com um sabor defumado. O tempero também é bem característico, assim como os acompanhamentos”, diz o empresário.

As peculiaridades do churrasco texano incluem o tempero simples, com sal e pimenta- do-reino preta, e o processo de defumação, o grande diferencial da autêntica receita. “A carne é assada por um longo período, que dura em média 12 horas”, explica o empresário.

Para adaptar o churrasco texano no Brasil e deixar a carne com o mesmo sabor defumado, Renato precisou fazer uma parceria com uma empresa gaúcha, já que o forno usado por alguns restaurantes no Sul dos Estados Unidos não é encontrado por aqui. “O equipamento permite um apurado controle de temperatura, que ajuda a manter a umidade e a maciez da carne. Já o sabor defumado é garantido pela queima de lenha de árvores frutíferas, o que evita o amargor”, ensina.

O método utilizado pelo CWB Barbecue deixa a carne defumada e suculenta| Foto: Foto: Divulgação/CWB Barbecue Smokehouse

Os cortes usados, que estão diretamente ligados ao modo de preparação, também passam longe da tradicional picanha brasileira. O Brisket, que é o peito do boi, fica com uma leve capa escura defumada ao final do processo, que quando cortada revela uma carne suculenta. Já a Baby Back Ribs – o miolo da costelinha de porco -, desprende do osso com as horas de forno e o sabor defumado casa à perfeição com o molho barbecue, feito no próprio restaurante. No menu, outra atração é o Pulled Pork, sobrepaleta assada por dez horas, servida levemente desfiada, o que faz a carne desmanchar com delicadeza na boca. No cardápio da CWB Barbecue, Renato também incluí linguiça defumada – ou, Smoked Sausage.

Para acompanhar

Os acompanhamentos que são servidos no restaurante também seguem a tendência texana. Além das fritas e das Onion Rings, bem conhecidas pelos brasileiros, há a Gramma Potatoes Salad, que remete à nossa maionese, mas é feita com batatas com cascas e leva creme de leite, sour cream e aipo na preparação. Como prato frio, também tem a Coleslaw, feita com repolho, cenoura e maionese.

O feijão – ou Baked Beans – também é apresentado de uma forma que o deixa suavemente adocicado, que lembra muito o sabor da receita servida no English Breakfast. Tem, ainda, o Okra, que nada mais é do que quiabo à milanesa. E, por fim, o Mac and Cheese, o famoso macarrão americano feito com cheddar, o favorito da clientela.

No menu disponibilizado pelo iFood, é possível escolher pratos individuais, que incluem carne e um acompanhamento (R$ 22,90, no valor promocional), ou combos, que podem servir até quatro pessoas, como o All Inclusive (R$105,50, valor promocional), que entrega 400g de costelinha barbecue, 300g de brisket, 300g de Somed Sausage e 300g de Pulled Pork, acompanhado de duas porções a escolher. Se o cliente preferir, as carnes podem ser vendidas por peso e os acompanhamentos separadamente.

Mac and Cheese, Coleslaw e French Fries são alguns dos acompanhamentos possíveis para as carnes, como o Pulled Pork| Foto: Foto: Divulgação/CWB Barbecue Smokehouse

Clientela fiel

Nestes dois anos de atuação, o restaurante já cativou muitos clientes, já que, mesmo valendo-se das especificidades da preparação, consegue entregar o produto com gostinho de recém-saído do forno. “Temos uma padronização do processo, que inclui deixar a carne assando lentamente durante a noite. Assim, quando abrimos para os pedidos, às 10h30, a carne está no ponto ideal para o consumo”, explica Renato.

A administradora Ana Serafim é uma das clientes cativas na modalidade delivery e destaca o sabor e suculência do churrasco texano como pontos altos. “Gosto muito da comida texana pelo tempero marcante e apimentado, além da textura da carne defumada. Meus pratos favoritos são Pulled Pork, Brisket e a Coleslaw, que para mim tem um toque de comfort food”, revela.

A pegada de comida caseira e afetiva, atrelada a um estilo que respeita as tradições do autêntico churrasco texano, acaba por proporcionar, mais do que o sustento do corpo, uma experiência que transporta a uma cultura distante, mas que envolve como um abraço.

Serviço

CWB Barbecue
Delivery: iFood
Instagram: @cwb.barbecue
Facebook: @cwbbbq