Em busca de um estilo de vida mais saudável, começamos a nos perguntar como manter a energia em alta e encontrar um equilíbrio na saúde através de alimentação, exercícios e suplementos. A glutamina surge como uma alternativa para incluir na rotina diária, mas o que torna esse aminoácido tão especial e procurado?
Vamos entender melhor o que é a glutamina e para que serve, quais benefícios que ela pode trazer para o seu organismo e quando deve ser suplementada!
O que é glutamina?
A glutamina é um aminoácido não essencial, isso significa que ela é produzida pelo nosso corpo e, normalmente, não demanda uma suplementação. Ela é encontrada em grande abundância no organismo, presente em cerca de 60% do tecido muscular.
No entanto, quando se está passando por certas situações como estresse, problemas de saúde, dietas restritivas ou durante períodos de treinos intensos, o corpo pode exigir uma quantidade que o seu organismo não consegue produzir e a suplementação se torna uma alternativa.
O papel que a glutamina tem no organismo está ligado ao suporte ao sistema imunológico, à saúde intestinal e ao metabolismo. Ela fortalece as células da mucosa intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e criando uma proteção que ajuda a impedir a ação de vírus e bactérias.
Quais os alimentos que contém glutamina?
Podemos encontrar glutamina em alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos e laticínios. Nos vegetais e leguminosas, o espinafre, repolho, feijão, grão-de-bico e lentilha — entre outros — contêm quantidades significativas deste aminoácido.
Para que serve a glutamina e o que ela faz no corpo?
Como já vimos, a glutamina tem papéis importantes no organismo, ela serve como fonte de energia para as células imunológicas, é essencial para manter a integridade das células do intestino e na síntese de proteínas, auxiliando na recuperação rápida dos músculos.
Para quem é indicado glutamina?
Como a glutamina já é produzida naturalmente, a necessidade do consumo extra desse nutriente surge principalmente para atletas e para quem pratica exercícios físicos intensos.
Quem está com o sistema imunológico debilitado, ou em alguns casos de lesões e pós-cirurgias, também faz bom uso de uma suplementação. Em ambos os casos, você pode optar por consumir mais alimentos que contenham glutamina ou consumir na forma de suplementos.
Quem não faz atividade física pode tomar glutamina?
A glutamina não é exclusiva para quem faz atividade física, mas, no geral, ela pode ser benéfica em problemas de saúde ligados ao sistema imunológico e à saúde intestinal.
Quais os benefícios da glutamina?
- Melhora o funcionamento do intestino
- Ajuda na resistência a infecções
- Aliada ao ganho de massa muscular
- Fortalece o sistema imunológico
- Previne lesões durante os treinos
- Possui ação antioxidante
Qual é a forma correta de tomar glutamina?
A dosagem de glutamina depende do motivo de suplementação, seja para desempenho nos treinos, aumento da imunidade, hipertrofia ou outros, a dose pode variar entre 5 e 20 gramas diárias.
Geralmente os profissionais indicam em forma de suplemento em pó, que pode ser misturado em água ou outras bebidas, ou em cápsulas. Além disso, você pode complementar a glutamina com outros suplementos, como o whey protein, a creatina e BCAA.
Pode tomar glutamina qualquer horário?
Não há qualquer estudo que indique o melhor horário para tomar glutamina, nesse sentido você pode escolher qualquer momento do dia. Mas seguir uma rotina regular pode ajudar na consistência da suplementação.
No caso de objetivos ligados às atividades físicas, quando tomada no pré-treino a glutamina ajuda a diminuir a fadiga e melhorar o desempenho durante os exercícios. Quando consumida no pós-treino, ela atua na reposição de tecidos musculares, ajudando na recuperação.
Quanto tempo a glutamina começa a fazer efeito?
Cada organismo é único, a rapidez do efeito da glutamina pode variar dependendo da dosagem e da finalidade da suplementação. Os benefícios podem ser percebidos dentro de dias até semanas ou meses.
Quais são os efeitos colaterais da glutamina?
Geralmente, a glutamina não causa efeitos adversos, mas o excesso de dosagem no organismo pode causar alguns sintomas gastrointestinais.
Por isso busque um médico ou nutricionista para determinar a melhor dosagem para o seu caso.
A glutamina engorda?
A glutamina em si não é uma substância que causa ganho de peso, ela não fornece calorias ao organismo. Mas o seu uso pode melhorar a saúde intestinal e a absorção de nutrientes, o que pode contribuir para uma melhor utilização dos alimentos.
Fale no WhatsApp:
- Juliano - Vendas(41) 99979-8599
- Yuri - Vendas(41) 99778-2278