Você já ficou na dúvida do que comer no pré-treino? Às vezes exagerou ou evitou comer muito e acabou não tendo um treino muito produtivo?
A alimentação é essencial para alcançar os seus objetivos, principalmente no pré-treino porque o seu corpo precisa se preparar para ser desafiado. Saber o que comer, ou suplementar, vai transformar sua experiência na academia, então vem entender o que é o pré-treino e como usá-lo do jeito certo.
O que é pré-treino?
Pensando que os exercícios físicos vão demandar uma grande energia e esforço intenso do seu corpo, fica claro que o que você consome antes de treinar faz toda a diferença no seu desempenho. Esse momento recebeu uma denominação própria: o pré-treino.
A energia que você vai usar vem dos alimentos ou suplementos que você escolhe no pré-treino. No caso de alimentos, a melhor escolha é optar por carboidratos de qualidade e proteínas. No caso de suplementos, existem várias opções de pré-treino que vem em forma de pó, cápsulas ou líquido.
Os ingredientes encontrados nos pré-treinos podem variar, mas os principais são:
- Estimulantes como cafeína
- BCAAs
- Creatina
- Beta-Alanina
- Arginina
- Vitaminas e minerais
- Agentes vasodilatadores
- Componentes energéticos (carboidratos)
Para que serve o pré-treino?
O pré-treino é algo projetado para melhorar o desempenho das pessoas, aumentando o foco, energia e disposição ao oferecer nutrientes que vão te ajudar a manter um esforço de alta intensidade por mais tempo.
Quando se usa o pré-treino, pode-se esperar aumento dos níveis de energia e de concentração mental, maior resistência e força e aumento do fluxo sanguíneo que melhora a entrega de nutrientes e oxigênio.
Quando devo tomar o pré-treino?
O pré-treino precisa de um intervalo para ser absorvido pelo corpo, como são várias substâncias com tempos de absorção diferentes, o ideal é tomar o pré-treino de 15 a 20 minutos antes de se exercitar.
Como cada corpo e metabolismo é diferente, estude o efeito ao tomar o pré-treino para adaptar o processo ao que funcionar melhor para você.
Na hora de escolher alimentos, evite aqueles de difícil digestão, para não haver desconforto na hora de realizar os exercícios.
Quanto tempo dura o efeito do pré-treino?
Uma média de tempo de duração do pré-treino é de 4 a 6 horas, dependendo de cada pessoa e metabolismo.
Vários pré-treinos vem com uma quantidade alta de cafeína, que pode se estender ainda mais até 9 horas de duração. É indispensável analisar os produtos escolhidos porque o excesso de cafeína pode causar efeitos colaterais sérios.
Pode tomar pré-treino todos os dias?
Não é o ideal tomar pré-treino todos os dias, opte por usar nos dias de treino mais intenso. Ao tomar todo dia o seu organismo poderá se adaptar ao uso regular e demandar cada vez mais quantidade para ter efeito. Isso pode ser perigoso pelo excesso de substâncias que você ingerirá, principalmente em relação à cafeína.
Qual é o melhor pré-treino?
Não existe uma receita de bolo, o pré-treino vai variar dependendo da altura, peso, objetivo e do tipo de treino que será feito. Os melhores pré-treinos combinam diferentes componentes para oferecer um desempenho melhor.
O objetivo é você ter disposição desde a primeira até a última repetição, mantendo sua concentração e energia em alta.
O pré-treino para iniciantes, no entanto, deve ser mais suave, busque aqueles com uma lista de ingredientes mais simples e evite produtos com altas doses de estimulantes que podem não ser necessários, ou não cair bem, para quem está começando.
Existe efeito colateral no uso do pré-treino?
O pré-treino é composto por substâncias estimulantes, o ideal é procurar a orientação de um nutricionista para entender qual a dose certa com base no seu peso, altura e objetivos.
Tomar doses erradas de pré-treino pode provocar alterações na pressão arterial, taquicardia e outros efeitos colaterais.
Fale no WhatsApp:
- Juliano - Vendas(41) 99979-8599
- Yuri - Vendas(41) 99778-2278