Além de expressar beleza, alegria e empatia, o sorriso tem o poder de transmitir confiança, credibilidade e profissionalismo. Além de influenciar na dicção, a arcada dentária que compõe o nosso sorriso também influencia na nossa autoestima e, consequentemente, na nossa autoconfiança.
É muito mais desafiador comunicar-se com outras pessoas com assertividade quando nós mesmos não temos confiança no nosso próprio sorriso e na forma como as pessoas nos vêem. A autoimagem pode ressaltar nossos atributos positivos e negativos e com o distanciamento social devido a pandemia do COVID-19 e a intensificação de videoconferências gerou mais insegurança profissional em muitas pessoas.
Essa atividade colocou as pessoas em contato direto com a dinâmica do seu rosto, da oratória, e muitos passaram a observar mais seu sorriso e dentes reparando mais nos desalinhamentos e afetando negativamente a autoestima.
Muitos pacientes demonstraram uma preocupação estética com o sorriso, temendo que problemas dentários pudessem afetar sua credibilidade, sua posição na empresa ou no trabalho que exercem. A intenção é não passar uma imagem de descaso ou de quem não se preocupa com detalhes, o que poderia impedir um sucesso maior na carreira. Um sorriso bonito, com dentes em perfeito estado e bem alinhados pode melhorar a autoestima e, consequentemente, a performance de uma pessoa no trabalho.
Quando se trata do seu sorriso, sua autoestima pode ser fortalecida com pequenas e grandes decisões cotidianas. Além de cuidados com profilaxia e limpezas e clareamentos regulares, para casos de desalinhamento dos dentes e problemas de dicção pode ser recomendado o uso do tratamento norte-americano Invisalign, o aparelho ortodôntico transparente que aplica uma força leve e constante nos dentes para movimentá-los. O tratamento conta com trocas semanais ou quinzenais das placas que precisam ser usadas diariamente para alcançar o resultado desejado e passa por um rigoroso e preciso planejamento digital de todas as etapas.
Outros casos podem exigir implantes ou facetas através de recursos como o DSD (Digital Smile Design), uma ferramenta de planejamento com a qual é possível modificar digitalmente a cor, a forma e o tamanho dos dentes através de facetas ou lentes de contato em porcelana ou resina. Com esta tecnologia de Madrid, é possível visualizar qual seria a configuração mais compatível com sorriso, boca e lábios do paciente, permitindo identificar o que ele deseja. Na metodologia de tratamento são feitas gravações da fala de cada paciente para que seja possível identificar tudo que o incomoda na hora de desenvolver o planejamento do novo sorriso desejado.
A combinação das tecnologias do Invisalign e do DSD na Odontologia Digital trouxe uma performance muito maior para beneficiar o paciente, incorporando simulações para sugerir modificações com muito mais precisão e previsibilidade para o paciente, ajudando em sua tomada de decisão antes do início de qualquer tratamento. Cuidar do seu sorriso é o primeiro passo, mas para que você possa aproveitar o melhor da Odontologia Digital para tratamentos mais confortáveis, assertivos e tecnológicos, procure sempre por profissionais experientes e que possam olhar para o seu sorriso e para o seu caso com excelência através de um atendimento personalizado e exclusivo.