Está desconfiando ou percebendo que seu cachorro come cocô? A coprofagia em si não é prejudicial para o animal, principalmente se o cão for saudável e ingerir as próprias fezes, mas pode não ser inofensivo ao comer as de outros animais.
As fezes, além de serem um local propício à proliferação de fungos e bactérias, podem transmitir vírus e parasitas, caso o cão esteja infectado.
Contudo, apesar de não ser necessariamente prejudicial ao animal, o ato demonstra que tem algo de errado com o bichinho, portanto é preciso investigar qual o real motivo da coprofagia e como revertê-la.
Por que meu cão come as fezes?
Caso seu cachorro seja filhote, pode ser que esse hábito seja da idade, já que eles têm a mania de comer tudo que encontram pela frente, e que passe depois de um tempo. Mesmo assim, é importante analisar o caso junto com o veterinário.
Alguns fatores que podem ser responsáveis pela coprofagia:
Ansiedade e estresse: assim como nós, os cachorros também podem ter ansiedade e estresse. Os motivos são diversos: ficar muito tempo sozinho, ser mantido em um local pequeno demais, falta de qualidade de vida, brigas excessivas, etc.
Necessidade de atenção: muitos cães encontram na coprofagia uma forma de chamar atenção dos donos.
Predisposição: algumas raças, como shih tzu, possuem uma maior predisposição para esse comportamento.
Sinal de doenças ou parasitas: a coprofagia pode sugerir alguma condição de má absorção de nutrientes ou mesmo vermes no sistema digestivo. Isso faz com que o animal fique desnutrido e, assim, procure nas fezes a fonte dos nutrientes.
Má alimentação: uma alimentação pobre também pode ocasionar a coprofagia. Algumas rações, possuem grande quantidade de farinha de ossos e vísceras, altos níveis de carboidratos e fibras, com pouca proteína e gordura animal.
Esse tipo de alimentação pode ser insuficiente, já que esses componentes dão volume à ração, mas não nutrem o animal. Fome e falta de alimento também pode fazer com que o animal coma as fezes.
Conheça a docg. e cuide da saúde do seu pet.
Tratamento e prevenção
Mas, o que fazer para meu cachorro parar de comer cocô?
É sempre importante consultar um veterinário para entender o que, de fato, precisa ser feito, mas tente rever as condições do seu bichinho. Será que ele está se sentindo sozinho? Está estressado e ansioso?
Claro, invista sempre em uma boa alimentação e suplementação de vitaminas e nutrientes essenciais.
As rações Super Premium da docg.são excelentes por serem compostas de ingredientes naturais, proteínas e vitaminas que mantêm a saúde do seu pet. Os suplementos vitamínicos também podem ser usados como forma de promover uma boa nutrição.
O Suplemento em Pó Coprofagia em Cães é perfeito, pois é composto basicamente de ervas, pode ser inserido na ração do cãozinho e não tornará o cocô atrativo.
Idealizada em 2015, a docg. quer cuidar da saúde, do bem-estar e da longevidade do seu pet, oferecendo alimentos e outros produtos de qualidade, e um serviço especializado de banho e tosa.
Encontre a loja docg. mais próxima de você e invista na melhor alimentação e atendimento para o seu pet.
Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:
Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.
Em outras cidades do Paraná:
Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.