Variedade e tradição sempre foram marcas da gastronomia curitibana. São diversos os restaurantes e lanchonetes de comidas estrangeiras típicas, que vão desde o sushi até o quibe. Isso sem falar nas tradicionais redes de fast-food, uma tradição americana que está espalhada pela capital paranaense. E é também um prato comum nos Estados Unidos que vem ganhando popularidade na cidade: os donuts, sensação em muitos cafés.
Tradicionalmente, os donuts são uma massa frita, em formato de rosquinha, que pode ter variadas coberturas, como o chocolate. Há registros de que a iguaria tenha sido inventada pelo estadunidense Hanson Gregory, em 1846. Outros, contudo, indicam que a criação é de padeiros holandeses, ainda no século XVI. Mas mesmo que a origem possa render discussões, o fato é que o donut é comumente associado aos cafés dos Estados Unidos até os dias de hoje. É muito frequente vê-lo em filmes e desenhos americanos, com aquela aparência de dar água na boca.
E como não podia deixar de ser, no Brasil, o produto tem aparecido com diversas peculiaridades. Que tal, por exemplo, uma rosquinha de pistache? Ou uma de chocolate branco? Melhor ainda: um donut de manteiga e queijo derretido. Isso mesmo, uma massa salgada e aquecida na hora.
Desde 2019, a Dóffee – Donuts & Coffee oferece diversas opções de donuts e bebidas típicas estadunidenses em Curitiba. A loja trabalha no estilo to go, um sistema que permite os clientes consumirem os produtos em qualquer lugar. Os sabores são diversos, indo do doce ao salgado. Entre os mais pedidos estão o Boston Cream – o donut mais vendido no mundo –, recheado com baunilha e coberto com chocolate, o Kinder Bueno, o famosíssimo donut do Homer Simpson – da série americana Os Simpsons –, coberto com fondant cor de rosa e granulado colorido e o recheado com avelã e leite Ninho. Há, ainda, opções com recheio de frutas, como o de geleia de morango, de blueberry e com merengue de limão. Ao todo, a Dóffee tem mais de 20 sabores doces.
Já as opções salgadas variam entre o donut americano, de queijo cheddar, bacon e batata palha, o francês, com queijo brie e peito de peru, o holandês, feito com salame, queijo gouda e patê de ervas finas e o Bologna, de mortadela Ceratti, coberto com gergelim negro. Para quem prefere um sabor mais caseiro, as opções são o donut brasileiro, feito na manteiga, e o mineiro, com os queijos brie e muçarela.
Alysson Wiinsch, sócio fundador do café, diz que a ideia surgiu em 2018 e a intenção era fazer algo novo. “Nós queríamos trazer aos curitibanos um produto que, até então, não era tão explorado. Queríamos uma loja especializada em donuts e de bebidas especiais. Buscamos inspiração nos cafés dos Estados Unidos e reproduzimos a ideia aqui em Curitiba”, conta Alysson.
Sobre a produção e a fidelidade à tradição norte-americana, Alysson diz que todas as lojas da franquia têm produção própria e seguem uma receita desenvolvida especialmente para a Dóffee. Ele conta que os recheios, brigadeiros e geléias da loja são artesanais, o que garante produtos “macios e saborosos”. Para o fundador da Dóffee, todo esse cuidado reflete na experiência dos clientes.
“Toda essa composição e cuidado refletem no nosso produto. Somos verdadeiros com os clientes e buscamos sempre atender às expectativas sensoriais, visuais e, também, de textura e sabor dos donuts. Além disso, nossas lojas têm uma harmonia que remete ao doce, com cores alegres e um ambiente agradável”, reitera.
De maneira geral, a aceitação do curitibano a essa tradição estadunidense foi positiva. Alysson diz que ele e os sócios, Pablo e Letícia, são gratos à cidade, pois nela começaram um grande sonho, já que a Dóffee tem crescido muito e, pouco a pouco, se consolida no ramo dos donuts.
Por fim, o sócio fundador da loja diz que o importante é oferecer bons momentos aos seus clientes no ramo da gastronomia. “Nosso desejo é proporcionar um momento de alegria e felicidade para os nossos clientes. Queremos ter a oportunidade de participar do dia deles, oferecendo momentos de prazer e satisfação com os nossos donuts, em um ambiente agradável e único”, finaliza.
A Dóffee tem três unidades em Curitiba. Além da loja do Centro, que foi a primeira da franquia, quem quiser conhecer o café ainda tem as opções nos bairros Bigorrilho e Portão.