Tem vontade de abrir seu próprio negócio? Você não é o único. Muitas pessoas desejam utilizar seus conhecimentos adquiridos ao longo de anos de estudos e experiências em setores diferentes da atividade econômica para ‘serem donas do próprio nariz’, como diz o jargão popular. A ideia de ser seu próprio patrão é tentadora para muita gente. Mas qual a melhor maneira de dar o primeiro passo como um empreendedor sem correr riscos desnecessários?
Empreender exige investimento. E em tempos de incertezas, o ideal é iniciar essa nova jornada com um investimento assertivo, que garante retorno e lucros em curto prazo sem golpes ou pirâmides, certo? Uma das possibilidades mais seguras e rentáveis para quem busca iniciar algo próprio são as franquias.
Nesse post, você conhecerá o modelo ideal, quais as vantagens e dicas para a escolha certa na hora de apostar em uma franquia!
Segundo análise de 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias já recuperou o faturamento do período anterior à pandemia e deve registrar faturamento anual de R$ 200 bilhões nos próximos anos.
O franchising é simples: consiste em uma empresa (franqueador) que permite que outros empreendedores (franqueados) usem seu nome comercial, marca, produtos e serviços, bem como seu sistema de negócios e operações.
Ao adquirir a franquia, o franqueado recebe um pacote completo de treinamento e suporte para iniciar e operar o negócio. Isso inclui orientações sobre o gerenciamento, seleção de local, treinamento de funcionários, marketing e fornecedores. Em troca, o franqueado paga uma taxa para abrir a franquia e royalties sobre as vendas.
As franquias são baseadas em um modelo padronizado de operações que tem sido bem-sucedido em diversos mercados ao redor do mundo. O resultado esperado é que o franqueado possa replicar o mesmo sucesso e o modelo consolidado de negócio em sua própria unidade.
Por que franquias são vantajosas?
As franquias superam outras formas de empreendedorismo em diversos aspectos:
Modelo de negócio validado: nesse formato, o negócio já foi já testado e comprovado de diversas formas, o que minimiza o risco de fracasso do empreendimento.
Treinamento e suporte: a cada passo da jornada, os franqueados recebem treinamento diretamente da franqueadora, além de suporte, garantindo assim que o negócio seja gerenciado segundo os padrões de qualidade estabelecidos pelo franqueador.
Rapidez no início do empreendimento: como se trata de um modelo de negócios que já está em funcionamento, o início do trabalho é rápido, e conta com o apoio da franqueadora para a estruturação da unidade.
Marca consolidada: empresas que trabalham no modelo de franchising são, em geral, marcas já estabelecidas, conhecidas no mercado e com público definido, ajudando a atrair clientes para uma “nova unidade”. A credibilidade do negócio junto a fornecedores e ao consumidor aumentam as chances de sucesso do empreendimento.
Economias de escala: há um benefício pouco evidente, mas muito útil nesse modelo de negócio, que são as economias de escala em relação a compras, publicidade, marketing e outros aspectos do negócio. É que, neste formato, o franqueado passa a fazer parte de um conjunto de empreendedores com as mesmas necessidades que ele, e compras coletivas, por exemplo, são conhecidas por gerarem descontos consideráveis. A economia nesse modelo é palpável.
Possibilidade de expansão: os franqueados podem expandir seus negócios abrindo novas unidades ou aumentando o empreendimento, maximizando assim seus ganhos.
Apoio contínuo: as franqueadoras oferecem apoio contínuo aos franqueados, não só com o suporte, mas também por meio de diversos recursos inclusos na empresa, como softwares, manuais e até treinamentos, que possibilitam o sucesso também em longo prazo.
É importante lembrar que, mesmo com as vantagens de uma franquia, o sucesso só acontece com muito trabalho. O franqueado precisa ser extremamente dedicado ao negócio e seguir as orientações e diretrizes do franqueador para alcançar os resultados desejados. Por isso, é fundamental pesquisar muito para escolher a franquia ideal para a sua capacidade de investimento. Vale considerar o produto em si, a proposta de benefícios da franqueadora, modelo logístico utilizado por ela e até detalhes que vão desde questões financeiras até valores morais para verificar sua compatibilidade com aquela alternativa.
Procura uma franquia para chamar de sua? Conheça a Dóffee, uma rede de franquias que oferece um cardápio completo de donuts deliciosos, com os sabores mais variados. Com receitas originais, já consolidou junto ao público a qualidade de seus produtos. Apenas em 2022, a marca negociou 27 lojas distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Resultado da segurança que o investimento oferece. Criada em 2019, a Dóffee conta com centro de distribuição próprio, cuidadosamente pensado para o abastecimento de sua rede.
Para mais informações sobre como se tornar um franqueado, acesse o site da Dóffee e siga a rede no Instagram, no Facebook e no TikTok.