Você já sentiu dor ou ardência ao urinar? Se a resposta for sim, esse sintoma é um alerta do corpo. A produção, armazenamento e eliminação da urina são processos naturais do organismo e ter desconforto na hora de fazer xixi pode indicar doenças no sistema urinário.
Normalmente o problema costuma vir acompanhado de outros sintomas como mau cheiro da urina, corrimento uretral, além da vontade frequente de ir ao banheiro. A ardência ao urinar costuma ter origens variadas, muito em decorrência de um estilo de vida pouco saudável.
A contaminação que gera a ardência ao urinar pode acontecer em virtude de diversos fatores:
- anomalias anatômicas, como o estreitamento da uretra e próstatas grandes
- anomalias funcionais, como as disfunções da bexiga
- anomalias comportamentais: que envolvem infecções sexualmente transmissíveis (IST); e a ingesta de líquidos
- anomalias metabólicas: como quando ocorre a formação de cálculos renais quando migram pelo sistema urinário
- anomalias multifatoriais: no caso da população masculina e também idosa.
De acordo com o médico urologista André Labegalini, ao investigar o sintoma, é preciso cuidado para um diagnóstico preciso. “Muitas pessoas acreditam que essa dor seja sinônimo de infecção urinária, mas ela pode indicar vários problemas urológicos”, conta o especialista.
São mais de 10 doenças envolvendo os órgãos desse sistema que podem gerar ardência ao urinar como sintoma. Entre elas: infecção urinária, cistite e uretrite, pielonefrite, cálculo renal, pedra na bexiga, prostatite, hiperplasia prostática benigna, câncer do pênis e de bexiga, disfunções vesicais.
“Por isso, é importante a avaliação de um especialista para entender o que vem causando essa dor”,ressalta o urologista. O diagnóstico da doença correta costuma acontecer através do exame de sangue e também do de urina.
Em busca de um médico urologista? Conheça o especialista dr André Labegalini
Tratamentos para a ardência ao urinar
É importante lembrar que a ardência ao urinar é um sintoma e não uma doença, portanto para dar fim ao desconforto é preciso tratar a sua causa. Casos mais simples costumam ser tratados com antibióticos, enquanto os mais complexos podem demandar até internação hospitalar.
Ainda que o tratamento das doenças do sistema urinário elimine a ardência ao urinar, o melhor caminho para evitar o sintoma é trabalhar a prevenção. Segundo o urologista, incluir novos hábitos na rotina e levar uma vida saudável ajuda a diminuir o surgimento de doenças.
3 dicas simples que previnem doenças urinárias
O primeiro hábito indicado é não segurar a urina. Ao sentir vontade de fazer xixi, reserve um momento para ir ao banheiro. O ato de urinar evita que as bactérias que estão presentes em nosso sistema urinário permaneçam no organismo e causem doenças.
Para estimular a produção de urina, é fundamental o consumo de líquidos. Por isso, o segundo hábito é beber bastante água, cerca de dois litros ao dia. No caso dos chás, é preciso atenção para não escolher ervas nocivas à saúde e ao funcionamento dos rins.
O terceiro hábito é reforçar o sistema imunológico, com o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como as frutas e verduras.
Ao sentir ardência ou dor para urinar, procure um urologista. O especialista André Labegalini atende com consulta agendada pelo telefone 3322-0877, na Av Vicente Machado 467, 8 andar, conj 81, em Curitiba.
Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde? Acesse a página do Dr. André Labegalini.