A busca por tratamentos para artrose, principalmente no joelho, é mais comum na terceira idade. Isso acontece por causa do próprio mecanismo de formação da doença, que ocorre devido a degeneração gradual da cartilagem e menisco da articulação.
Com o tempo, a doença não tratada gera problemas sérios, como o desgaste das estruturas ósseas e da cartilagem do joelho. Além disso, o paciente experimenta dor após esforços físicos, rigidez pela manhã e perda de mobilidade.
Considerando a faixa etária mais afetada pela doença, o tratamento correto ajuda a manter a independência do paciente e melhorar sua qualidade de vida. Existem algumas opções disponíveis, incluindo as conservadoras e cirurgias minimamente invasivas. Entenda as principais delas abaixo.
Tipos de tratamento para artrose
Os tipos de tratamento para artrose variam de acordo com o estado geral de saúde do paciente e grau de comprometimento da articulação. Inicialmente, o ortopedista tenta alternativas conservadoras que ajudem a controlar a dor e a inflamação, mas a cirurgia pode ser necessária. Separamos as principais medidas de tratamento abaixo, frequentemente usadas em conjunto.
1. Tratamento conservador para artrose no joelho
O tratamento conservador é uma mistura de medicamentos e um breve período de repouso. Eles ocorrem principalmente em momentos de crise, quando a pessoa precisa de analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor.
Não existe como definir qual é o melhor tratamento para artrose no joelho sem uma consulta e avaliação do ortopedista. Alguns pacientes respondem bem a medicamentos analgésicos, como paracetamol, enquanto outros podem precisar de terapias complementares.
2. Mudanças no estilo de vida e atividades físicas
O diagnóstico da artrose no joelho deve gerar uma mudança mais geral no estilo de vida do paciente idoso. O objetivo é conseguir diminuir as dores sem perder mais mobilidade articular e independência. Para isso, será necessário incluir a fisioterapia e a prática de atividades físicas na rotina.
O tratamento fisioterapêutico para artrose no joelho é uma ferramenta importante para quem está em momentos de dor. Os exercícios de alongamento e fortalecimento realizados pelo especialista também auxiliam a retomar os movimentos e evitar piora no quadro. Alguns equipamentos, como ultrassom, também ajudam na analgesia.
Ao mesmo tempo, é importante começar a perder peso. O excesso de massa corporal gera mais pressão sobre o joelho fragilizado, piorando a dor e aumentando a chance de desgaste. Com a orientação de um fisioterapeuta, o paciente pode usar exercícios físicos para esse fim.
Só é importante tomar cuidado com a escolha de atividades. Exercícios de menor impacto, como natação, hidroginástica e Pilates, estão entre os mais recomendados.
3. Alterações na alimentação
Sabia que a alimentação também influencia no tratamento para artrose? Alguns pacientes apresentam déficits nutricionais importantes que afetam a saúde articular. Nesses casos, é importante receber o acompanhamento de um nutricionista para realizar a alteração alimentar ou recomendar suplementação.
Alguns nutrientes são difíceis de incluir na dieta por meio de alimentos convencionais. Por isso, o ortopedista pode solicitar a suplementação de nutrientes, como o colágeno tipo II;
4. Infiltração de ácido hialurônico no tratamento para artrose
As infiltrações com ácido hialurônico estão ficando cada vez mais comuns no tratamento para artrose. O ortopedista geralmente indica o procedimento quando o paciente não responde bem a outros tipos de tratamentos conservadores, como o uso de analgésicos.
A injeção da substância complementa a ação do ácido hialurônico endógeno, que existe naturalmente dentro da articulação. Assim, é possível melhorar a função da articulação e diminuir a dor, considerando que o ácido recupera as propriedades viscoelásticas do tecido sinovial. Também ocorre menor degradação da cartilagem durante o tratamento.
5. Tratamento cirúrgico para artrose no joelho
A operação é um procedimento cirurgico realizado em ambiente hospitalar. Quando falamos em cirurgia de prótese de joelho (artroplastia) em idosos, a técnica robótica (Robô Rosa Knee) diminui o tempo de internamento a e dor no pós-operatório, além de possuir uma precisão submilimétrica com alinhamento das pernas.
Mesmo internado, o paciente consegue voltar a movimentar-se em menos de 24h, mas ainda precisa do acompanhamento de um fisioterapeuta.
Como a perda de sangue e risco de infecção são menores, a cirurgia robótica também gera uma alta hospitalar mais rápida. Pacientes conseguem liberação médica e podem continuar o tratamento em casa em 1 ou 2 dias.
Passar por um procedimento cirúrgico como a prótese do joelhofica mais simples quando orientado e cuidado por um experiente e capacitado médico ortopedista. Agende uma consulta com o Dr. Antônio Tomazini.
O Dr. Antônio é ortopedista especialista em Artroscopia e Traumatologia do Esporte; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); atua no Hospital Marcelino Champagnat e na Clínica Orthofit.