A cirurgia de reparo meniscal artroscópico pode restaurar sua mobilidade, além de aliviar a dor
A cirurgia de reparo meniscal artroscópico pode restaurar sua mobilidade, além de aliviar a dor| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Frederico Scherner CRM-PR 32687
  • 11/10/2024 11:19

Você já sentiu uma dor no joelho que parece não melhorar, mesmo após tentar repousar, alongar ou tomar medicamentos? 

Se essa dor está limitando seus movimentos e impedindo você de aproveitar atividades físicas que antes faziam parte da sua rotina, pode ser que você esteja sofrendo de uma lesão meniscal. 

Esse tipo de lesão é mais comum do que você imagina, especialmente entre atletas ou pessoas que praticam atividades físicas com frequência.

A boa notícia é que existe uma solução eficiente e minimamente invasiva para recuperar sua mobilidade e se livrar da dor: o reparo meniscal artroscópico. 

Nesse texto, vamos explicar o que é uma lesão meniscal, como ela afeta sua vida e por que o reparo artroscópico pode ser o caminho para você voltar a viver sem dor.

O que é uma lesão meniscal e como ela afeta sua vida?

O Dr. Frederico Scherner, especialista em ortopedia, explica que o menisco é uma estrutura vital para o bom funcionamento do joelho, pois absorve impactos e protege as articulações. Quando ele se rompe, seja por um trauma ou desgaste, sua capacidade de se movimentar livremente fica comprometida.

“Os três principais sintomas de uma lesão meniscal são dor, inchaço e limitação da mobilidade do joelho. Isso não afeta apenas o corpo, mas também a sua qualidade de vida, porque atividades simples tornam-se dolorosas”, afirma o Dr. Frederico Scherner​.

Se você está sentindo esses sintomas, pode ser que uma lesão meniscal esteja limitando sua vida ativa. A boa notícia é que existe um tratamento eficaz e minimamente invasivo: o reparo meniscal artroscópico.

Reparo meniscal artroscópico: a solução que você procura para aliviar a dor no joelho

Se você já tentou de tudo, desde fisioterapia até medicamentos, e a dor persiste, o reparo meniscal artroscópico pode ser a solução definitiva. Diferente de cirurgias tradicionais, esse procedimento é feito com apenas duas pequenas incisões no joelho, permitindo que o cirurgião repare ou remova a parte lesionada do menisco.

“O reparo meniscal artroscópico é realizado com duas pequenas incisões e, com a ajuda de uma câmera e instrumentos especiais, o cirurgião pode visualizar e corrigir o problema diretamente na articulação. É um procedimento rápido, seguro e minimamente invasivo”, explica o Dr. Frederico​.

Esse tratamento é ideal para quem quer se livrar da dor e voltar a ter uma vida ativa, sem precisar passar por cirurgias invasivas.

Benefícios do reparo meniscal artroscópico

Além de ser um procedimento minimamente invasivo, o reparo meniscal artroscópico oferece muitos benefícios para você que está buscando uma solução definitiva para a dor no joelho. Entenda melhor os benefícios nos tópicos a seguir:

Alívio imediato da dor

Se a dor tem atrapalhado seu dia a dia, você merece saber que o reparo artroscópico proporciona alívio imediato. Assim que a área lesionada do menisco é reparada ou removida, o atrito dentro da articulação diminui, reduzindo a dor de forma rápida.

“Sentir dor constantemente afeta todas as áreas da sua vida, mas após o reparo meniscal, essa dor desaparece e você pode voltar às suas atividades com conforto,” diz Dr. Frederico​.

Rápida recuperação e volta às suas atividades

Ao contrário das cirurgias tradicionais, que requerem semanas ou até meses de recuperação, o reparo meniscal artroscópico permite que você retome suas atividades rapidamente.

“No mesmo dia da cirurgia, o paciente já pode caminhar, e em até 45 dias, ele pode voltar a fazer atividades físicas leves, como caminhada ou ciclismo,” explica o Dr. Frederico​. Ou seja, você pode voltar a praticar seus esportes e atividades preferidas sem dor.

Preserva a saúde do seu joelho no longo prazo

Preservar a maior quantidade possível de tecido saudável no seu joelho é essencial para evitar problemas futuros. Ao realizar o reparo artroscópico, o cirurgião trabalha para garantir que o menisco saudável permaneça intacto, reduzindo as chances de desenvolver artrose e outras complicações articulares no futuro.

“A nossa prioridade é preservar o máximo possível do menisco para garantir que o joelho continue funcionando bem a longo prazo”, explica o especialista​.

Como funciona o reparo meniscal artroscópico?

Se você está se perguntando como o reparo meniscal artroscópico pode ajudar você a se livrar da dor, aqui está o passo a passo desse procedimento:

Consulta e diagnóstico

O primeiro passo para o sucesso no tratamento é um diagnóstico preciso. Durante a consulta, o especialista realizará exames físicos e solicitará uma ressonância magnética, se necessário, para confirmar a extensão da lesão meniscal.

“Realizamos um exame físico detalhado e, se necessário, pedimos uma ressonância para verificar a gravidade da lesão antes de recomendar o procedimento ideal”, diz Dr. Frederico​.

Procedimento de reparo

No dia da cirurgia, o reparo é realizado por meio de duas pequenas incisões na parte da frente do joelho. Com o auxílio de uma câmera chamada artroscópio e instrumentos cirúrgicos especiais, o cirurgião consegue visualizar o interior da articulação e reparar ou remover a área lesionada do menisco.

“O procedimento é rápido e praticamente indolor. O paciente pode ir para casa no mesmo dia e começar sua recuperação imediatamente”, explica Dr. Frederico​.

Recuperação pós-cirúrgica

Uma das maiores vantagens desse procedimento é a rápida recuperação. Você pode caminhar no mesmo dia da cirurgia e, dentro de algumas semanas, já estará liberado para retomar atividades físicas leves.

“A recuperação é rápida, com o paciente vai para casa caminhando e pode retornar às atividades normais em cerca de 15 a 45 dias, dependendo da gravidade da lesão e do tipo de reparo realizado”, esclarece Dr. Frederico​. 

Em alguns casos, sessões de fisioterapia podem ser recomendadas para acelerar ainda mais a recuperação e fortalecer os músculos ao redor do joelho.

Consequências de não tratar a lesão meniscal

Não tratar uma lesão meniscal pode ter consequências graves a longo prazo. Se a lesão for ignorada, ela pode evoluir para um desgaste mais severo da articulação, resultando em artrose. Isso significa que o atrito dentro do joelho aumenta, causando dor crônica e limitando ainda mais sua mobilidade.

“O desgaste no joelho pode progredir rapidamente, o que pode resultar na necessidade de cirurgias muito mais invasivas no futuro, como a colocação de uma prótese”, alerta o Dr. Scherner.

Além da dor, não tratar a lesão pode impactar sua qualidade de vida, impedindo você de realizar atividades que antes eram parte da sua rotina.

Marque sua consulta com o Dr. Frederico Scherner e recupere sua mobilidade

Se você sofre com dores no joelho ou foi diagnosticado com uma lesão meniscal, não espere mais para procurar tratamento. O reparo meniscal artroscópico pode ser a chave para você recuperar sua mobilidade e voltar a viver sem dor.

O Dr. Frederico Scherner, com mais de 10 anos de experiência e mais de mil procedimentos realizados, oferece um atendimento personalizado e de alta qualidade, utilizando técnicas minimamente invasivas para garantir a recuperação rápida de seus pacientes.

Agende sua consulta com o Dr. Scherner hoje mesmo e dê o primeiro passo para recuperar sua qualidade de vida e voltar às atividades que você ama.

Dr. Frederico Scherner CRM-PR 32687