Embora seja um dos procedimentos estéticos mais populares entre os brasileiros, a rinoplastia, conhecida como cirurgia do nariz, não apresenta vantagens apenas para quem busca beleza e autoestima.
A cirurgia pode ser também muito benéfica para pacientes que possuem problemas respiratórios. Quando necessária clinicamente, ela ajuda a corrigir as obstruções nasais, promovendo qualidade de vida e melhoria na respiração.
Quando a rinoplastia é indicada?
A rinoplastia é muito eficaz para quem apresenta dificuldades de respirar. Mas, para que o resultado seja satisfatório, é preciso que o cirurgião analise minuciosamente as condições do paciente e avalie se o procedimento é de fato o mais seguro e viável.
De modo geral, a rinoplastia é indicada em casos de:
Desvio de septo
O septo nasal é uma parede formada por osso, cartilagem e mucosa que separa uma narina da outra. Quando o septo é disforme, ela pode vir a dificultar a passagem de ar pelo nariz. Por isso, é bastante comum que pessoas com desvio no septo respirem pela boca e ronquem durante a noite.
Entretanto, nem todos os casos necessitam de cirurgia. A rinoplastia só é indicada quando há uma dificuldade respiratória que não foi resolvida com o tratamento medicamentoso e quando o nariz do paciente é muito torto e a septoplastia – cirurgia do desvio do septo – também não foi suficiente para melhorar a sua respiração.
Correção de válvulas nasais
Os problemas das válvulas nasais acontecem em decorrência de uma fragilidade maior nas laterais das narinas. Ao realizar a rinoplastia, as válvulas nasais ficam com um grau de abertura suficiente, graças ao enxerto dilatador que é colocado no terço médio, permitindo a correção das válvulas. Isso permite que o paciente possa respirar sem dificuldades.
Hipertrofia dos cornetos
Os cornetos nasais, também conhecidos como conchas nasais, são estruturas responsáveis pela filtragem de ar durante a respiração. Quando os cornetos são hipertrofiados, isto é, crescidos, o nariz pode ficar obstruído e acarretar uma série de problemas respiratórios.
Nesse caso, a rinoplastia é fundamental. Isso porque a cirurgia ajuda a redimensionar os cornetos, deixando-as em tamanhos normais e fazendo com que o paciente não apresente mais dificuldades ao respirar.
Cuidados do pré-operatório
Pessoas com qualquer tipo de infecção respiratórias, principalmente bacterianas e crônicas (sinusite), devem comunicar os médicos das suas condições durante o planejamento da cirurgia. É imprescindível para evitar a infecção de enxertos utilizados na rinoplastia, por exemplo.
O que esperar do pós-operatório?
A cirurgia não é dolorosa, mas os primeiros dias após o procedimento podem ser um pouco desconfortáveis. Listamos aqui alguns sintomas que costumam aparecer após a realização da rinoplastia:
- Edemas
- Inchaços no local
- Dificuldade de respirar (a tendência é o paciente respirar pela boca entre a primeira e a segunda semana da cirurgia)
As dores podem ser tratadas com analgésicos ou anti-inflamatórios, de acordo com a indicação médica. Além disso, o paciente pode evitar incômodos utilizando soro fisiológico para limpar o nariz e bolsas de gelo para diminuir a dor e reduzir os inchaços no local.
Em relação à dificuldade de respirar, esta poderá ser tratada também com remédio prescrito pelo médico. Caso o problema persista por mais de um mês, é importante retornar ao cirurgião para relatar o ocorrido.
Conte com um cirurgião especializado para melhorar sua respiração
O Dr. Ivan Maluf Júnior é especialista em rinoplastia moderna. Ele possui Mestrado e Doutorado em cirurgia plástica; faz investimento contínuo em cursos, participações em eventos nacionais, internacionais e em networks; emprega tecnologias como os simuladores em 3D para avaliações e planejamento cirúrgico e técnicas modernas em cirurgia plástica.
O Dr. Ivan Maluf Jr. utiliza a mais moderna ferramenta de Tecnologia 3D do mercado, a @CrisalixBr, por meio da qual o paciente simula seu procedimento estético e pode visualizar com maior proximidade e segurança como será o resultado pós-cirúrgico.
Veja aqui a explicação do Dr. Ivan Maluf sobre a simulação 3D do resultado da rinoplastia
As operações com o Dr. Ivan são sempre feitas em hospitais, para que haja acesso completo à estrutura que uma cirurgia necessita. Você pode abandonar o medo na hora de fazer sua rinoplastia!
O Dr. Ivan, além de disponibilizar óculos VR (realidade virtual) para que o paciente saiba com maior exatidão como irá ficar seu nariz após a conclusão do procedimento, também realiza a chamada rinoplastia ultrassônica.
Essa técnica consiste em uma nova metodologia que dispensa a quebra do osso nasal, tornando o processo menos invasivo e mais seguro, preservando cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos. Esse método não lesa as estruturas vizinhas aos ossos, causando menos edema e menos hematoma no pós-operatório, configurando uma recuperação mais rápida e um resultado mais preciso.
Dr. Ivan Maluf Jr. - Cirurgião Plástico
CRM 26127 PR - RQE 17817
(41) 99967-8584