Para muitas pessoas, dores nas costas são desconfortos tão frequentes que já parecem fazer parte da rotina.
Sem identificar uma possível doença que justifique o incômodo, muita gente faz seu estoque de analgésicos e relaxantes musculares, toma os comprimidos frequentemente sem orientação médica e segue convivendo com o problema, apostando em alívios temporários.
Se esse é o seu caso, é fundamental que você saiba que dores nunca são normais. A dor sempre é um sinal de que algo no organismo não vai bem e precisa de um ajuste.
Algumas vezes, a origem desses quadros não é uma lesão detectável fisicamente ou até não tem relação com as variações encontradas nos exames. Sofrimentos psicológicos, por exemplo, podem ser o ponto de partida para dores persistentes.
Mudança de hábitos pode transformar reações do seu corpo
A análise integral do paciente é a chave para descobrir se a sua dor nas costas vem de um lugar que não diz respeito somente à saúde física.
Alguns desses fatores mais abstratos que podem causar dores frequentes são:
- Estresse;
- Transtornos psicoemocionais, como depressão e ansiedade;
- Situações traumáticas recentes que afetam o emocional, como luto, a perda de um emprego ou o término de um relacionamento;
- Sentimentos, atitudes ou crenças limitantes, que possam te manter em um ciclo constante de infelicidade ou frustração;
- Visões sociais ou espirituais que te deixem para baixo ou façam mal à sua mente;
- Alimentação inadequada;
- Sono não reparador;
- Falta de exercícios físicos.
Clique aqui e saiba mais sobre a relação entre dores crônicas e alterações emocionais
Então, como tratar essa dor?
O primeiro passo é procurar por um médico de confiança que esteja apto a encarar seu problema com um olhar amplo, que vá além das guias de exames clínicos e receitas de medicamentos.
É preciso escolher um profissional atencioso, que descarte outras possibilidades e, a partir disso, desenvolva um atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades para que você possa recuperar sua qualidade de vida.
Em Curitiba, uma das referências nesse tipo de abordagem é o ortopedista e cirurgião de coluna Dr Jonas Lenzi (CRM 23612 PR). Especialista em intervenção em dor, neurociência e tecnologia, o doutor atende no Pilar Hospital e utiliza a psicoeducação como ferramenta de trabalho para tratar quem sofre com dores crônicas na coluna.
Nesse tipo de tratamento, o paciente é incentivado a ser protagonista não apenas de seu processo de recuperação, mas também de áreas de sua própria vida que o estejam entristecendo e fazendo com que o corpo reclame.
Nas consultas, são lapidados alguns pilares para uma existência mais saudável, como reeducação alimentar, indicação de atividades físicas e tratamento para problemas psicológicos que possam estar impactando seu organismo.
Dependendo do caso, caminhos mais pontuais também podem ser adotados. Um deles é a proloterapia, técnica em que o médico injeta uma pequena quantidade de medicamento nos tecidos machucados ou danificados, aliviando o desconforto.
O primeiro passo para recuperar sua qualidade de vida e atravessar os dias sem dores é buscar pelo apoio profissional correto. Acredite: livrar-se da dor crônica é possível.
Clique aqui e agende sua consulta com o doutor Jonas Lenzi agora mesmo.