Um dos procedimentos mais requisitados entre homens e mulheres de todas as idades, a rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é indicada para corrigir aspectos estéticos, funcionais e deformidades.
Esse método pode ser realizado em pacientes a partir dos 18 anos, quando o desenvolvimento facial está completo. E é justamente no público jovem que a rinoplastia tem a preferência.
Por que fazer rinoplastia
Essa cirurgia é capaz de harmonizar o formato e o tamanho do nariz com o rosto e, para isso, leva em consideração a etnia e características dos olhos, testa, boca e queixo do paciente.
Além dos benefícios estéticos, a cirurgia plástica do nariz possibilita corrigir problemas capazes de interferir diretamente na função respiratória, como desvio de septo, o posicionamento e a má formação nasal.
Benefícios da rinoplastia
Entre os benefícios do procedimento estão a adequação do tamanho e harmonização do nariz com o restante da face, estrutura nasal mais delicada, redução do tamanho da saliência nasal e melhora da projeção da ponta do nariz.
A rinoplastiatambém tem o objetivo de manter ou melhorar a integridade das funções nasais, tais como a respiração, a filtração, a umidificação e o aquecimento do ar inalado, o que também ajuda a preservar a ressonância da voz e o olfato.
Os tipos de plástica no nariz
As expectativas e necessidades do paciente estão diretamente ligadas ao tipo de técnica pela qual ele irá se submeter.
A rinoplastia estética talvez seja a mais comum, sobretudo entre os jovens que desejam corrigir imperfeições, entre elas: redução ou aumento do tamanho, redução ou aumento do dorso nasal e alteração da columela (fenda que divide as narinas).
A rinoplastia funcional é indicada para pacientes que têm vontade de se submeter a uma cirurgia plástica do nariz e sofrem com algum distúrbio respiratório, tais como desvio de septo e hipertrofia de cornetos.
A rinoplastia étnica é realizada por pessoas insatisfeitas com os traços étnicos presentes no formato do nariz e desejam deixá-lo mais harmônico com o rosto. Aqui se enquadram aqueles pacientes com vontade de modificar as asas nasais abertas ou grandes, assim como também quem tem a projeção da ponta do nariz caída.
A rinoplastia secundária, ou cirurgia de correção ou revisão, acontece quando pacientes que passaram por um ou mais procedimentos no nariz estão insatisfeitos com o resultado.
A rinoplastia pós-traumática, como o próprio nome indica, é realizada em pessoas que passaram por algum tipo de trauma facial, capaz de interferir no formato ou funcionamento do nariz, causando problemas respiratórios e/ou deformidades.
Como saber qual o tipo de rinoplastia é mais indicada para seu caso
A melhor maneira de saber qual tipo de cirurgia é mais indicada, assim como também quais os detalhes de todo procedimento, é conversando com um profissional capacitado.
Você pode realizar a busca no site do Conselho Federal de Medicina.
Dr. Leonardo Pereira Fernandes, cirurgião plástico (CRM/PR 30904, RQE 2732). É também membro internacional na Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS, na sigla em inglês).