De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e terceiro mais comum em mulheres no Brasil (sem contar os cânceres de pele não-melanoma). Desde 1985, é o câncer que mais mata no mundo todo.
E quem é o paciente de mais risco? Aquele que fuma.
85% dos casos estão relacionados ao uso do tabaco. Então, fique atento aos sintomas do câncer de pulmão e procure o acompanhamento de um especialista. Se você não tem sintomas, mas fuma há algum tempo também é muito importante que você realize avaliação médica especializada.
Continue a leitura e entenda melhor.
Câncer de pulmão: sintomas
Os principais sintomas dos pacientes com câncer de pulmão são: falta de ar, tosse, tosse com sangue, emagrecimento, dor no peito e cansaço.
Normalmente, os sintomas aparecem em estágios mais avançados da doença, mas, em alguns casos, podem aparecer no início. Por isso, é importante fazer acompanhamento médico e parar de fumar o quanto antes.
O que fazer se aparecerem os sintomas de câncer de pulmão?
Procure por um especialista, como um cirurgião torácico, para fazer todos os exames necessários para o diagnóstico. Caso os exames identifiquem o câncer de pulmão em estágio inicial, o tratamento cirúrgico é a escolha para a maioria dos casos, sendo que procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, como a cirurgia robótica, são os preferenciais.
Essa cirurgia com o auxílio de um robô cirúrgico é minimamente invasiva e possui maior precisão. Ela também promove um pós-operatório mais confortável e, em pouco tempo, o paciente consegue voltar à rotina.
O Dr. Liu Estradioto realiza essa cirurgia torácica de alta complexidade (cirurgia robótica). Em sua consulta, ele explica todo o procedimento e tira suas dúvidas sobre o assunto.
Saiba mais sobre o Câncer de Pulmão.
Dr. Liu Estradioto CRM-PR: 30.745