O suor excessivo pode ser um sinal de hiperidrose.| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Liu Estradioto | CRM-PR 30745
  • 06/10/2022 09:56
Ouça este conteúdo

Está suando muito, é normal? Depende, se você está suando muito sem fazer nenhum esforço físico ou sem calor algum, pode ser algum sinal do corpo a um problema hormonal, reação a algum tipo de medicamento ou a hiperidrose. Para tirar essa dúvida, é essencial que você procure por um médico especialista.

A boa notícia é que a hiperidrose não é grave, mas pode causar muito desconforto no dia a dia e nas relações com outras pessoas.

Outra boa notícia? Há tratamentos para essa condição. Continue lendo.

Tipos de hiperidrose

Existem dois tipos de hiperidrose: a primária e a secundária.

Na primária, a pessoa nasce com essa condição e geralmente o suor excessivo acontece em regiões isoladas como nas mãos, axilas, face e pés.

Já na secundária, o suor pode ser noturno, é geralmente difuso, e pode decorrer do uso de medicamentos, distúrbios hormonais, algumas doenças, entre outras razões.

Ou seja, se você sempre teve suor excessivo em uma região específica do corpo, pode ser que o seu caso seja de hiperidrose primária.

Agora, se você a desenvolveu depois de um período, provavelmente é a secundária. De qualquer forma, somente um médico pode investigar com cautela e diagnosticar corretamente.

Não tenha vergonha! A hiperidrose afeta de 1 a 3% da população e pode ser tratada com acompanhamento profissional.

Tratamentos para o suor excessivo

Há tratamentos mais simples e menos duradouros, como desodorantes, cremes e medicamentos. Assim como aplicação de botox, um procedimento efetivo, mas que necessita de reaplicações.

Se você procura por um tratamento definitivo, a simpatectomia torácica por videocirurgia é uma boa opção. Essa é uma cirurgia minimamente invasiva, com baixa taxa de complicações, em que é colocado um pequeno clipe metálico na cadeia simpática torácica.

Agende uma avaliação

Antes de escolher o melhor tratamento, você precisa agendar uma consulta com um cirurgião torácico. Esse especialista pode avaliar se você é um candidato a simpatectomia torácica.

Saiba mais em: https://drliuestradioto.com.br/

Dr. Liu Estradioto CRM-PR: 30.745