O pectus excavatum e o carinatum podem ser tratados definitivamente com cirurgia.| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Liu Estradioto | CRM-PR 30745
  • 06/10/2022 10:19
Ouça este conteúdo

Com quantos anos você notou que seu peito era diferente do das outras pessoas? Neste texto, há mais informações sobre o pectus excavatum e o pectus carinatum, e boas notícias para você que procura por um tratamento definitivo.

Continue lendo.

O que é pectus excavatum e pectus carinatum?

O pectus excavatum é uma alteração no tórax, mais especificamente um afundamento do esterno (osso do meio do peito) e das costelas. O pectus carinatum é o contrário do excavatum, o osso esterno fica projetado para fora.

O peito escavado pode trazer algumas complicações no coração e no pulmão, mas são incomuns.

A principal queixa associada a essas duas condições é de ordem estética, que acarreta insegurança, baixa autoestima, vergonha de exposição em público e distanciamento social.

O pectus excavatum e o pectus carinatum têm tratamentos?

Ambos têm tratamento.

Para o pectus excavatum, tanto a cirurgia de esternocondroplastia quanto a cirurgia de Nuss (cirurgia por vídeo) podem ser realizadas. Para o pectus carinatum existe tratamento cirúrgico e não cirúrgico, a avaliação com médico especialista é fundamental para determinar o mais adequado.

Quer saber mais sobre esses dois procedimentos? Clique aqui.

Busque uma avaliação médica

É importante que você entenda a sua condição antes de procurar por qualquer tratamento. Por isso, consultar um cirurgião torácico que tenha experiência com pectus excavatum e pectus carinatum é fundamental para  avaliar o seu caso.

O Dr. Liu Estradioto é especialista em cirurgia torácica e realiza o tratamento para correção de ambos os pectus.

Entenda melhor sobre o seu caso falando com um especialista.

Dr. Liu Estradioto CRM-PR: 30.745