O peito escavado é uma alteração congênita da formação do tórax. Por conta disso, a região fica com uma aparência como se tivesse um buraco no peito.
Se o seu peito é assim, continue lendo e entenda mais sobre essa condição.
O que é peito escavado?
O peito escavado ou, como é conhecido cientificamente, pectus excavatum, é uma deformidade do tórax em que o esterno (osso do meio do peito) encontra-se afundado. Observa-se uma depressão no tórax.
Na maioria dos casos essa deformidade não afeta a saúde.
No entanto, há casos raros em que ocorrem problemas cardíacos e pulmonares. Por isso, é importante procurar um médico para verificar se não há outras doenças associadas.
Uma queixa frequente relatada pelos pacientes que possuem o pectus excavatum ou “peito de sapateiro”, como também é conhecido, é com a autoestima, com a vergonha de expor o tórax em público.
Peito afundado: como corrigir?
A correção do pectus excavatum pode ser realizada por meio de duas cirurgias: a esternocondroplastia e a cirurgia de Nuss.
A esternocondroplastia é um procedimento convencional que retiraas cartilagens e reposiciona o esterno para corrigir a curvatura. Também é colocada uma barra metálica no tórax para manter o osso na posição correta.
A cirurgia de Nuss é mais recomendada por ser minimamente invasiva e poder ser feita por vídeo. Nessa cirurgia também é colocada uma barra metálica na caixa torácica — clique aqui e conheça mais sobre as cirurgias.
Entenda mais sobre esses procedimentos!
Agende uma avaliação médica
Para fazer a correção de seu peito escavado, você precisa agendar uma consulta com um cirurgião torácico que tenha experiência com esternocondroplastia e cirurgia de Nuss.
O Dr. Liu Estradioto é especialista em cirurgia torácica e realiza o tratamento para correção de pectus. Através de uma consulta é possível avaliar cada caso para entender o tipo de deformidade e, então, oferecer a melhor opção para corrigir o seu pectus excavatum.
Saiba mais sobre pectus clicando aqui
Dr. Liu Estradioto CRM-PR: 30.745