Depois de um tempo com a prótese de silicone, em alguns casos, pode ocorrer uma certa insatisfação com o que se vê no espelho. Ao colocar um vestido decotado, por exemplo, a pessoa pode não se sentir tão atraente quanto antes, por perceber que o colo não está mais tão marcado.
Além disso, outras causas como a amamentação ou perda rápida de peso também podem levar a essa sensação de que as mamas não estão mais tão firmes como no período em que o implante foi recém colocado.
O que é mama estruturada?
Mama estruturada é o nome dado a um conjunto de técnicas que visam a deixar o colo mais bonito e a prótese de silicone definida por mais tempo.
“Recebo em meu consultório pacientes que já têm prótese com a queixa de que o colo mamário não está tão marcado. Durante o exame físico, concluímos que não é de um aumento de volume que ela precisa, mas sim,de um reposicionamento da prótese associado a uma restruturação”, explica o cirurgião plástico Dr. Mario Bongiolo (CRM PR 23809/ RQE 1970).
Esse conjunto de técnicas é conhecida como sutiã interno. Nele, a parte inferior e lateral da mama são reforçadas com fios cirúrgicos, juntamente é feita também a alça muscular, que é uma faixa de músculo usada para sustentar a lateral da mama, evitando que ela ceda ou "escorregue" para os lados quando esta deitada.
Dessa forma, a prótese fica melhor posicionada, deixando o colo com contorno evidente por muito mais tempo, e não só a curto prazo.
Vantagens a curto e longo prazo
Além do ganho estético, a longo prazo a técnica de prótese mama estruturada promove maior sustentação do implante, diminuindo a necessidade de fazer cirurgias reparadoras. A técnica também evita a mastopexia no futuro – a cirurgia que retira o excesso de pele das mamas para que haja um lifiting da região — o que acaba sendo comum quando a prótese é inserida de maneira tradicional.
Dr. Mario Bongiolo, cirurgião plástico: CRM PR 23809/ RQE 1970.