A pálpebra caída é comum em pessoas com mais de 30 anos e pode ser resolvida com a blefaroplastia| Foto: Shutterstock
  • Por Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista CRM - PR: 34.430 RQE: 27.774
  • 17/11/2022 20:59
Ouça este conteúdo

Você se incomoda e vive pensando em como seria fazer uma cirurgia para levantar as pálpebras?

A blefaroplastia é a cirurgia plástica para melhorar a aparência e a funcionalidade das pálpebras e pode ser o tratamento para o seu caso. Conheça esse procedimento em mais detalhes.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia ou cirurgia da pálpebra é um procedimento cirúrgico realizado para diminuir excesso de pele, bolsa de gordura e flacidez na área das pálpebras. Os resultados dessa cirurgia garantem um rosto mais jovial, simétrico e leve, já que a gordura dá uma sensação de peso nos olhos. A blefaroplastia pode até mesmo melhorar a visão periférica.

A cirurgia palpebral é recomendada caso você tenha:

  • Pálpebras assimétricas;
  • Excesso de pele na pálpebra superior ou na pálpebra inferior;
  • Pálpebras caídas por razões musculares;
  • Bolsas de gordura aparentes na área dos olhos.

Como é feita a cirurgia?

De acordo com a Dermatologista Dra. Isabela Pitta, especializada em tratamentos em pálpebras, a cirurgia é realizada por meio de uma pequena incisão feita sobre os sulcos da pálpebra superior para retirar a gordura e deixar a cicatriz imperceptível.

Durante a cirurgia, também podem ser removidos partes do músculo. Na pálpebra inferior, a operação pode ser feita sem remoção da pele ou por via cutânea, abaixo da linha ciliar.

Há várias maneiras de realizar a blefaroplastia; a técnica aplicada em cada pessoa depende do seu caso, se há excesso de pele, gordura ou um músculo caído.

O procedimento tem baixos riscos de complicações e é realizado com a ajuda de aparelhos que otimizam a operação. Ele dura em média de 1 a 2 horas, sendo realizado sob anestesia local em centro cirúrgico.

Leia também: As suas linhas de expressão incomodam? Saiba o que pode ser feito

Como é o pós-operatório da cirurgia de pálpebra?

O pós-operatório da cirurgia de pálpebra caída é tranquilo e rápido, sem muitas dores. Inchaços e roxos são normais, mas são facilmente tratados com compressas frias e pomadas. Em até 1 semana o paciente já pode voltar ao trabalho e em até 8 dias os pontos são retirados.

Agende uma avaliação médica

Se você ainda tem muitas dúvidas sobre a blefaroplastia, o melhor é agendar uma consulta com um especialista para entender com mais detalhes sobre o procedimento e se é a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Mesmo que seja uma cirurgia de baixo risco, se realizada por uma pessoa mal capacitada, a chance de haver complicações é mais alta.

Uma cirurgiã e dermatologista de renome na região de Curitiba é a Dra. Isabela Pitta. Ela é especialista em tratamentos na área dos olhos e realiza desde pequenos procedimentos até a cirurgia de pálpebra.

Dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Pós Graduada em Cirurgia Dermatológica avançada, a Dra. Isabela orienta que procedimentos estéticos avançados devem ser bem avaliados e realizados por médicos especialistas capacitados.

A área dos olhos envelhece com mais facilidade e requer tratamentos específicos. Durante a cirurgia, é possível realizar a correção de assimetrias, tratar flacidez muscular e bolsas de gordura, de acordo com a especialista,  Dra. Isabela Pitta, que opta por realizar este tratamento de forma mais completa.

Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista
CRM - PR: 34.430
RQE: 27.774