Como acabar com a celulite? Tratamentos promovem uma melhora significativa no aspecto “casca de laranja”
Como acabar com a celulite? Tratamentos promovem uma melhora significativa no aspecto “casca de laranja”| Foto: Shutterstock
  • Por Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista CRM - PR: 34.430 RQE: 27.774
  • 18/11/2022 11:17

A celulite é uma das grandes vilãs da autoestima feminina e atinge, até mesmo, celebridades que se dedicam muito mais à estética do que pessoas comuns conseguem. A boa notícia é que existem formas de amenizar o aspecto “casca de laranja” e estar mais confiante para o verão.

Acompanhe o texto para saber como diminuir celulite com 4 tratamentos.

O que é celulite?

Celulite, cujo nome científico é Lipodistrofia ginoide, é uma alteração originada por três importantes fatores: acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Com isso, a região fica desnivelada, com ondulações, retrações e mais dura que o restante do corpo.

“A partir das alterações no tecido gorduroso ocorrem, também, modificações na microcirculação, o que aumenta o tecido fibroso. Daí o aspecto endurecido”, explica a dermatologista Dra. Isabela Pitta.

O que causa celulite?

Essa é uma pergunta fundamental para alinhar as expectativas quanto aos possíveis tratamentos. A celulite é multifatorial, ou seja, tem causas genéticas, alimentares e de estilo de vida. Portanto, não há milagre: se a alimentação não for balanceada e exercícios físicos não forem incluídos na rotina, a celulite provavelmente vai voltar a aparecer.

Além disso, algumas mulheres têm maior predisposição a essa condição, especialmente nas coxas e nas nádegas. No geral, é indicado perder gordura corporal como um todo para que o resultado seja mais satisfatório.

Como diminuir a celulite?

“É preciso tratar a qualidade pele, para melhorar o aspecto da celulite, e nisso os tratamentos estéticos são excelentes”, explica a Dra. Isabela. Ela também deixa o aviso: “cremes para celulite são inúteis, pois agem em uma camada mais externa da pele”.

Como reduzir a celulite é possível? Associando os tratamentos abaixo, que são tecnológicos e complementares.

Aplicação de enzimas

São aplicadas microinjeções de enzimas lipolíticas, que também ajudam a tratar a flacidez. As enzimas são proteínas que têm como função acelerar reações metabólicas que acontecem nas células. Nesse caso, para auxiliar na quebra de gordura localizada.

Bioestimuladores de colágeno

As substâncias injetadas na pele estimulam a produção de colágeno natural em qualquer área do corpo. O que ocorre é que elas provocam uma leve reação inflamatória, ativando os fibroblastos, células que produzem o colágeno. Por sua vez, o tratamento auxilia no combate à flacidez e à celulite.

Radiofrequência

A produção de colágeno deste procedimento também diminui as traves fibrosas que retraem a pele e deixam o aspecto de “casca de laranja". Para tanto, é utilizada uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura.

Ultrassom microfocado

Essa tecnologia de ultrassom aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a formação de colágeno, retardando a flacidez e melhorando a elasticidade da pele.

Para a celulite, é indicado o ultrassom de alta potência que tem o poder de penetrar 15 mm na pele, já que comprime e puxa as células adiposas alternadamente, promovendo a quebra da gordura.

A dermatologista Dra. Isabela Pitta é referência em tratamentos para celulite, ministrando treinamentos, cursos e aulas na área para outros profissionais. Na clínica, a Dra. Isabela possui um espaço para tratamentos corporais e associa os 4 procedimentos no combate à celulite. Além disso, o tratamento é individualizado e humanizado, buscando atender todos os desejos da paciente, com honestidade sobre os resultados que podem ser esperados.

Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista
CRM - PR: 34.430
RQE: 27.774