A lipo enzimática é uma revolução em procedimentos de perda de gordura nos últimos anos.| Foto: Shutterstock
  • Por Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista CRM - PR: 34.430 RQE: 27.774
  • 18/11/2022 10:55
Ouça este conteúdo

A lipo enzimática é um procedimento estético seguro que promove resultados satisfatórios para a perda de gordura localizada, desde que sejam seguidas as regras de aplicação das enzimas. O procedimento deve ser realizado no consultório, com produto de excelente qualidade para evitar infecções. A técnica é minimamente invasiva e pode ser realizada em diversas áreas do corpo.

O que é lipo enzimática?

Dra Isabela Pitta, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a  lipo enzimática é um procedimento estético que consiste na aplicação das enzimas, capazes de eliminar pequenas áreas de gordura localizada sem os cortes e o pós-operatório delicado da lipoaspiração tradicional. 

A lipo enzimática funciona quebrando a gordura

Para entender como é feita a lipo enzimática é simples: são aplicadas microinjeções de enzimas lipolíticas, que também ajudam a tratar a flacidez e as celulites. A lipo enzimática não ajuda nas estrias se aplicada isoladamente, seria necessário fazê-la em conjunto com outros tratamentos. O desoxicolato presente na substância promove a quebra de gordura que também oferece o aspecto de “casca de laranja”.

“As aplicações ocorrem seguindo o que cada pessoa deseja, para que o resultado final seja extremamente satisfatório”, explica a médica dermatologista Dra. Isabela Pitta.

Lipo de papada enzimática 

A grande vantagem da lipo de papada enzimática é o tempo de recuperação. Por não ser um tratamento invasivo, a recuperação é mais rápida. Quem não quer submeter o corpo ao estresse intenso de uma lipo tradicional verá que o pós-operatório da lipo enzimática é excelente e promove a eliminação de gordura localizada. Existem diferentes tipos de enzima, com funções diferentes e destinadas para cada área do corpo. Além disso, a Dra. Isabela orienta associar outros procedimentos como Radiofrequência, Bioestimuladores de colágeno e tecnologias, como o Ultraformer, para melhor resultado contra flacidez.

Quanto tempo dura a lipo enzimática?

A lipo enzimática tem efeito duradouro se acompanhada de hábitos saudáveis. Para que os benefícios permaneçam é fundamental saber o que fazer depois da lipo enzimática. “É necessário manter bons hábitos alimentares, baseando a dieta em alimentos que possuem nutrientes essenciais para o corpo e fazer exercícios físicos com frequência”, de acordo com a especialista Dra. Isabela Pitta.

Caso o paciente siga consumindo alimentos calóricos com frequência, a gordura voltará a se acumular.

Atenção: o pós-operatório é um pouco dolorido e pode necessitar de drenagens linfáticas

Quem não pode fazer a lipo enzimática?

Assim como todo procedimento estético, é necessário ter cautela. É preciso fazer uma avaliação médica antes. Apesar de ser muito segura, alguns grupos possuem contraindicações: pessoas com doenças autoimunes, doenças de pele, alérgicas às enzimas, gestantes e lactantes devem evitar o tratamento. Outro grande cuidado é procurar os profissionais capacitados e habilitados para realizar o procedimento.

A médica dermatologista Isabela Pitta é especialista em Procedimentos Dermatológicos,  ministra treinamento na área para outros médicos e relata que este procedimento para gordura localizada cresceu muito nos últimos anos, sendo extremamente procurado. Na clínica, o tratamento é individualizado e humanizado, buscando atender todos os desejos da paciente, com honestidade sobre os resultados que podem ser esperados.

Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista
CRM - PR: 34.430
RQE: 27.774