O uso da toxina botulínica com o intuito de suavizar rugas é um dos procedimentos da dermatologia estética mais utilizados no mundo| Foto: Shutterstock
  • Por Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista CRM - PR: 34.430 RQE: 27.774
  • 18/11/2022 10:47
Ouça este conteúdo

Apesar de conhecerem o nome, muitas pessoas ainda não sabem o que é botox, toxina botulínica utilizada amplamente na dermatologia para garantir a autoestima dos pacientes. É um método seguro, simples e eficaz, cujo resultado já é possível de notar nos primeiros dias. Porém, é preciso estar atento à competência do profissional que está aplicando e para a qualidade do produto aplicado.

O que é botox e quais são as indicações?

Botox é uma das marcas da substância toxina botulínica existentes no mercado. Utilizada desde a década de 80 para fins dermatológicos, a toxina atua impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão.

“Indica-se para todos que queiram tratar as rugas da testa, entre as sobrancelhas [glabela] e área dos olhos, os famosos pés de galinha. A aplicação também auxilia aqueles que desejam arquear as sobrancelhas, tratar outras linhas de expressão e corrigir o sorriso gengival”, explica a dermatologista que ministra cursos na área, Dra. Isabela Pitta. A indicação é que as aplicações ocorram já antes dos 30 anos de maneira preventiva

Aplicação da toxina botulínica

Praticamente indolor, a aplicação da toxina botulínica acontece rapidamente após a escolha das áreas a serem tratadas. O profissional dermatologista injeta superficialmente pequenas quantidades da toxina nos músculos da região em que se busca ter resultados contra as linhas de expressão. Pessoas mais sensíveis podem usar pomadas anestésicas para diminuir a dor.

Quanto tempo dura o botox?

O efeito da toxina botulínica acontece entre 24 e 48 horas. Com o relaxamento muscular, as rugas ficam atenuadas. Ao longo do tempo, porém, a toxina deixa de promover o relaxamento. É importante ter um cronograma de aplicação de acordo com o seu organismo, porque algumas pessoas metabolizam a toxina botulínica mais rapidamente.

No geral, a duração da ação da toxina é de 4 a 6 meses e após tratamentos repetidos, o músculo tratado pode perder sua força, fazendo com que o paciente tenha resultados cada vez mais duradouros.

É importante apontar que o botox previne linhas de expressão, mas aquelas que já existem serão apenas suavizadas pelo procedimento.

Perigos da aplicação do botox

O maior perigo é não saber qual é o profissional mais capacitado e habilitado para aplicar botox. Somente o dermatologista é quem conhece profundamente sobre o assunto e pode reverter algumas das situações abaixo, se necessário:

  • Assimetrias
  • Queda da pálpebra
  • Queda da sobrancelha

“O tratamento de complicações requer experiência e podemos amenizar os efeitos indesejados pelo paciente”, explica Dra Isabela Pitta, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como prolongar o efeito do botox?

Hábitos saudáveis, uso de filtros solares, rotina de cuidados faciais e associar outros procedimentos estéticos garantem uma pele mais bonita e menos envelhecida.

A dermatologista Isabela Pitta é especialista em Toxina botulínica (Botox), ministrando treinamento na área para outros médicoss. Em sua clínica, o tratamento é individualizado e humanizado, buscando atender todos os desejos da paciente, com honestidade sobre os resultados que podem ser esperados.

Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista
CRM - PR: 34.430
RQE: 27.774