A Dra. Isabela Pitta cuida de cada caso de melasma individualmente para o paciente ter os melhores resultados| Foto: Shutterstock
  • Por Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista CRM - PR: 34.430 RQE: 27.774
  • 18/11/2022 10:20
Ouça este conteúdo

Se você está desconfiada que suas manchas na face estão escuras demais, é muito importante você entender o que é o melasma no rosto. Sem o devido cuidado, as manchas podem ficar mais escuras e evidentes.

Continue no texto para ter entendimento do que significa o melasma e se há como acabar de vez com essa condição no rosto.

O que é melasma no rosto?

O melasma é uma mancha escura de formato irregular sobre a pele, recorrente no rosto, mas que também pode surgir no braço e no colo. Ele é mais comum em mulheres, mas também há casos de homens com melasma. As manchas não coçam, ardem ou doem.

Tipos de melasmas 

Há melasmas mais superficiais e profundos e são divididos em três tipos:

  • Epidérmico: a mancha está na epiderme, camada protetora e superficial da pele;
  • Dérmico: a mancha está na derme, camada intermediária entre a derme e a hipoderme, composta por vasos sanguíneos, glândulas sebáceas, sudoríparas e terminações nervosas;
  • Misto: a mancha está presente na derme e na epiderme.

Qual é a causa do melasma?

Não há uma explicação certa, mas ele está relacionado à exposição solar e à luz artificial sem proteção, o uso de anticoncepcionais, predisposição genética, gravidez (nesse caso o nome é cloasma), alterações vasculares, hormonais e doenças hepáticas.

Como tirar as manchas do melasma?

Para saber como clarear a mancha, é preciso entender que não há cura para o melasma, mas há tratamentos com dermatologistas que ajudam a clarear a região afetada. Os principais são:

  • Peeling químico;
  • Microagulhamento;
  • Laser;
  •  Rotina com filtro solar físico e cremes clareadores

É importante fazer continuamente os tratamentos para que eles tenham mais resultados, já que eles aparecem depois de algumas sessões.

O uso do protetor solar deve ser diário para prevenir o surgimento de mais manchas. Sob hipótese alguma você deve aplicar algum produto ou receita caseira sobre a mancha, isso pode piorar a intensidade do melasma no rosto. Não adianta procurar pela “melhor pomada para melasma no rosto”, cada tratamento é único e somente um especialista poderá recomendar qualquer tipo de solução.

Leia também: As suas linhas de expressão incomodam? Saiba o que pode ser feito

Procure uma dermatologista para tratar o seu melasma

A única maneira de saber o melhor tipo de procedimento para reduzir o melasma no rosto é consultando um especialista, especialmente uma dermatologista.

A dermatologista Isabela Pitta é especialista em procedimentos estéticos e ministra cursos e treinamentos na área para outros médicos. Em sua clínica, o tratamento é individualizado e humanizado, buscando atender todos os desejos da paciente, com honestidade sobre os resultados que podem ser esperados.

Dra. Isabela Pitta – Médica Dermatologista
CRM - PR: 34.430
RQE: 27.774