Os três biotipos corporais: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.
Os três biotipos corporais: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.| Foto: Shutterstock
  • Por Dra Viviane Teixeira CRM 18905
  • 12/11/2021 09:38

Somos capazes de observar ao nosso redor pessoas com diferentes formas e tamanhos. Algumas com ombros largos e outras com mais estreitos, mulheres com cintura fina e outras com quadril largo, e assim por diante.

E mesmo quando duas pessoas têm o mesmo peso e a mesma altura, não significa que os contornos corporais serão idênticos. Você sabe por quê?

A cirurgiã plástica Dra. Viviane Teixeira, CRM/PR 18905 - RQE 16060 - RQE 16061, explica que a resposta está no biotipo corporal. Segundo a médica, ele corresponde ao modelo de corpo da paciente, que pode sofrer influência da constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura.

Existem três tipos de biotipos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Você sabe diferenciá-los?

Ectomorfo

Esse biotipo corresponde ao corpo magro e esguio, com membros estreitos e compridos e um metabolismo acelerado. Dra. Viviane Teixeira conta que, normalmente, pessoas com biotipo ectomorfo têm dificuldade para ganhar músculos e peso.

Mesomorfo

Já o mesomorfo corresponde aqueles corpos que têm uma estrutura corporal e músculos avantajados, típicos de atletas. Além de terem facilidade em ganhar massa muscular, também possuem um metabolismo rápido.

Endomorfo

O endomorfo é o biotipo de quem apresenta uma estrutura larga e com membros curtos. Diferentemente dos outros tipos, o metabolismo dessas pessoas é lento e o acúmulo de gordura é maior. Porém, assim como o mesomorfo, elas possuem facilidade em ganhar massa muscular.

Há ainda os biotipos classificados quanto ao formato corporal : ginóide , andróide e normolíneo.

Ginóide: há uma estrutura corporal com tronco e ombros estreitos e quadris largos, coxas e pernas mais grossas, braços finos, geralmente são as pessoas acinturadas e os formatos de corpo mais desejados por se parecerem com o “violão”. Dependem dessa estrutira ósteo muscular de caixa torácica estreita e quadril ósseo largo. Essa estrutura é inalterada em cirurgia plástica.

Andróide: a mulher que apresenta essa estrutura tem o tronco mais largo , curto, amplo e um quadril estreito, acompanhado de braços mais grossos e pernas e coxas finas. São geralmente as pessoas sem cintura, e se queixam desse formato. Normalmente acumulam muita gordura intra abdominal, a gordura visceral, o que confere o abdome sempre mais globoso e protruído. A cirurgia plástica novamente não altera a gordura visceral , nem a amplitude do tórax em relacão ao quadril estreito. Podemos melhorar essa proporção mas nunca transpor um biotipo andróide em ginóide.

Normolíneo: é o corpo mais equilibrado entre tórax e quadril , porém não é acompanhado de cintura , geralmente mais retilíneo. A cirurgia plástica também pode nesses casos equilibrar a silhueta com lipoescultura e lipoenxertias.

Quer tirar dúvidas sobre o seu biotipo? Clique e conheça a Dra. Viviane Teixeira!

A silhueta e o biotipo

De acordo com a Dra. Viviane Teixeira, ainda que cada indivíduo tenha seu próprio biotipo, há maneiras de definir a silhueta e melhorar a autoestima. Isso porque, conforme o tipo de corpo, nem sempre se consegue chegar ao contorno corporal desejado(sonhado, idealizado), mesmo com dietas e exercícios físicos, por limitações de estrutura ósteo muscular e por acúmulos pontuais localizados de gordura, objetos da lipoaspiração.

Por exemplo, pessoas com o corpo andróide são as que mais sofrem com a definição da cintura, mesmo com acompanhamento de especialistas. Por isso, a cirurgia plástica é um dos caminhos mais buscados, principalmente a lipoaspiração, no intuito de melhorar as proporções dessas silhuetas com uma lipoescultura.

Segundo pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2018 foram realizadas 1.498 milhão de cirurgias plásticas no Brasil e a lipoaspiração ficou em segundo lugar, atrás apenas dos implantes de silicone.

Dra. Viviane Teixeira explica que através da lipoaspiração é possível reduzir a gordura de várias partes do corpo, como abdômen, coxas, flancos e braços, dorso, papada, culotes e ainda lipoenxertar em áreas faltantes como depressões glúteas ou mesmo para aumentar seu tamanho , bem como lipoenxertia nas mamas.

Assim, por meio desse tipo de cirurgia, o biotipo da pessoa não é alterado, mas harmonizado. A cirurgiã plástica ressalta que também é importante adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas para manter o resultado.

Após identificar qual é o seu biotipo, fica mais fácil saber quais métodos podem funcionar para te ajudar a conquistar o corpo que você busca. Para isso, é indispensável contar com o acompanhamento de profissionais especializados, capazes de te oferecer os melhores resultados! "Em nossa consulta buscamos sempre saber de nossos pacientes seus desejos, anseios”, sonhos e idealizações, e informá-los diante da realidade corporal o que será de fato possível! Entendo que a verdade com o paciente é o pilar mais forte da satisfação", diz Dra Viviane.

Dra. Viviane Teixeira, cirurgiã plástica, CRM/PR 18905 - RQE 16060 - RQE 16061. É também membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Clique aqui para agendar agora a sua consulta.