Já que o nosso sorriso afeta também a nossa aparência e autoestima, é claro que cuidar dos dentes também é deixá-los bonitos. Hoje, é possível encontrar diversos tratamentos estéticos que garantem um sorriso lindo enquanto mantêm os dentes saudáveis, como o aparelho Invisalign® e as lentes de dentes.
Muitas pessoas, inclusive, confundem os dois, mas eles são bem diferentes.
Para que você entenda bem a função de cada um e decida pelo melhor tratamento para te oferecer o sorriso que você sempre sonhou, separamos algumas informações. Olha só:
Para que serve o Invisalign®
Uma das principais diferenças entre o aparelho Invisalign® e as lentes de contato é que um movimenta os dentes colocando na posição ideal e o outro ajusta a forma e a posição dos dentes através de desgastes da estrutura dentária e a colocação de uma espécie de prótese extremamente fina sobre o remanescente dental..
O aparelho invisível Invisalign® resolve os mesmos problemas que um aparelho fixo de metal, como desalinhamentos e mordida aberta.
No entanto, ele é removível e transparente, além de contar com um material resistente que foi pesquisado por 8 anos, testado 260 vezes e feito por cientistas qualificados. O alinhador invisível promove resultados em poucas semanas e, por isso, precisa ser trocado a cada 7 a 10 dias.
Assim, caso você precise realizar um tratamento com aparelho, você pode ficar tranquila que o Invisalign® não traz mais constrangimentos para o seu sorriso, já que ele é discreto, e você ainda tem a facilidade de tirar para comer e para higienizar os dentes.
Para entender mais como o Invisalign® funciona, o ortodontista utiliza o scanner iTero 5D para mapear o sorriso e personalizar o tratamento, já que ele captura imagens 3D dos dentes e ainda mostra o resultado final com precisão.
Como funcionam as lentes de contato para os dentes
Já as lentes de contato dentárias são próteses finas, com 1 mm ou menos, em cerâmica ou resina composta para mudar a aparência dos dentes, alterando o formato e a cor. Elas são colocadas sobre os dentes e, para isso, é necessário desgastá-los para que o encaixe certo.
As lentes são recomendadas quando:
- a coloração dos dentes está muito escura;
- não é possível fazer o clareamento;
- os dentes estão fraturados, lascados ou desgastados;
- há diastemas (lacunas entre os dentes);
- para revestimento de coroas e obturações;
- e para anomalias e irregularidades nos dentes.
Por ter que desgastar os dentes, a colocação das lentes de contato dentais é permanente. Elas só são retiradas para a troca que deve ser feita em cerca de 10 anos, dependendo do estado das facetas. Então, deve-se refletir bem sobre o uso das lentes e, caso haja como fazer outros tratamentos menos invasivos e com menos riscos, como o uso dos aparelhos invisíveis, é melhor optar por esses.
É preciso fazer esse procedimento com um ortodontista qualificado, pois vários exames são necessários para verificar se é recomendado colocar as próteses.
Entenda mais sobre o tratamento Invisalign®.
Encontre o profissional certo
Agora que você entende um pouco mais sobre as diferenças entre o Invisalign® e as lentes de dentes, está na hora de decidir o melhor tratamento para você. Para isso, você precisa encontrar uma dentista especializada e que se preocupa com a sua saúde.
A Dra. Viviane Vivaldi trabalha com o Invisalign® desde 2013 e é uma das pioneiras no tratamento em Curitiba. Além disso, é reconhecida como Invisalign Top Doctor e e é membro da ABRALO (Associação Brasileira de Alinhadores Ortodônticos).
O seu consultório trata cada paciente como único e fornece procedimentos exclusivos de acordo com cada caso. Isso porque a dra. Vivaldi acredita que transformar sorrisos é transformar vidas.