Ter pessoas interessadas no seu produto — neste caso no seu curso online — que procuram informações e chegam até você querendo consumir ou comprar é o que todo empreendedor deseja, certo? Essas pessoas interessadas no seu serviço são chamadas de leads. E para atrair este público são utilizadas estratégias do marketing digital.
Mas a dúvida frequente é: como gerar leads para o seu curso online? Através desse texto buscamos responder às suas perguntas. Continue a leitura:
O que são leads?
Primeiramente, leads são pessoas que, em troca de algum conteúdo de interesse ou detalhamento do seu produto, deixam contato e informações básicas. Estes dados coletados ajudam a área de lead nurturing a segmentar a comunicação para qualificar os contatos e criar o ambiente propício para abordar o cliente e oferecer o produto.
Mas, afinal, qual a importância de gerar leads? A obtenção destes contatos é uma estratégia eficaz, de baixo custo e uma oportunidade de mostrar o seu produto para uma audiência que já está interessada. Ao abordar estas pessoas, as chances de venda passam a ser maiores, o que impacta diretamente nas taxas de conversão da equipe de vendas.
A geração de leads atrai e mantém potenciais clientes, aumenta a retenção e a fidelização no processo pós-compra, gera autoridade e aumenta as chances de prospects encontrarem a empresa através dos mecanismos de buscas, como o Google.
O que é a geração de leads e como fazer?
Como mencionado anteriormente, gerar leads é o processo de coletar informações de um potencial cliente e obter permissão para contatá-lo com informações, conteúdos, ofertas e novidades da empresa.
E como fazer isso? O primeiro passo é entender qual a jornada de compra do cliente. Em seguida, é preciso descobrir quais são os problemas e por fim oferecer um conteúdo interessante para ele.
Através do marketing digital é possível fazer a oferta de conteúdo. Isso gera demanda para os produtos e serviços. Ou seja, o material oferecido mostra para as pessoas que o seu negócio pode ajudá-las.
Conteúdos relevantes são os maiores aliados do inbound marketing na hora de captar e qualificar contatos. Então, conheça três maneiras de gerar leads para o seu curso online:
Webinar
O webinar é semelhante a uma videoconferência ou seminário online que tem uma grande aceitação por parte da audiência. Este recurso possibilita compartilhar um tutorial, apresentação ou entrevista, isto é, um conteúdo de qualidade que vale a pena trocar por um endereço de e-mail.
O indicado é montar uma landing page — página que visa a conversão e utiliza de diversas ferramentas para esse fim; entre eles, um formulário. Mais tarde, estas informações serão utilizadas para nutrir os contatos.
Esta plataforma é uma ótima opção para oferecer para o público-alvo uma amostra dos conteúdos aprendidos em aulas. Assim, o potencial cliente consegue entender o curso online e testa a autoridade em determinado assunto.
E-books
Os e-books são uma das formas mais comuns de geração de leads. Neles os assuntos são explorados de forma escrita. Uma das vantagens é que são materiais fáceis de produzir. Mas isso não quer dizer que é só escrever. As informações precisam atender as necessidades do seu prospect, caso contrário isso vai causar efeito negativo.
Determine o assunto e faça um recorte para que o tema não seja muito amplo, as respostas dos problemas devem ser solucionadas naquele conteúdo.
Newsletter
Esta também é uma forma conhecida de abordar leads. Newsletters são boletins informativos virtuais. Diferente do e-mail marketing, o foco é compartilhar informações e notícias relacionadas ao setor de atuação da empresa. Vale ressaltar, a newsletter não tenta vender, mas sim instruir e informar o leitor.
Todas essas técnicas podem e devem ser usadas para gerar leads para o seu curso online. Com organização e uma estratégia bem arquitetada, você atrairá leads potenciais e conseguirá os primeiros alunos.
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