Saber contar uma história faz toda a diferença na maneira em que o público vai receber a informação. Essa habilidade de compartilhar histórias de forma interessante tem um nome: “storytelling”.
Se engana quem pensa que esse método só é utilizado por jornalistas, escritores e roteiristas, a estratégia pode ser utilizada inclusive em sala de aula. Para entender mais sobre o assunto e saber como aplicar em aulas, continue a leitura:
O que é o storytelling?
Storytelling é a habilidade de contar uma história utilizando diversos recursos eloquentes, capazes de persuadir o público, ao desenvolver uma conexão. Ou seja, saber contar uma história pode fazer uma pessoa entender algo que jamais teria pensado, criar uma conexão emocional ou, ainda, persuadir alguém. O ponto-chave é criar uma narrativa esclarecedora.
A técnica tem três principais poderes: atrair atenção, gerar compreensão e tornar memorável. Quando uma história é contada através de uma narrativa envolvente, as pessoas tendem a prestar mais atenção, colocar-se no lugar dos protagonistas, pensar em soluções para as crises, ou seja, praticamente, vivem a história.
Essa ferramenta, muito utilizada pelo marketing e propaganda, visa conseguir moldar o relacionamento com o cliente e se aproximar.
Como aplicar o storytelling?
Não existe uma fórmula mágica de como criar um storytelling, mas é preciso saber de algumas coisas para começar.
Primeiro de tudo, é necessário utilizar uma linguagem adequada para quem você está se dirigindo, assim, as pessoas se sentem compreendidas e representadas. Cuide para que o enredo tenha detalhes que agreguem mais interesse para a história e não atrapalhem o entendimento do seu público.
Nesse momento é possível colocar as dores reais dos seus clientes – no caso, alunos – para que eles criem um vínculo mais forte com sua marca – conteúdo.
Precisa de dicas para montar seu curso EAD? Acesse o link aqui e confira o blog da eadSimples.
Se você conseguir responder as perguntas a seguir, já é um bom começo:
- Para quem será contado?
- O que será contado?
- Qual a finalidade desta história?
- Como você irá contar?
A segunda dica de como aplicar a técnica trata-se do conteúdo narrativo a ser utilizado. Será uma história informativa, comunicativa, de entretenimento ou de serviço? E a terceira dica é a fluidez. As técnicas utilizadas precisam passar despercebidas.
Storytelling nas aulas
Agora que você já sabe o que é storytelling, é hora de colocar em prática. Lembre-se, a história precisa estar estruturada, assim, ela fará sentido e trará muito mais resultado. Descreva com sentimentos e emoções os pontos relevantes que marcaram a história. Busque conectar seu público através dos objetivos em comum entre a sua solução e o que eles procuram.
Sabemos que nem sempre é fácil criar histórias interessantes, mas quando esse objetivo for concluído, trará resultados muito mais concretos.
Existem várias maneiras de contar uma história, e uma das mais utilizadas é a jornada do herói. A história a ser contada pode ser adaptada de acordo com a estrutura. Ela é dividida em sete partes:
- Introdução;
- Conflito;
- A recusa do chamado;
- A ajuda necessária;
- A superação;
- A grande virada;
- Conclusão.
Já tem um curso para aplicar todas essas técnicas? Se a resposta for sim, está esperando o que para hospedar o seu curso na plataforma eadSimples?
Quer falar com o atendimento no WhatsApp? Clique aqui.