Se a Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês sejam amamentados pelo menos durante os primeiros seis meses de vida, não é à toa. A lista de doenças que podem ser prevenidas com o leite materno é extensa, e comprova que essa fase da alimentação é fundamental para que a criança cresça mais saudável.
Para começar, o aleitamento é uma ferramenta poderosa no combate à morte súbita infantil.
Com anticorpos e proteínas em sua composição, o alimento ajuda a evitar e amenizar problemas de saúde causados por vírus e bactérias, além de fortalecer o sistema respiratório dos pequenos e proteger a pele contra o surgimento de alergias.
Já os antioxidantes, moléculas que também estão presentes em um planejamento alimentar com base na amamentação, contribuem para que o organismo amplie sua capacidade de absorver vitaminas e reduzem os riscos de hemorragia.
Com toda essa importância, o leite materno assume um papel fundamental no primeiro ano de vida do seu filho, e deve ter todo esse potencial muito bem aproveitado.
Para ajudar as mamães que ainda sentem um pouco de ansiedade quando pensam em amamentar, a Ecco Salva lançou o pacote de serviços Atenção Materno Infantil, que faz parte do projeto Saúde em Casa.
A proposta da empresa, que cuida das famílias curitibanas há quase 30 anos, é proporcionar uma série de atendimentos domiciliares que facilitem a vida de seus clientes.
Para gestantes e puérperas, a comodidade é a criação de uma equipe de enfermeiras visitadoras, que vão até a casa delas para tirar dúvidas e ensinar alguns procedimentos relacionados ao aleitamento.
O projeto surge como um alívio para mães e pais que se preocupam em buscar informações de qualidade na internet e levam frequentemente seus questionamentos para médicos de confiança, mas mesmo assim sentiriam mais segurança se pudessem contar com profissionais de saúde que os auxiliassem no dia a dia, de maneira presencial, sempre que necessário.
Clique aqui e saiba como solicitar o apoio do Saúde em Casa
Dicas de amamentação
Alimentar um recém-nascido pode parecer uma missão assustadora nos primeiros dias. Com o passar do tempo, as mães de primeira viagem vão pegando o jeito e perdendo o medo de cometer erros.
Enquanto a prática acumulada ainda não é o suficiente para levar à perfeição, a participação das enfermeiras da Ecco Salva transforma essa jornada em um caminho muito mais rápido, dando dicas e evitando perrengues típicos das primeiras experiências.
Conheça mais sobre a Ecco Salva
Muitas vezes, os truques ensinados são simples, mas fazem uma grande diferença nas refeições da criança.
“Escolher um lugar tranquilo e confortável, utilizando um travesseiro como apoio para as costas, já é uma boa maneira de acomodar melhor o bebê”, ensina Cleide Straub, enfermeira e gestora do Saúde em Casa.
Os profissionais também vão desmistificar algumas informações equivocadas que circulam por aí e contribuem para aumentar a insegurança das lactantes.
A ideia de que mamilos invertidos não permitem a amamentação, por exemplo, é errada — a sucção acontece na aréola, e não no bico. Portanto, qualquer tipo de mama permite o aleitamento.
As mamães serão incentivadas a permitir que seus filhos mamem livremente, já que o consumo do leite é um estímulo para que o organismo da mulher continue a produção.
Outros truques de ouro, como massagens que podem ser feitas antes de cada mamada e o procedimento para quem deseja doar leite, também são abordados.
“Fazemos esse trabalho porque é muito importante que o bebê seja exclusivamente amamentado até os 6 meses de idade. Não é preciso oferecer outro alimento nesse período, nem mesmo água. O leite materno é rico em nutrientes, mata a sede e a fome”, orienta Cleide Straub.
Sua família merece esse apoio precioso durante seu período de adaptação ao novo morador da casa. Clique aqui e conte com a ajuda da Ecco Salva.