O respeito e amor ao próximo estão entre os valores cristãos ensinados na Educação Adventista.| Foto: Shutterstock
  • Por Educação Adventista
  • 12/01/2023 14:10
Ouça este conteúdo

Em uma sociedade bombardeada por diferentes formas de violência, preconceito e desigualdade, é cada vez mais necessário transmitir aos jovens e crianças a importância da solidariedade, amor e respeito ensinados por meio dos valores cristãos.

Se você considera estas competências importantes para formação dos seus filhos, uma escola baseada no modelo de educação cristã é ideal, pois, além de conteúdos tradicionais, ela transmite princípios essenciais para a construção de qualquer cidadão: honestidade, valorização da família, respeito às diferenças, entre muitos outros.

O que são valores cristãos?

Os valores cristãos são, acima de tudo, uma importante ferramenta para formação de cidadãos e construção de uma sociedade mais fraterna, solidária, justa e igualitária.

Além disso, são diretrizes de mentalidade e comportamento deixados por Jesus e baseados no Cristianismo, como está na Bíblia. Nesse contexto, uma unidade escolar com essa essência ajuda a dar continuidade aos princípios já ensinados por você em casa.

O que é a educação cristã?

A educação cristã tem a visão de que o jovem é formado integralmente, ou seja, mental, espiritual e fisicamente.

Além dos conteúdos tradicionais inerentes a cada série, a escolha pela educação cristã garante a transmissão dos seguintes valores universais deixados por Cristo:

  • Amor ao próximo;
  • Alegria;
  • Respeito;
  • Honestidade;
  • Gratidão;
  • Paciência;
  • Solidariedade;
  • Lealdade.

Qual importância dos valores cristãos na formação do jovem?

Os valores cristãos norteiam a formação de jovens melhores dentro do ambiente escolar e da sociedade como um todo. Para isso, a escola cristã ensina a importância do respeito, inclusão, igualdade entre todos e harmonia.

Não confunda: os valores cristãos no ambiente escolar não se resumem ao ensinamento do que Cristo deixou na Bíblia, mas representa também o trabalho dos professores para o desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens diante das demais áreas de conhecimento, como Português, História e Matemática, por exemplo.

Além disso, na escola cristã seus filhos aprenderão a desenvolver opiniões próprias e os princípios fundamentais para se transformarem em cidadãos mais tolerantes, empáticos e justos.

Conheça o sistema de ensino que foca o desenvolvimento integral do aluno.

Quais são os principais valores cristãos?

Como você já sabe, os valores cristãos são aqueles deixados por Jesus Cristo, que servem de base para educação cristã. A Educação Adventista é um exemplo de unidade escolar que trabalha para promover o melhor ensino para jovens e crianças, inspirada nos seguintes princípios:

Crença em um Deus criador

O estudante se sente especial e único porque é fruto da mente criativa de Deus. Ele sente que não foi feito ao acaso, ou seja, suas características foram criadas especialmente para ele. Dessa forma, é desenvolvida sua autoestima e confiança.

Respeito e amor ao próximo

Este valor cristão incentiva um convívio saudável do jovem com a sociedade e a escola, assim como também incentiva uma relação de amor e respeito com os professores e outros colegas de escola.

Valorização da família

Ajuda a preservar os vínculos familiares, principalmente na era digital, onde os laços familiares estão mais frouxos. Este valor também ajuda a melhorar o relacionamento em casa por gerar maior proximidade entre pais e filhos.

Respeitar seu corpo como um templo do Espírito Santo

Por meio deste valor o estudante aprende a zelar pela própria saúde e pelo autocuidado. Quando o jovem se enxerga como templo do Espírito Santo, ele tende a não se prejudicar com o uso de drogas e outras substâncias tóxicas prejudiciais ao corpo e a mente.

Maior escola do planeta com valores cristãos para seu filho

Com origem na Igreja Adventista e guiada pelos preceitos cristãos, a Educação Adventista é a maior rede de ensino confessional do mundo, aberta para educação de jovens de diversas religiões.

A prova disso é que mais de 80% dos estudantes da Rede Adventista não são da Igreja Adventista. Além do ensino de excelência, a escola é dedicada ao bem-estar mental e espiritual do aluno.

A Educação Adventista se preocupa com o apoio emocional e espiritual e, por isso, os professores visitam as casas dos estudantes. Além disso, a unidade desenvolve uma série de projetos para estimular a solidariedade, afeto e amor ao próximo.

Conheça melhor a Educação Adventista e matricule seu filho.