| Foto:
  • Por Educação Adventista
  • 12/01/2023 13:56
Ouça este conteúdo

“Os pais estão na obrigação perante Deus [...] Podem então dar lições corretas aos seus filhos e estes aprenderão a associar o lar terreno com o celestial”. A citação do livro “Christian Temperance and Bible Hygiene”, de Ellen G. White, é um exemplo de como os valores familiares são fundamentais no desenvolvimento das crianças.

A teoria é perfeita, mas sabemos que a realidade pode ser complicada. Afinal, vivemos em uma sociedade caótica e que lutamos contra o tempo para conseguir fazer tudo o que desejamos.

Neste cenário, os pais muitas vezes sentem culpa por não conseguirem tempo necessário para transmitir os valores desejados aos filhos. No entanto, os exemplos dados em todas as ações e situações passam mensagens importantes e impactantes às crianças. Veja no texto a importância e quais são os valores familiares.

Impacto dos valores familiares nas crianças

Quando ainda somos bebês, tudo o que aprendemos, como andar e falar, é uma “cópia” do que observamos ao nosso redor. Somos seres sociáveis que necessitam uns dos outros para formar quem somos. Por isso, os valores familiares são tão relevantes.

Uma família que negligencia o ensinamento de determinados valores, como respeito, amor ao próximo, empatia, honestidade, está deixando um vazio no qual a criança terá sua personalidade influenciada por outros, como amigos, vizinhos e colegas. Essas pessoas, no entanto, nem sempre têm valores que realmente são benéficos.

Uma sociedade sem valores familiares está fadada ao fracasso 

Infelizmente, vivemos em uma sociedade na qual os valores familiares estão sendo cada vez menos trabalhados na vida das crianças e adolescentes. O resultado disso é devastador. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), o Brasil conta com mais de 22 mil jovens infratores em regime de internação. 

Não é somente isso. O impacto na saúde mental também é um alerta. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão. 

Valores para a formação das crianças felizes e com senso de cidadania

Quando nos tornamos pais, há muitos questionamentos sobre como formar uma criança para que ela seja um cidadão que faça a diferença no mundo. Saiba que isso é extremamente comum. Afinal, não nascemos pais.

E nesse caminho devemos levar em consideração valores cristãos que são fundamentais:

Amor

Uma sociedade sem amor, é uma sociedade sem empatia. Ensinar às crianças essa habilidade de pensar nos outros é transmitir um valor que fará da sociedade um lugar muito melhor.

Senso de Responsabilidade

As crianças precisam assumir a responsabilidade por suas atitudes, pois isso aumenta as chances que elas sejam adultos com muito mais inteligência emocional.

Respeito

O respeito é uma característica fundamental na personalidade de uma criança. Saber respeitar o espaço do outro e entender que cada ser humano é diferente faz com que o mundo seja muito mais empático.

Honestidade

Os pais precisam, por meio das próprias atitudes, transmitir valores familiares por meio de exemplos de honestidade. Seja devolvendo um troco a mais que foi dado por engano em uma loja, respeitando o trânsito ou simplesmente proporcionando conversas honestas. As atitudes são ensinamentos práticos para as crianças.

Confiança

Ao longo do desenvolvimento da personalidade da criança, ela deve ser estimulada a ter confiança em suas próprias capacidades. O processo é essencial para que no futuro ela tenha estruturas básicas para obter boas relações humanas.

Altruísmo e perdão 

O ensinamento cristão tem como base a ideia fundamental de que estamos em constante aprendizado. Vamos errar e o outro também vai errar. Somente o perdão e a capacidade de ajudar o próximo permite uma sociedade melhor.

Sabemos que muitos pais ao ler este artigo sobre valores familiares podem sentir culpa por não ter tempo de oferecer tudo o que é necessário para a formação dos filhos.

Lembre-se que cada família faz o que pode, dentro de suas limitações. Uma opção interessante para reforçar os valores é escolher uma unidade escolar que tenha os mesmos valores que o da sua família.

A Educação Adventista, por exemplo, trabalha com uma linha pedagógica voltada para uma educação cristã e tem grande preocupação com a contribuição dos estudantes para a sociedade. 
Recomendamos que entre em contato para conhecer como a escola trabalha com uma linha pedagógica que valoriza os valores familiares, sempre estimulando a solidariedade, amor ao próximo e afeto.

Agende uma visita e conheça a Educação Adventista